TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo de comunicação em núvem

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 5

Protocolos de comunicação em nuvem

Cloud communication protocols

Marco Tulio VALERIANO¹, Rogério Schultz PEREIRA², Luci NICOLAU3

Resumo

Contexto: A computação em nuvem já é uma realidade bem estabelecida, diversas formas de uso e novas aplicações surgem a todo o momento, essa nova plataforma de tecnologia facilita o fornecimento de software hospedeiro, plataformas e infraestrutura como serviço, numa forte tendência de crescimento. Os protocolos acompanham essa evolução, trazendo mais segurança a transmissão de dados e protocolos que vão auxiliar nessa transmissão de informação. Objetivo: Este artigo tem como objetivo demonstrar os principais protocolos utilizados na computação em nuvem, fornecendo um conhecimento maior sobre suas funcionalidades e utilidades. Metodologia: A metodologia utilizada nesse artigo foi um levantamento bibliográfico. Análise e Resultados: através do estudo foi possível identificar os principais protocolos da computação em nuvem e perceber a funcionalidade de cada um.

Palavras-chave:

Protocolos de Comunicação em Nuvens, Computação em Nuvem, Protocolos de Redes.

1. Introdução

Entende-se que os protocolos são “regras de comunicação que irão permitir o fluxo de informações entre os computadores, que lidam com linguagens diferentes”; Um exemplo seria termos computadores com protocolos de redes diferentes instalados, tentando realizar uma conexão entre si na mesma rede, eles nunca poderiam se comunicar, pois todos terão que ter o mesmo tipo de protocolo para se comunicar.

Segundo Eduardo Paiossin

“Protocolo é uma ‘linguagem’ usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores possam se comunicar, eles devem usar o mesmo protocolo (ou seja, a mesma linguagem).“

2 COMPUTAÇÃO EM NUVEM

           Segundo Manoel Veras  a computação em nuvem ou CLOUD COMPUTING a ideia central e de atuar em rede publica, como processar as aplicações e armazenar os dados fora do ambiente corporativo. Essa nova arquitetura permite que as organizações escolham o modelo adequado para a arquitetura de seus aplicativos e onde armazenar seus dados. Isto inclui aplicativos que rodam internamente (on-premise), serviços públicos de nuvem e/ou serviços privados de nuvem.

           De acordo com Cezar Taurion computação em nuvem é:

“Um conjunto de recursos com capacidades de processamentos, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados pela internet”

3 PROTOCOLOS.

Tendo em vista a importância dos protocolos, serão apresentados os principais protocolos utilizados na computação em nuvem, suas funcionalidades e importância dentro do assunto proposto.

Segundo Carmen Quispe

REST

REST é um protocolo que define as operações em recursos e formatos de dados. Como o protocolo REST é uma família de arquiteturas é baseada em princípios ou regras de arquitetura de rede, os estados e a funcionalidade do aplicativo do REST são representados por recursos, os recursos são elementos de informação para manipular esses recursos, componentes de rede (clientes e servidores) se comunicar através de uma interface padrão (HTTP) e representações de câmbio desses recursos (arquivos que são baixados e enviados).

SOAP

SOAP é um protocolo XML - aplicações baseadas que enviam ou recebem mensagens sobre a Internet. SOAP é um protocolo padrão derivado de XML-RPC.

SOAP foi projetado para ser simples, com três características principais: extensibilidade, a neutralidade e independência de qualquer modelo de plataforma ou programação. SOAP consiste de três partes, que são: um envelope (envelope), que define o conteúdo da mensagem, bem como processo isso , também tem um conjunto de regras de codificação para expressar exemplos de tipos de dados; e, finalmente, tem de representar um procedimento de conversão de chamadas e respostas, ou seja, você pode fazer solicitações via HTTP para um servidor web, tanto como um cliente ou servidor. SOAP utiliza HTTP como protocolo de transmissão, mas também pode ser usado no RPC.

SSL

O SSL é um protocolo que fornece privacidade e integridade entre os dois aplicativos de comunicação, utilizando TCP/IP. O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) para o World Wide Web utiliza SSL para executar comunicações seguras.

O Protocolo de Reconhecimento SSL

Uma conexão SSL é iniciada sempre pelo cliente. No início da sessão do SSL, um protocolo de reconhecimento SSL é executado. Esse protocolo de reconhecimento produz os parâmetros criptográficos da sessão. Esse exemplo assume que a conexão SSL está sendo estabelecida entre um navegador da Web e um servidor da Web.

TLS

(O Transport Layer Security), assim como o seu antecessor SSL( Secure Sockets Layer ), é um protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados.

O servidor do site que está sendo acessado envia uma chave pública ao browser, usada por este para enviar uma chamada secreta, criada aleatoriamente. Desta forma, fica estabelecida a troca de dados criptografados entre dois computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (750 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com