TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Gestão

Projeto de pesquisa: Processos de Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Processos Gerenciais

1. INTRODUÇÃO

Com o passar dos tempos é notória a evolução empresarial e o alto índice de crescimento em nosso competitivo mercado de trabalho. E para acompanhar esse desenvolvimento é preciso que o homem desenvolva técnicas e teorias de desenvolvimento e adaptação.

Este trabalho tem por finalidade mostrar algumas dessas técnicas e teorias desenvolvidas por estudiosos da área. Visando mostrar desde o conceito do que é planejamento, os tipos de planejamento e suas aplicações, que são cabíveis em pequenas ou grandes empresas.

Para ter sucesso, temos que manter nosso espírito concentrado no que se propõe, aproveitando tudo que a vida nos oferece, adquirindo novos conhecimentos e segurança. Bons líderes devem refletir sobre cinco pontos importantes: disciplina, o clima, o terreno, o caminho e a liderança.

É importante ressaltar que o planejamento está ligado diretamente com o futuro, com a forma de o administrador lidar com as constantes mudanças do mercado. Embora analisemos obras de vários autores, o planejamento tem a mesma forma e o mesmo valor em todas elas.

De fato, o administrador que não exerce a sua função enquanto planejador acaba por se concentrar excessivamente no operacional, atuando principalmente como um “bombeiro” que vive apagando incêndios, mas que não consegue enxergar onde está a causa desses incêndios.

Todo planejamento dever ser um processo permanente e continuo. Tanto o planejamento estratégico quanto o tático são voltados para o futuro (visando o futuro). O planejamento tático tende auxiliar o processo decisório, também tem que criar alternativas, tem como objetivo aperfeiçoar departamento ou gerencia, visando uma área especifica da organização e não ela como um todo. Tem que alocar pessoas nos seus devidos lugares e departamentos, máquinas adequadas em departamentos adequados. É necessário corrigir erros sempre quando acontece, e está sempre criando mudanças e inovações, porém, com avisos antecipados.

No planejamento estratégico visa o futuro, de modo, que pensamos hoje onde queremos chegar a um futuro distante, mas é o presente que tem que se antecipar, tomando decisões e conduzir de tal forma que tudo o que foi estrategicamente planejado seja colocado em prática. Um empreendedor sempre pensa estrategicamente, está em seu DNA. O processo de planejar estrategicamente nos leva a pensar em termos de estratégia nos níveis de cobrança pessoal e cobrança empresarial.

2. DESENVOLVIMENTO

Todo empreendedor sabe a dura batalha de todos os dias. Para ele a vitória de hoje não basta, tem que continuar seguindo o caminho, em busca de novas conquistas e não teme arriscar no meio a tantas ameaças. O Professor Roberto Shinyashiki cita em seu artigo:

Um bom empreendedor enxerga além do horizonte o que está escondido em lugares que ninguém vê. O presente e o futuro são duas ameaças constantes na vida de um empreendedor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com