TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade do Software Wikicrimes

Por:   •  22/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 

        

Avaliação da qualidade do software wikicrimes conforme normas técnicas ISO 9126 e ISO 14598 (base da ISO 25000) – Matéria de Qualidade de Software

Curso de Bacharelado em Sistemas de informação

M.ª

Alunos:

Apresentação

É um trabalho que tem o objetivo de avaliar a qualidade do software, “a qualidade é relativa. O que é qualidade para uma pessoa pode ser falta de qualidade para a outra. ” Conforme G. Weinberg.

Este documento avalia o software Wikicrimes usando as normas técnicas ISO 9126 e ISO 14598 (base da ISO 25000) para avaliar a qualidade externa do produto de software. Aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula para a fixação do conhecimento, desenvolvendo avaliações técnicas aplicando normas e critérios de avaliação. Por meio de aplicações de métricas para mensurar a qualidade do programa se realmente executa o que foi proposto a fazer (requisitos funcionais), e como irá fazer (requisitos não funcionais). Segue imagem do site criado por professor Vasco Furtado da Universidade de Fortaleza. 

http://www.wikicrimes.org/main.html.

[pic 2]

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        1

SUMÁRIO        2

1.        DEFINIÇÃO        3

2.        ESTRUTURA        4

3.        AVALIAÇÃO        6

REFERÊNCIAS        10

  1. Definição
  1. Qualidade de software e ISO 25000 (ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598).

A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. O principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.

Essa normatização são chamadas de Norma ISO que são técnicas que norteia com referências e embasa em muitas áreas com o intuito de padronizar procedimentos e processos. Para mensurar o desenvolvimento de produtos de software temos a ISO 25000, seu principal objetivo é orientar o desenvolvimento de produtos de software através da especificação de requisitos de qualidade e das características de qualidade de avaliação utilizando de algumas métricas.

Essas métricas possuem embasamento técnico e é utilizada para qualificar o software com a norma 9126 e avaliando de acordo com os critérios da norma 14598 assim montando a avaliação do software.

Norma ISO/IEC 9126

É a norma que traz características de qualidade para a avaliação de

Domínios específicos e tecnologias específicas. Seu uso principal, é modelar o

Processo de avaliação do produto de software, desde a sequência de atividades

Empregadas até a discussão sobre as métricas mais apropriadas para a pontuação.

A 9126 tem por objetivo padronizar e aprimorar a avaliação de produtos de

Software. Define- se em 6 grandes grupos de características de qualidade de software, que são: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade. Essas características são divididas em subcaracterísticas, e assim sucessivamente podendo ser dividida em mais níveis.

Norma ISO/IEC 14598

Surgiu após ter a necessidade de complementar a ISO/IEC 9126 e permite uma avaliação padronizada das características de qualidade de um software. Ou seja, orienta o planejamento e a execução de um processo de avaliação da qualidade do produto de software. O seu propósito é avaliação de qualidade de software e apoiar diretamente o desenvolvimento e a aquisição de software que atenda às necessidades do usuário e do cliente. O objetivo final é assegurar que o produto forneça a qualidade requerida e também atenda às necessidades explícitas e implícitas dos usuários (incluindo operadores, destinatários dos resultados de software ou mantenedores de software).

  1. Wikicrimes

É um software que permite o acesso e registro de ocorrências criminais utilizando diretamente em um mapa digitalizado. A filosofia que norteia Wikicrimes é a mesma da enciclopédia Wikipédia. Parte-se do princípio que a participação individual pode gerar uma sabedoria das massas. Ou seja, se todos participarem o mapeamento criminal passa a ser feito colaborativamente e todos terão o benefício de ter acesso às informações de crimes no mapa, saber onde não é seguro.

O software não foi desenvolvido por uma instituição policial trata-se de um projeto de cidadania idealizado por Vasco Furtado, professor titular da Unifor Brasil, onde coordena a célula de Engenharia de Conhecimento. Os integrantes desta célula foram participantes ativos do projeto e a infraestrutura tecnológica é provida pela IVIA.

  1.  Avaliação

Para desenvolver e avaliar um produto de software é preciso selecionar características de qualidade relevantes, que auxilie no processo as normas ISO/IEC 9126-1 e NBR ISO/IEC 14598-1 definem, respectivamente, um modelo de qualidade e um processo de avaliação para produtos de software.

No modelo de qualidade da ISO/IEC 9126-1 são especificadas seis características de qualidade, podendo ser consideradas na avaliação apenas os relevantes para o software em questão, para o Wikicrimes utilizamos até a camada de eficiência. Para cada característica subdivide-se em subcaracterísticas. Estas devem ser subdivididas e mensuradas através de atributos, propriedades do software definidas pelo avaliador ISO/IEC 14598-1. O modelo para o processo de avaliação do produto de software, definido pela ISO/IEC 14598-1 apresenta uma sequência de etapas destinadas a guiar o processo de avaliação ISO/IEC 14598-1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (327.3 Kb)   docx (227.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com