TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propósito do Sistema Operacional - MacOS

Por:   •  19/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.708 Palavras (15 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 15

1. Propósito do Sistema Operacional

         O Mac OS X é o sistema operacional da Apple baseado em UNIX. Foi lançado em 2001 e sucedeu do chamado sistema operacional "clássico".

         Os primeiros esforços da Apple para produzir um sucessor para o Mac OS vêm desde o final da década de 1980. O projeto "Pink" foi o primeiro projeto da Apple de um sistema operacional orientado a objeto baseado em microkernel. Ele usava C++ para rodar softwares já existentes para Mac OS. Infelizmente, o projeto Pink estava competindo com a equipe System 7 e estava evoluindo tão lentamente, que ficou muito para trás. Portanto, foi terminado em 1991.
        A princípio isso não parecia importar, já que o Mac OS era o melhor sistema operacional do mercado.
Porém, com o lançamento do Windows 95 em 1995, a Microsoft lançou um sistema que era quase tão fácil e confortável de usar quanto o Mac OS, já que tinha uma boa cópia da interface gráfica (GUI) do Mac OS. O fato de que os sistemas operacionais da Apple já tinham todas essas características quase dez anos antes não parecia importar já que a Microsoft tinha um mercado significantemente maior que estava esperando ansiosamente pelo novo sistema deles.

         Enquanto isso, a Apple estava desenvolvendo outro SO de última geração, o projeto "Copland". O problema do projeto Copland era que a administração da Apple esperava uma significante melhoria na estabilidade, muitas características novas e 100% de compatibilidade com o antigo, mas não deu tempo suficiente à equipe.
Assim, quando a Apple anunciou o Copland, ele ainda estava longe de ser terminado. Quando eles perceberam o que havia acontecido, decidiram descontinuar o projeto. Em 1996, as coisas estavam bem ruins para a Apple. A plataforma Windows estava constantemente progredindo e a Apple tinha acabado "descontinuar" as suas esperanças para a sua próxima geração de sistema operacional.
Muitas das novas tecnologias do projeto Copland foram inclusas no Mac OS 8, mas a Apple não teve mais nenhum projeto de sistema operacional de próxima geração.

         Entretanto, em 1997 a Apple anunciou a tomada da NeXT, Inc. e adquiriu a tecnologia do sistema operacional NextStep. O NextStep foi baseado em UNIX e pareceu cumprir as expectativas da Apple para seu novo SO.
Em 1998, Steve Jobs, que retornou a Apple devido ao negócio da NeXT, anunciou estrategicamente o Rhapsody. O Rhapsody combinou as forças dos OpenStep (anteriormente NeXTStep) tais como BSD-UNIX, Mach-kernel, memória protegida ou multitarefa pre-emptivo com o Mac GUI. Entretanto, as primeiras liberações de Rhapsody pareciam mais como NeXTStep do que com um Mac OS e tiveram muito poucas características marcantes. A Apple também teve dificuldades em encontrar o tempo certo para cumprir seus prazos. Além disso, os desenvolvedores ficaram céticos sobre o novo sistema desde que o mercado da Apple começou a cair continuamente e embora o Rhapsody oferecesse 100% de compatibilidade de retorno, o novo código Yellow Box significou que todos os aplicativos existentes teriam que ser reescritos desde o início a fim de obter um novo sistema operacional completamente vantajoso.

