TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Graduação do Curso de Gestão da Produção Industrial

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.436 Palavras (14 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]Faculdade Pitágoras de Jundiaí

Programa de Graduação do Curso de Gestão da Produção Industrial

Gestão da Qualidade

                                                   

                                          Jundiaí

                                            2015

                                             

Trabalho para o Projeto Integrador de Projetos. (PIP)

Gestão da Qualidade

Trabalho apresentado ao programa de graduação do curso de Gestão da Produção Industrial, para descrever as ferramentas utilizadas no processo produtivo, como requisito parcial para aprovação do curso de graduação sob a orientação do Professor  Ms. Magali Cavalli Marqui

                                        Jundiaí

                                          2015

       

                                        SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................1.

Capítulo 1 – Historia da Qualidade..............................................................................2

1.1 Qualidade e os conceitos...........................................................................................3

Capítulo 2 -. Ferramentas e Estratégias........................................................................6

2.1 Novas ferramentas da qualidade........................................................................... .17

Bibliografia....................................................................................................................14

Anexos...........................................................................................................................14

                                              Introdução

O objetivo desse trabalho é apresentar as ferramentas da qualidade e conscientizar a importância que existe cada uma delas e como utilizar de forma correta, que garanta um trabalho com total qualidade onde atende as expectativas do cliente.

A qualidade tem um significado de cumprimento dos requisitos estabelecidos onde é evidenciada, a informação atualizada sobre como desenvolver cada atividade, é de conhecimento dos colaboradores da empresa e, além disso, os processos de trabalho da empresa contam com um ambiente propício para sua melhoria contínua.

No desenvolvimento e elaboração do trabalho esta sendo abordado sobre as ferramentas que ajudam a detectar as possíveis falhas e corrigi-las, assim evitando que chegue um produto com zero defeito ao seu cliente. Com a utilização dos gráficos estatísticos de controle é uma importante técnica que é utilizada para detectar se existe falta de controle no processo, e seu uso sistemático é um excelente modo de detectar e reduzir a variabilidade e aa implementação de métodos de análise da conformidade e da eficácia do Sistema da Qualidade, baseados em indicadores e métricas sistemáticas e em processos de auditoria de qualidade interna.

Além das abordagens sobre as ferramentas que são utilizadas, também fala sobre os responsáveis pelas implementações e suas teorias, que fizeram desenvolver as estratégias, frisando e dando importância a gestão da qualidade e atendimento ao cliente e o que se entende quando fala sobre, o que é qualidade?

  1. História da Qualidade

       James Watt (1776) desenvolveu a primeira máquina a vapor. Inicio da revolução Industrial. Os operários passou a ser. A partir dai o trabalho passou a ser dividido de entre os que pensavam ( gerentes, administradores, engenheiros) e os que executavam. A necessidade

de organizar as industrias, fez com que os economistas da época estudassem o seu funcionamento. No inicio do século XX, a moderna administração de empresas se consolida com os trabalhos de Fayol e Taylor.

      Frederick Taylor foi operário, capataz e engenheiro, defendendo a estruturação global da empresa e a aplicação da supervisão funcional, do planejamento de tarefas.

      Henry Fayol em 1916 dividiu em seis funções básicas, técnicas, comercial, financeira, contábil, administrativa e de segurança. E a função administrativa, por sua vez foi subdividida em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

      Henry Ford definiu o processo produtivo como um conjunto de operações planejado ordenado e continuas.

      O estatístico Walter Shewhart lançou os conceitos básicos da moderna engenharia de qualidade. Ele percebeu que o operário era capaz de entender e controlar a sua produção. Dai surgiram dois importantes conceitos, o controle Estatístico de Processo (CEP) e o ciclo de melhoria continua mais conhecido como PDCA, Plan (planejar), Do (Executar), Check (examinar) e Act (ajustar). Nos anos 50 desenvolveu se a moderna gestão de qualidade total, por meio de trabalhos de Feigenbaum, Juran e Deming. Os sistemas de qualidade se espalhavam pelo mundo a partir de 1950, principalmente em razão do sucesso dos produtos norte americano o período pós-guerra. Com o objetivo de padronizar os métodos de gestão, produção e aferição, foram, portanto criados os sistemas de mesmos atuais as 150.

A dificuldade em identificar o conceito Qualidade com precisão, é que além de não ser em termo técnico, ela é de domínio publico. Por seu uso indiscriminado tem se confundido com lucro, beleza, virtudes, etiquetas, preço alto ou baixo, falta ou excesso de peso, embalagem bonita, moda detalhes de acabamentos entre outros. O erro esta em ficar restrito a apenas uma ou algumas das citações acima.

  1. Qualidade e os conceitos

Qualidade é um conjunto de atributos ou elementos que compõem um produto ou serviço.

A real diferença na qualidade esta em quanto que se pode ou quer pagar, e o quanto se quer de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (407 Kb)   docx (198.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com