TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Software Parte

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.177 Palavras (25 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 25

Ciência da Computação Sistemas de Informação

Qualidade de Software

2º Semestre de 2019

Bibliografia:

PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 6ª edição. Rio de Janeiro: Ed Mc GrawHill, 2006.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 6ª edição. Editora Prentice-Hall, 2003

Capítulo 1.        Conceitos de Qualidade de Software

  1. Conceitos de Qualidade

O American Heritage Dictionary define qualidade como “uma característica ou atributo de uma coisa”. Como atributo de um item, a qualidade se refere a características mensuráveis – coisas que nós podemos comparar com padrões conhecidos tais como comprimento, cor, propriedades elétricas e maleabilidade. Todavia, o software, que é essencialmente uma entidade intelectual, é mais difícil de caracterizar do que objetos físicos.

Qualidade de projeto refere-se a características que os projetistas especificam para um certo item. A gradação dos materiais, as tolerâncias e as especificações de desempenho todas contribuem para a qualidade do projeto. À medida que materiais de alta gradação são usados, tolerâncias mais estritas e níveis de desempenho maiores são especificados, a qualidade do produto aumenta, se o produto é manufaturado de acordo com as especificações.

Qualidade da conformidade é o grau com que as especificações de projeto são seguidas durante a fabricação. Outra vez, quanto maior o grau de conformidade, maior é o nível da qualidade de conformidade.

A Produtividade é a relação entre os resultados obtidos e os recursos disponíveis consumidos, visando produzir cada vez mais e melhor, com máxima satisfação das necessidades dos clientes. Produtividade é diferente de produção, que é simplesmente quantidade produzida.

Competitividade significa ter maior produtividade que os concorrentes, garantindo a sobrevivência, perenidade, continuidade ao longo do tempo e satisfação dos clientes.

[pic 1]

O controle de variação pode ser equiparado ao controle de qualidade. Mas como se consegue controle de qualidade? Controle de qualidade envolve uma série de inspeções, revisões e testes usados ao longo do processo de software para garantir que cada produto de trabalho satisfaça os requisitos para ele estabelecidos. O controle de qualidade inclui um ciclo de realimentação no processo de trabalho que criou o produto. A combinação de medida e realimentação nos permite ajustar o processo quando os produtos de trabalho criados deixam de satisfazer suas especificações. Essa abordagem vê o controle de qualidade como parte do processo de fabricação.

As atividades de controle de qualidade podem ser totalmente automatizadas, totalmente manuais ou uma combinação de ferramentas automatizadas e interação humana. Um conceito-chave do controle de qualidade é que todos os produtos de trabalho têm especificações definidas e mensuráveis com as quais nós podemos comparar o resultado de cada processo. O ciclo de realimentação é essencial para minimizar os defeitos produzidos.

  1. Custo da qualidade

O custo da qualidade inclui todos os custos decorrentes da busca da qualidade ou da execução das atividades relacionadas à qualidade. Estudos de custo da qualidade são conduzidos para obter um referencial para os custos reais da qualidade, identificar as oportunidades para reduzir o custo da qualidade e fornecer uma base de comparação normalizada. A base de normalização é quase sempre a moeda local (ou dólares). Quando temos custos de qualidade normalizados na base do dólar, obtemos os dados necessários para avaliar onde estão as oportunidades e aperfeiçoar nossos processos. Além disso, podemos avaliar o efeito dos aperfeiçoamentos em termos de dólares.

Os custos da qualidade podem ser divididos em custos associados com a prevenção, com a avaliação e com as falhas. Os custos de prevenção incluem

  • planejamento da qualidade
  • revisões técnicas formais
  • equipamento de teste
  • treinamento

Os custos de avaliação incluem atividades para obter entendimento da condição do produto na “primeira execução” de cada projeto. Exemplos de custos de avaliação incluem:

  • inspeção intra e interprocessos
  • calibração e manutenção do equipamento
  • teste

Os custos de falha são aqueles que desapareceriam se nenhum defeito aparecesse antes de entregar um produto ao cliente. Os custos de falha podem ser subdivididos em custos de falhas internas e custos de falhas externas. Os custos de falhas internas ocorrem quando detectamos um defeito no nosso produto antes do embarque. Os custos de falha interna incluem

  • refazer
  • reparar
  • análise do modo como a falha ocorreu

Os custos de falha externa são associados com os defeitos encontrados depois que o produto foi enviado ao cliente. Exemplos de custos de falha externa são:

  • solução das queixas
  • devolução e substituição do produto
  • manutenção da linha de suporte
  • trabalho de garantia.

  1. Gestão de Processos

  1. Ciclo PDCA

O conceito de melhoramento contínuo implica em um processo sem fim, questionando repetidamente os trabalhos de uma operação. A natureza repetida e cíclica do melhoramento contínuo é mais bem resumida pelo Ciclo PDCA (ou Roda de Deming).

O PDCA é uma sequência de atividades que são percorridas de maneira cíclica para melhora contínua das atividades, e consequentemente, da qualidade do produto.[pic 2]

As atividades básicas desse ciclo são:

  • P (Plan – Planejar) - Definir o que queremos, planejar o que será feito, estabelecer metas e definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas. Em sistemas ou software pode ser entendido como planejamento de software ou projeto lógico.
  • D (Do – Executar) - Tomar iniciativa, educar, treinar, implementar, executar o planejado conforme as metas e métodos definidos. Em sistemas ou software pode ser entendido como programação.
  • C (Check – Verificar) - Verificar os resultados que se está obtendo, verificar continuamente os trabalhos para ver se estão sendo executados conforme planejados. Em sistemas ou software pode ser entendido como testar e avaliar a qualidade.
  • A (Action – Agir) - Fazer correções de rotas se for necessário, tomar ações corretivas ou de melhoria, caso tenha sido constatada, na fase anterior, a necessidade de corrigir ou melhorar processos. Em sistemas ou software pode ser entendido como disponibilização e atendimento ao cliente.
  1. Outras Técnicas e Ferramentas

Ainda existem muitas outras técnicas e ferramentas para a busca contínua da qualidade e produtividade, tais como:

  • MAMP
  • Programa 5S e Housekeeping
  • TCQ (Total Quality Control) ou TQM (Total Quality Managment)
  • Gráfico de Controle
  • Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe
  • Métodos 5 W e 1 H (What, Who, When, Where, Why e How)
  • Brainstorming ou reunião para discussão de um tema com diversas opiniões.

  1. Qualidade em Software

Muitas definições de qualidade de software têm sido propostas na literatura. Para o nosso objetivo, a qualidade de software é definida como:

Conformidade com requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, padrões de desenvolvimento explicitamente documentados e características implícitas, que são esperadas em todo software desenvolvido profissionalmente.

Há pouca dúvida de que essa definição poderia ser modificada ou estendida. De fato, uma definição definitiva de qualidade de software poderia ser debatida indefinidamente. Para a finalidade deste livro, a definição serve para enfatizar três pontos importantes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (413.5 Kb)   docx (163.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com