TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre redes de computadores

Por:   •  17/8/2017  •  Exam  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 11

1.        Defina protocolos.[pic 2]

        Protocolo é um conjunto de regras estabelecidas para definir como será a comunicação entre os sistemas computacionais. É uma espécie de idioma que segue normas e padrões determinados.

2.        Detalhe o padrão IEEE 802.

        É um conjunto de normas desenvolvidas pelo IEEE que definem métodos de acesso e controle para redes locais e metropolitanas nas camadas física e de enlace do modelo OSI.

3.        O que é uma RFC? O que descreve?

                RFCs são documentos técnicos desenvolvidos e mantidos pelo IETF (Internet Enginnering Task Force), instituição que especifica os padrões que serão implementados e utilizados em toda a internet. Cada um deles descreve o funcionamento de todos os aspectos do protocolo proposto. Se um padrão se torna obsoleto, é gerado um outro arquivo chamado Request for Change, onde pessoas oferecem soluções para o problema proposto. Caso seja aprovado pelo Comitê, esse documento se torna uma nova RFC,

4.        O que são recursos computacionais?

        São equipamentos, instalações ou banco de dados direta ou indiretamente administrados, mantidos ou operados pela coordenação de atividade técnica ou pelos departamentos.

5.        Como funciona o protocolo CSMA/CD e em que padrão/protocolo é utilizado?

        O CSMA/CD identifica quando o canal está disponível para a transmissão. Neste momento a transmissão é iniciada. O mecanismo CD (Collision Detection) ao mesmo tempo obriga que os nós escutem a rede enquanto emitem dados. Se o mesmo detecta uma colisão, toda transmissão é interrompida e é emitido um sinal para anunciar que ocorreu uma colisão. Para evitar colisões sucessivas o nó espera um período aleatório e volta a tentar transmitir. É um protocolo de telecomunicações que organiza a forma como os dispositivos de rede compartilham o canal utilizando a tecnologia Ethernet.

6.        Defina domínio de broadcast.

        Um domínio de broadcast é um segmento lógico de uma rede de computadores em que um computador ou qualquer outro dispositivo conectado à rede é capaz de se comunicar com outro sem utilizar um dispositivo de roteamento.

7.        Defina domínio de colisão.

        O domínio de colisão é uma área lógica onde os pacotes podem colidir uns contra os outros, em particular no protocolo Ethernet. Quanto mais colisões ocorrem menor é a eficiência da rede.

8.        Defina topologia de redes.

        Topologia de redes refere-se à forma com que os computadores de uma rede local estão conectados.

9.        Quais são as topologias de redes de computadores?

        Malha, anel, barramento, estrela, árvore e híbrida.

10.        Qual é a diferença entre topologia lógica e física?

        A topologia física é a maneira como os cabos conectam fisicamente aos computadores, enquanto que a topologia lógica é a forma como os sinais fazem o tráfego através dos cabos e placas de rede.

11.        O que são serviços de redes?

        Serviços de rede são basicamente ferramentas que carregam e fornecem funcionalidades para rede interna e externa.

12.        Detalhe cinco serviços de redes.

        O Apache (servidor HTTP) é um servidor web livre e muito popular, responsável por disponibilizar páginas e todos os recursos que podem ser acessados pelo internauta.

        O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows.

        O Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros. Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições frequentes de páginas web numa rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso.

        

        O XAMPP é um pacote com os principais servidores de código aberto do mercado, incluindo FTP, banco de dados MySQL e Apache com suporte as linguagens PHP e Perl.

        Proxy é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. O servidor proxy atende seus pedidos e repassa os dados do usuário à frente. O cliente conecta-se a um servidor proxy, requisita algum serviço e cabe ao proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando o seu pedido para o seu PC.

13.        Detalhe o modelo ISO/OSI.

        O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado em 1983) é um modelo de referência da ISO que tem como principal objetivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas e garantir a comunicação end-to-end. O modelo é composto por 7 camadas, em que cada camada realizada funções específicas.

  • Aplicação (Application): Fornece serviços às aplicações do utilizador.
  • Apresentação (Presentation): Encriptação e compressão de dados e assegura a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas diferentes
  • Sessão (Session): Controla (estabelece, faz a gestão e termina), as sessões entre aplicações.
  • Transporte (Transport): Controle de fluxo de informação, segmentação e controle de erros
  • Rede (Network): Encaminhamento (routing) de pacotes e fragmentação e esquema de endereçamento lógico
  • Enlace (Data Link): Controla o acesso ao meio físico de transmissão e controle de erros da camada física
  • Física (Physical): Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação de sinais.

14.        Detalhe o modelo TCP/IP.

        O modelo TCP/IP – Transmission Control Protocol/Internet Protocol – é uma coleção de protocolos utilizados para realizar a comunicação de computadores em uma rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (314 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com