TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO SOBRE SISTEMA OPERACIONAL SISTEMAS OPERCIONAIS

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTIONARIO

SISTEMAS OPERCIONAIS

Rio Branco, AC

2016

QUESTIONARIO SOBRE SISTEMA OPERACIONAL

SISTEMAS OPERCIONAIS

Questionário de S.O.

Para compor a nota da N1

 Do 3º Período do Curso de

Sistemas de Informação da

Rio Branco, AC

2016

  1. O que é um Software?

Conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.

  1. Os Softwares podem ser categorizados em aplicativos e software de sistema. Diga qual é a diferença entre eles.

Os aplicativos softwares, com finalidade especificas, já os softwares de sistema fornecem o ambiente e as ferramentas nos quais os aplicativos podem ser criados e executados.

  1. Cite quais são os principais sistemas operacionais.

Windows, Unix, Mac OS.

  1. Quais são as duas funções que o S.O realiza que não estão relacionadas?

Apresentar ao usuário uma interface conveniente com o hardware que é denominado de maquina estendida ou maquina virtual.

Gerenciar recursos do sistema, como: processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.

  1. Com relação aos elementos de um sistema computacional, qual é o papel do S.O?

Gerencia recursos de hardware, permite aos aplicativos acessarem recursos de sistema (diretamente ou utilizando softwares de sistema) e fornece uma interação direta do usuário com o computador.

  1. Como deve ser o gerenciamento de recursos de um S.O?

Sua principal tarefa é manter o controle sobre quem está usando determinado recurso, evitando que haja conflitos de requisições entre diferentes usuários.

  1. Explique o funcionamento do S.O como uma máquina estendida.

Para ler e gravar dados em um disquete, o programador tem que se preocupar apenas com nomes de arquivos e as operações correspondentes a essas ações. O S.O. oculta detalhes de implementação sobre o hardwere e aprenta uma visão simples e agradável dos nomes dos arquivos que podem ser lidos e escritos. Dessa forma, o sistema operacional protege o hardware do disco e apresenta uma interface orientada para arquivos simples.

  1. Diga quais são as tarefas que competem ao S.O.

Controlar os recursos do sistema, executar os programas de inicialização e fornecer a interface de uso para o usuário.

  1. Qual é o nome da técnica que possibilita manter, ao mesmo tempo, vários programas armazenados na memória principal simultaneamente, os quais disputam o acesso ao processador para serem executados? Qual é o papel do S.O nesta situação?

A técnica se chama multiprogramação, onde os programas armazenados simultaneamente disputam o acesso ao processador para que sejam executados. O S.O deve gerenciar esses programas que estão na memória principal.

  1. Qual é a diferença entre programa e processo?

Programa é um conjunto de instruções estáticas e um processo é a entidade dinâmica que representa o programa quando é executado.

  1. Qual é o papel da sincronização da CPU?

Determinar o processo a ser executado pela CPU em determinado ponto da memória. Gerenciar a memória, o processo e o compartilhamento de CPU.

  1. O que é um mainframe? O que é um terminal burro? Qual a relação do mainframe com o S.O?

É um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de uma grande quantidade de informações.

  1. Por que às vezes o usuário tem a impressão que o computador esta lento em um sistema de tempo compartilhado?

Porque o sistema é utilizados por vários usuários.

  1. Como ocorre o gerenciamento de processos no S.O? os processos do S.O devem ser controlados e mantidos na memória principal, junto com outros softwares de sistema e aplicativos. O sistema operacional é executado na mesma CPU que os outros programas.

O processador executa o programa de um usuário durante um intervalo de tempo e, no instante seguinte, poderá processar um outro programa. Sim, pois quando este voltar a ser executado, não lhe falte nenhuma informação necessária à continuação do seu processamento. Não, ele fica sendo executado no hardware.

  1. Considerando que um processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento, explique cada uma dessas partes.

contexto de hardware: quando um processo está em execução, o seu contexto está armazenando nos registradores do processador e que no momento em que o processo perde a utilização da CPU, o sistema salva as informações do processo no contexto de hardware desse processo.

contexto de software: a maior parte de suas informações é proveniente de  de um arquivo de S.O, conhecido como arquivo de contas. Nesse arquivo gerenciado  pelo administrador de sistema, são especificados os limites dos recursos que cada processo pode alocar. O contexto de software é composto por três grupos de informações sobre o processo: identificação, quotas e privilégios.

  1. Dê a definição de cada um dos seguintes estados em que um processador estas: NOVO, PRONTO, EM EXECUÇÃO, FINALIZADO.

NOVO: Ocorre a partir do momento em que o S.O adiciona um novo PCB à sua estrutura e aloca um espaço de endereçamento na memória, para uso.

PRONTO: a partir de um mecanismo conhecido como escalonamento, o S.O determina a ordem e os critérios pelos quais os processos, em estado de pronto, devem utilizar o processador.

EM EXECUÇÃO: o processo está sendo executado.

FINALIZADO: o processo foi executado ou encerrado e o S.O não precisa manter informações relativas a esse processo.

  1. Muitos processos podem estar nos estados pronto ou espera, simultaneamente? Em que caso apenas um processo pode estar no estado execução?

Sim, entretanto, em um computador com processador de um único núcleo, apenas um processo pode está no estado de execução.

  1. Um processo muda de estado durante seu processamento. Quem gera eventos voluntários e eventos involuntários?

O próprio processo gera eventos voluntários, e o S.O gera eventos involuntários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (179 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com