TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Restruturação de um Ambiente de T.i

Por:   •  28/9/2021  •  Monografia  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 7

Recursos Humanos

A administração de recursos humanos vem se tornando uma das áreas mais importantes em todas as empresas, sem um rh bem estruturado todas as demais áreas da empresa podem ser afetadas ou prejudicadas, administra toda a parte de contratação, salários, treinamento, remuneração e benefícios dos colaboradores. Ela administra desde o estagiário até o cargo mais alto, zela pela satisfação e confiança dos colaboradores.

A composição desta entidade única, deve extrapolar as inter-relações, regras, crenças e ambiente, para tornar o objetivo comum em realidade. Deve ser estabelecido regras gerais técnicas e operacionais para adequar a visão empresarial à estrutura da empresa, tornando a política pessoal parte integrante e estimulante deste conceito.

O crescimento e expansão de uma organização faz com que seja necessário buscar profissionais com condições de fornecer as respostas adequadas às suas necessidades. Assim, a área de Recursos Humanos é quem fica responsável por esta tarefa através do recrutamento e seleção de pessoal.

Recrutamento

A Challenge utiliza diversas ferramentas para o recrutamento que assim possibilita maior alcance de candidatos, são utilizados sites corporativos, anúncios em jornais, e-mail e sites de empregos.

No site corporativo da Challenge há uma página destinada ao “trabalhe conosco” do lado direito da página existe uma opção cadastrar currículo onde o candidato pode enviar o currículo.

os anúncios em jornais, o candidato precisa enviar o currículo no e-mail que está junto a divulgação da vaga, os currículos que são deixado nos sites de empregos são enviados para nossa equipe de recrutamento, após passar por avaliação da nossa equipe, o candidato irá receber uma ligação para realização de uma entrevista presencial, após aprovação da entrevista presencial, precisará levar uma séries de documento ao rh para contratação.  

O recrutamento é uma ferramenta de divulgação que oferece oportunidades de trabalho para pessoas que sejam qualificadas para os cargos oferecidos dentro ou fora da organização, precisa ser bem planejado tendo como algumas características a quantidade de vagas oferecidas, salário, cargos bem como o local para apresentação dos interessados.

A seleção por sua vez, tem como objetivo selecionar entre os recrutados aqueles que mais se adequam ao perfil da vaga, levando em consideração o crescimento e competitividade que poderá ser agregada à empresa junto ao mercado. Não apenas a qualificação do candidato é suficiente para sua permanência na organização, mas é de fundamental importância seu comportamento em relação aos colegas de equipe e gestores.

Estas ferramentas são muito importantes para o crescimento e permanência de uma organização em um mercado cada vez mais competitivo, o setor de recursos humanos deve dominar e explorar da melhor maneira essa ferramentas.

Aplicação de pessoas

No cenário moderno onde a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano, é fundamental o entendimento de que as pessoas que fazem parte de uma organização necessitam ser devidamente orientada em relação às suas atividades para um bom desenvolvimento tanto da empresa quanto do funcionário. Levando em conta que uma organização está sempre em evolução com mudanças físicas e funcionais, que mexem diretamente com o indivíduo e consequentemente com a estrutura, estratégicas e cultura da sua empresa, o funcionário precisa entender de forma clara e objetiva a situação na qual se encontra e para onde deve conduzir suas atividades e esforços. A missão e visão de uma empresa deve ser entendida por todos os seus colaboradores buscando alcançar as metas estabelecidas pela organização.

A capacitação desses colaboradores é essencial para o crescimento da empresa e é de responsabilidade da mesma oferecer cursos e treinamentos específicos e gerais, porém, por outro lado, é importante motivar cada um de seus integrantes com recompensas como salários, folgas, viagens. Estes estímulos produz uma reação positiva e melhora o ambiente de trabalho gerando uma maior produtividade em suas atividades e consequentemente maior competitividade e destaque da organização no mercado.

Estratégia e Motivação

Muitos modelos de campanhas já foram testados em diversas organizações, assim pode-se verificar qual se encaixa melhor na empresa challenge. Há de se levar em consideração alguns fatores para que a estratégia de motivação tenha sucesso dentro das organizações, conhecer o perfil dos funcionários, desde o estagiário até os mais experientes precisam ser motivados a cada dia, para que o trabalho na empresa não se torne maçante e com isso o rendimento e produção tenham queda e não atinjam os demais funcionários do setor e também da empresa.

A solução é investir em diferentes estratégias de motivação focando em alguns pontos específicos como tempo de trabalho, flexibilidade de horário, dias de folga ou até compensação de horas trabalhadas. na challenge estas estratégias passam pela valorização do funcionário, salário atrativos, participação nos lucros obtidos durante o ano e possibilidade de transferência de cargos.

Liderança

Dentro de uma equipe é preciso a presença de um líder que por sua vez cabe encontrar soluções e melhoria contínua, inovação, criatividade e deve fazer a diferença, assumindo a ação junto à sua equipe como um líder educador, com atuação democrática, exercendo sua liderança de forma compartilhada em todos os níveis organizacionais. Deve possuir habilidades de como planejar, organizar, dirigir e controlar sua equipe, é preciso ter uma tomada de decisão rápida e consciente que promova a competitividade com o mínimo de conflitos que podem causar sérios danos aos resultados que se esperam alcançar. Um líder se difere de um chefe pela sua postura dentro de sua equipe, que busca sempre motivar os que estão ao seu redor de forma respeitosa, com bom humor e seriedade. Uma pessoa sem essas características pode acarretar grandes prejuízos para uma organização, sendo de suma importância o acompanhamento e treinamento de seus líderes.

Existem diversas formas de liderança como autocrática onde o líder toma suas próprias decisões, a liderança democrática onde há participação dos seus membros nas decisões, lideranças liberal onde há mais liberdade nas decisões.

Aplicações que a TI traz na área de recursos humanos

A challenge irá contar com diversos sistemas relacionados ao rh, dentre as tecnologia usadas estão, ponto eletrônico, rh digital, portal challenge e intranet. em relação a entrada e saída dos colaboradores, a challenge irá usar um sistema chamado timesheet responsável pelo ponto eletrônico onde é feito o registro do colaborador quatro vezes ao dia, entrada, almoço, término do almoço e saída, portanto com esses dados é possível emitir o espelho de ponto mensal que  estará disponível no rh digital para pontuação de erros, caso o colaborador encontre algum erro, tem que imediatamente enviar a pontuação do erro através do rh digital para que possa ser arrumado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (293.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com