TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provedor de Soluções em Nuvem - Serviços em Cloud Computing

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Serviços em Cloud Computing

Yuri Alexander Puodzius

                                        Disciplina: Serviços em Cloud Computing,          

                                        Tutor: Prof. Rogerio Leitão Nogueira

São Paulo - SP

2018

Locaweb Corp – Empresa provedora de soluções em nuvem

SAD (Sistema de Apoio a Decisão):

Implementação do SAD – Empresa varejista.

  1. O Estudo de Caso Magazine Liliani

1.1 Caracterização da Empresa

Faça uma simulação onde um provedor de soluções em nuvem ofereça um tipo de serviço adequado à realidade de uma determinada empresa, determinando qual tipo de serviço será adotado e porquê.

A empresa analisada, chamada Magazine Liliani, foi fundada na cidade de Imperatriz - MA, possui mais de 86 unidades comerciais distribuídas em cinco estados brasileiros - Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Tocantins.

Vimos nas aulas que provedores de soluções em nuvem oferecem seus serviços na forma de Infraestrutura, Plataforma ou Sistema (Software), e que tais serviços são oferecidos em mais de uma categoria.

Atuando no mercado desde a década de 70, o Magazine Liliani é hoje uma das maiores empresas varejistas do Maranhão e está entre as maiores redes de móveis e eletrodomésticos do Nordeste.

Ao longo do tempo, a Liliani construiu uma marca forte, tornando-se símbolo de credibilidade, solidez e confiança. Sua filosofia de trabalho, pautada na simplicidade e seriedade, faz com que desfrute de ótimo relacionamento com fornecedores, clientes e colaboradores.

Uns dos principais diferenciais da Magazine Liliani é a modernidade em termos de tecnologia. A empresa tem seus processos totalmente informatizados e suas lojas integradas on-line, o que possibilita um atendimento mais eficiente e uma gestão das informações ágil e segura.

•        Missão: "Romper Fronteiras Permanentemente", o compromisso do Magazine Liliani é com a busca incessante de novas possibilidades, é com a DETERMINAÇÃO e TRABALHO, capaz de concretizar os sonhos.

•        Objetivos: Ser um grupo inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira.  

•        Estratégias e Planos: Transpor os obstáculos, a fim de vencer os desafios enfrentados em regiões menos privilegiadas pela tecnologia, tornando possível o fluxo de venda otimizado e estratégico.

  1.  Macroprocesso

O processo em linhas gerais pode ser representado da seguinte forma:

[pic 3]

O processo conta com diversas etapas que interligadas de forma ágil, garantem o sucesso da operação de maneira sistémica e performática, desde a recepção ao cliente, até a entrega do produto dentro do prazo estabelecido.

 

  1. Implantação do SAD

No decorrer dos últimos oito anos, a empresa Magazine Liliani, cresceu de forma exponencial, aumentando o número de filiais e consequentemente migrando os problemas, que até então eram contornados de forma manual, no qual hoje se tornou inviável por conta da demanda e complexibilidade fiscal, pelo fato da empresa atuar em diversos estados brasileiros.

No fim de 2012, a empresa concluiu que o módulo do ERP responsável pela frente de loja e financeiro não estava mais suprindo as necessidades da qual e empresa exigia, e assim fazendo necessário de novos métodos mais desenvolvidos de gestão.

A partir desta constatação, a empresa Magazine Liliani, foi buscar no mercado uma empresa de consultoria para ajudarem a resolver esse trabalho. Os consultores levantaram as seguintes motivos para a implantação de um Sistema de Apoio a Decisão:

  • Ausência de um plano estratégico automatizado para conexão de internet.
  • Ausência de controles otimizados para reservas de mercadorias.
  • Excesso de informações não estruturadas.
  • Ausência de controles dinâmicos operacionais, fiscais e tributários.

A implantação do SAD foi realizada em duas fases distintas. Na primeira fase foram definidos os parâmetros de implantação, na segunda fase foram feitas às integrações entre sistemas e testes. As duas fases serão apresentadas a seguir.

Na primeira fase foram definidos os requisitos críticos dos processos e os principais elementos que o sistema deveria abordar. Em consequência, foram levantados os controles necessários para obtenção de tais indicadores. O resultado desta definição foram os requisitos ideais de controle de processos.

Inicialmente, o plano estratégico automatizado para conexão de internet e o controle para reservas otimizadas de mercadorias tiveram uma ênfase maior, levando em consideração todo o contexto, na qual atingia a empresa com um maior impacto, tanto na parte financeira como social. O controle fiscal e tributário, e as informações não estruturadas foram trabalhadas em paralelo e interligadas pelo sistema proposto.

O Diagrama de Ishikawa abaixo ajuda a levantar as causas-raízes do problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.  

[pic 4]

Utilizando o Diagrama de Pareto, podemos classificar os problemas, causas, defeitos, entre outros indicadores, com objetivo principal não de identificar as causas, mas sim apontar qual o principal ofensor em um determinado processo ou atividade.

[pic 5]

A segunda fase caracteriza-se pelo desenvolvimento de tarefas técnicas ligadas à implantação do SAD. Iniciando pela análise de projeto do sistema de informações, que foi facilitado, uma vez que a própria empresa controlava seu setor tecnológico, fazendo assim a integração da Base de Dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (404.4 Kb)   docx (159.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com