TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos mnemônicos

Tese: Processos mnemônicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

• Processos Mnemônicos

Segundo Sousa (2007), estudiosos tem se dedicado às pesquisas que envolvem as atividades cognitivas. Em meados do século XX, duvidava-se que as funções da memória poderiam estar localizadas em regiões cerebrais específicas (KANDEL, et al, 1995). A localização da memória começou a ser pensada quando em 1861, Broca havia evidenciado que lesões na parte posterior do lobo frontal, no lado esquerdo do cérebro (área de Broca), produziam um defeito específico da linguagem. Após a contribuição de Broca, os estudiosos pensaram na possibilidade de que a função da memória estaria distribuída em toda a propriedade do córtex cerebral (KANDEL et al, 1995). Dessa forma, estudos recentes têm apontado a existência de vários tipos de memórias e que estariam localizadas em áreas específicas do cérebro. Para Sousa (2007), a memória caracteriza-se como uma função cerebral superior que está relacionada ao processo de retenção, armazenamento e evocação. Segundo Izquierdo (2002), a aquisição e a evocação se relacionam estreitamente, pois a aquisição é o processo de aprendizagem e a evocação a recuperação daquilo que se aprendeu. Corroborando com as informações trazidas anteriormente, Lent e Cardoso (2005) pontuam que a memória caracteriza-se na capacidade de focalizar e armazenar informações entre o cérebro e o corpo, é o alicerce dos nossos sentimentos em todo período da nossa vida, desde a gestação até a vida adulta. Está relacionada com o aprendizado, uma vez que aparenta ser a aquisição de conhecimentos e a memória é o resgate desses conhecimentos. A memória nos ajuda a tomar novas decisões em nossas vidas e a gerar novas idéias. O armazenamento da memória desenvolve e mantém um registro permanente das novas informações.

A capacidade de memorizar, relacionar-se intimamente com o nível de consciência, como a atenção e com o interesse afetivo. Tudo o que uma pessoa aprende em sua vida depende intimamente da capacidade de memorização. (DALGALARRONDO, 2008)

Para Dalgalarrondo (2008), atualmente a neurociência tem crescido e evoluído, favorecendo estudos na anatomia e funcionalidade do cérebro. No que diz respeito à memória, hoje não se expressam mais sobre memória, mas sim em memórias ou tipos específicos e características das memórias.

Tipos e Características da Memória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com