         Em 1998 no WWDC, a Apple anunciou que o Rhapsody se transformaria no Mac OS X. O Mac OS X teve uma programação firme e caracterizou uma nova importante biblioteca de sistema, a “Carbon". Carbon significou para os desenvolvedores que eles teriam que reescrever somente aproximadamente 10% de seus aplicativos. A Yellow Box foi rebatizada "Cocoa" e a Apple adicionou suporte a Java. A Apple decidiu também em usar PDF para dispor a saída em vez do DisplayPostScript. Como o Rhapsody, o Mac OS X retornava 100% de compatibilidade com aplicações clássicas de MacOS.
Em 5 de Março de 1999, a Apple lançou o Mac OS X Server 1.0. O Mac OS X Server foi o 1° lançamento público do Mac OS X e caracterizado como o novo Darwin Unix core, mas como o Rhapsody, o usuário de Mac OS X teve uma muito pouco atrativa interface como a do NeXT. Conseqüentemente, muitos usuários adorariam saber qual futura aparência o GUI do Mac OS iria ter.
Em janeiro 2000 na MacWorld SF, a Apple demonstrou para a surpresa de peritos e usuários sua nova interface gráfica para Mac OS X, o "Aqua". Baseado em tecnologias como QuickTime, OpenGL e Quartz, o Aqua somente olhado como espetacular, mas também como um GUI muito poderoso, porém ainda tinha maneira fácil de usar famosa do Apple. O Aqua foi completamente configurado para esconder o UNIX dos olhos do usuário. Steve Jobs anunciou também uma versão beta pública do Mac OS X para o verão de 2000.

         Em março de 2001, a Apple liberou finalmente a primeira versão oficial do Mac OS X. O Mac OS X 10.0 era ainda muito lento (muito mais lento do que o OS clássico), mas suas expressivas características novas, Aqua e a estabilidade ganharam cumuladamente uma impressão positiva. A chave do sucesso, entretanto, era a disponibilidade das aplicações. A Apple fez tudo possível para convencer os colaboradores dos aplicativos mais importantes do Mac a liberarem o mais rápido possível versões carbonizadas de seus softwares. Em novembro de 2001, a Microsoft liberou seu Office para Mac OS X e em abril 2002, o Adôbe seguiu liberando Photoshop 7 para Mac OS X.
        O primeiro update principal para Mac OS X foi liberado em setembro 2001. O Mac OS X 10.1 era significativamente mais rápido que o 10.0 e adicionou características novas que faltaram no 10.0 como dados de CDs gravados ou playbacks de DVD.
Em julho de 2003 foi anunciado o Mac OS X 10.3, o primeiro Mac OS projetado para computadores de 32 e 64-bits. O novo Power Macintosh G5 foi o primeiro computador 64-bit da Apple que necessitou de softwares otimizados a fim de propiciar a melhor performance. Não menos que o OS X 10.3 era compatível com todos os Macs G3/G4 de 32-bit.

O Mac OS X é um sistema operacional super moderno que oferece o poder do UNIX com a simplicidade e elegância do Macintosh.

        Projetado para conduzir a plataforma Macintosh ao longo da próxima década, o Mac OS X combina as novas tecnologias de padrão aberto que o transformam, não apenas no mais estável, compatível e interoperacional sistema operacional de mesa disponível, como também no mais inovador e instigante.

2. Visão Geral

Segundo a Apple o Mac OS X deverá ganhar mercado nas empresas que trabalham com editoração e produção gráfica, atingindo também as escolas.

O nome "Apple Computer"

Muita gente se pergunta de onde o nome "Apple Computer" surgiu, já que ele é um nome não muito comum para uma companhia no mundo dos computadores, no que diz respeito à sua formação.
Steve Jobs teve a idéia do nome no começo de 1976. Naquele tempo, ele freqüentemente visitava e trabalhava em uma pequena fazenda de um amigo. Era um lugar onde alguns encontros hippies aconteceram e onde Steve passou alguns meses do ano.
Quando ele retornou de uma daquelas visitas, ele comentou com Steve Wozniak sobre a sua idéia. Jobs estava temporariamente trabalhando em plantações de maçãs. Alguns dizem que foi um tributo a Apple Records, a gravadora musical dos Beatles. Woz sabia que eles teriam problemas de copyright com a Apple Records, mas como eles não podiam achar um nome que soava melhor que Apple Computer, o nome foi escolhido.
As preocupações de Woz foram justificadas. A Apple Computer, Inc. foi processada pela Apple Records sob quebras de copyright em 1989.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com