TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Senac

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução e Objetivo do PI

Com a introdução dos computadores nas empresas, inicia-se um novo processo sistêmico organizacional e com isso as empresas investem cada vez mais em tecnologias (Computadores, Infra Estrutura, ERPs, etc..), visando assim melhorar o desenvolvimento sistêmico nas empresas e sua competividade no mercado.

Com isso surge a tecnologia da informação, que em sua função principal tende a organizar a área tecnológica de acordo com a necessidade de cada empresa.

A Tecnologia da Informação constitui hoje, mais uma área dentre outras no processo empresarial melhorando a qualidade e organização, com o auxilio de softwares, hardwares. Facilitando assim o trabalho e organização dos demais setores.

Segundo O’BRIEN (2011) a tecnologia da informação é vital para qualquer empresa que visa aumentar sua produtividade e eficácia no ramo em qual trabalha, sendo um item necessário para o sucesso dos negócios no ambiente global dinâmico de hoje.

O objetivo é entender a importância da área tecnológica e sua organização, visando assim melhorar o crescimento competitivo e organizacional das empresas.

Missão Visão e Valores de uma Empresa

A tecnologia da informação traz para a empresa vantagens em todos os ramos e setores, fazendo com que a empresa seja mais rápida no mercado atuante, dessa forma adquirindo vantagens competitivas, melhorando o conhecimento, com mais parcerias e fidelizando clientes, e tudo isso ajuda no aumento dos lucros.

Para que tudo isso funcione é necessário à utilização da tecnologia, como computadores, servidores, banco de dados, sistemas de segurança, sistemas de redes, internet, ERPs...

Com isso é extremamente necessário que haja integração dos demais setores com a TI. Sempre Integrando a TI nos novos projetos, nos processos já existentes, na estrutura e na cultura da organização.

Segundo O’Brien (2011). Logo a TI deve ter pleno entendimento da missão, visão e valores da empresa, essas estratégias e definições são diretrizes de qualquer grupo de negócios.

A definição da missão nada menos que o proposito do grupo, a razão pela qual a empresa foi construída, que pode sofrer mudanças de forma natural devido ao seu crescimento, desenvolvimento de outras formas de atuação.

A visão mostra o que a empresa pretende atingir, conseguir ou ser em um determinado período estabelecido, e sempre que os seus objetivos forem alcançados é necessário criar uma nova a visão.

Os valores são a cultura da empresa, e seu comportamento sempre passado aos seus funcionários e também em suas relações com parceiros, fornecedores e clientes.

A Missão, Visão e Valores são criados e estabelecidos pelos donos e ou lideres da empresa, com o proposito imediato de orientar os colaboradores na forma de agir no ambiente de trabalho da organização.

Estrutura Organizacional de uma Empresa

Todas as empresas são divididas em setores organizacionais, facilitando assim um melhor desempenho de cada setor.

Em exemplo vamos citar um ambiente sistêmico de um ERP.

Podemos classificá-lo em:

• Desenvolvimento: aplicado para desenvolver algo especifico solicitado pela empresa e ou ambiente inicial de implantação sistêmica. Cargo de utilização: desenvolvedores e ou Analista de Negócios.

• Testes e Homologação: onde serão testados todos os desenvolvimentos e aplicações sistêmicas. Cargo de utilização: Os Analistas de Testes e usuários Teste.

• Produção: Após todos os testes e validações o processo é transferido para o dia a dia da empresa. Cargo de utilização: todos os usuários da empresa.

Podemos classificar ainda as áreas organizacionais por setores.

• Importação/ Compras: responsável pela compra de Insumos, materiais de escritório, Matéria Prima para Produção, Produtos para venda, etc...

• Recursos Humanos: responsável pelo gerenciamento dos funcionários e contratação da empresa.

• Exportação e Vendas: Responsável pela venda dos itens e ou serviços produzidos ou não pela empresa.

• Financeiro: responsável pelo controle das finanças da empresa, contas a Pagar e a receber.

• Contabilidade: Responsável pela gestão contábil, (Contas contábeis, balanço, custo).

• Fiscal: Responsável pela área fiscal da empresa, normas legais CFOP, SPED, VALIDAÇÃO DE NOTAS, ARQUIVOS DIGITAIS EM GERAL.

• Jurídico: Responsável pelas questões legais da empresa;

• Marketing: Responsável pela divulgação dos produtos e serviços da empresa.

Em uma empresa organizada todos os processos são mais ágeis sem sobrecarregar determinadas funções e melhora a comunicação interna, com isso todos sabem quem procurar em para solucionar determinada situação.

O organograma é a estruturação gráfica da estrutura formal de uma organização, onde se descreve a divisão das funções dos funcionários (organograma funcional).

Um dos mais conhecidos é o organograma funcional. Nele os principais cargos da empresa estão no topo da estrutura, como exemplo: o Presidente, Vice Presidente, Diretores, Gerentes, Chefe de setores, Analista e demais cargos.

Fonte: Site: http://organograma.net/organograma-empresarial-modelos/

No organograma funcional, cada pessoa reporta-se a quem está acima dele e se houver necessidade o superior recorre ao que está acima de si e assim sucessivamente. Nesse modelo deve haver um “respeito” quanto a essa organização, a fim de manter uma ordem na empresa. Isso evita que níveis do topo do organograma sejam acionados desnecessariamente, ou seja, a pessoa a quem o funcionário reporta diretamente possui autonomia para geri-lo e orientá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com