TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Anotações Curso Lógica Programação

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Anotações Curso Lógica Programação parte 1                                                  02-12-19

Aula1 – Introdução

Aula2 – Instalação do VisuAlg 2.5 (www.apoioinformatica.inf.br)

Programa para editar, interpretar e executar algoritmos com linguagem próxima do português estruturado. Foi crido por um professor Cláudio Morgado de Sousa e é um projeto universitário, já possui uma nova versão 3.0 lançada por outro professor Antônio Carlos Nicolodi.

Aula3 – O que é a lógica de programação? Como o próprio nome diz é uma sequência lógica, onde você encadeia seus pensamentos de forma estruturada, afim de atingir algum objetivo, ou seja, a fim de achar uma solução para determinado problema. Ex: trocar um pneu ou mascar uma bala. É realizar qualquer ação do seu cotidiano. Sequencias lógicas nada mais é que passos que devem ser executados para que possamos atingir determinados objetivos. Quais são objetivos de trocar um pneu? Substituir o que está furado pelo um novo. Instruções são regras, sequencias pré-definidas para realização de determinada ação. E através de um conjunto de instruções formamos um novo algoritmo que é uma sequência finita de passos e de instruções que conseguimos escrever de forma estruturada e objetiva para que possamos executar tarefa. Usamos algoritmos em nosso dia a dia.

Aula4 – Entendo as fases de um algoritmo – vamos escrever nosso primeiro algoritmo no visualg “olá mundo” (ver no visualg). A estrutura básica do a visualg : algoritmo “sem nome”, onde você escreve o nome do algoritmo, var  serve par declarar variáveis, inicio serve o corpo do algoritmo, fimalgoritmo que finaliza o algoritmo. A fase de entrada é onde nós rebemos algum tipo de dado para execução de nosso algoritmo. A fase do processamento é a manipulação dos dados de entrada de tal forma que consiga chegar em um resultado esperado ou alcançar um objetivo. A fase de saída vou demonstrar da melhor forma o resultado processado ao meu usuário, ou guardar em algum local, ou algo tipo visa a finalização da minha sequencia logica afirmando que foi Ok ou que obteve um erro. Posso criar um algoritmo tanto para solucionar problemas com também para encontrar erros.

Aula5 – Entradas e Saídas de Dados- temos duas saídas de dados o “Escreva” que escreve um do lado do outro e o ”Escreval” que escreve saltado para outra linha. Com escreva posso mostrar na tela uma cadeias de caracteres, números, palavras etc... Comando de entrada de dados é o Leia (nome_variavel)  que tenho sempre que trabalhar com uma variável para guardar um determinado valor que usuário digitar.

Aula6 – Variáveis e Constantes- para declarar uma variável em var (que é a minha seção), deveremos escrever o nome da variável, dois pontos :, e o tipo de dado que ela vais armazenar: inteiro, caractere, real e outros. O tipos podem ser  caractere, inteiro, real e logico. Para declarar uma constante em inicio (que é o bloco de comandos) escreve nome da constante pi, e o valor que ela vai receber 3.14. A constante responsável de guardar determinado valor estático, que não pode ser alterado. Uma variável é responsável por guardar determinado valor através de seu tipo, também pode ter o seu valor alterado a qualquer momento através de sua estrutura. A variável é uma representação simbólica de um elemento em determinado conjunto, cujo, este valor corresponde a um ponto de memória.

Aula7 – Operadores – vamos utilizar operador aritméticos ( +, -, * , /,^), relacionais (<, >, = ,<> >=, <=), lógicos( e , ou, não). Como na matemática eu sempre obedeço uma hierarquia de operações. Primeiros parênteses, colchetes, chaves, divisão e multiplicação, soma e subtração.

Aula8 –  Estrutura de decisões – estrutura de decisão é uma técnica de programação a onde você consegue efetuar desvio através de uma lógica que você fez, ou seja, o programa ele não é sempre executado ou lido como está escrito, eu posso ter vários desvios. Esses desvios servem para especificar melhor o nosso programa, ou seja, antes de eu fazer determinada coisa eu posso verificar determinado dado, por exemplo, antes de eu consultar algo um endereço ou Cep, ou algum dado eu tenho que verificar se esse dado está dentro da minha variável, ou seja, verificar se a minha variável possui algum conteúdo. Através disso então, eu faço um desvio verificando através de uma estrutura de decisão se ele existe ou não, se existir eu posso consultar meu endereço senão eu tenho que alertar meu usuário aí fiz uma pequena estrutura decisão que fez um desvio na minha lógica. A principal forma de decisão é o comando se então, que vais ter uma expressão e dentro desta expressão se retornar verdadeira eu vou entrar dentro do meu bloco de comando ou seja vou entrar no meu desvio, caso retorne falso sigo o fluxo do programa normalmente. Outro operador de decisão é o escolha, o que muda em relação ao ”se então”, é o maior número de decisões ou casos, podemos ter vários casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com