TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões cap 2 Sommerville

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  7.717 Visualizações

Página 1 de 2

Engenharia de Software - Sommerville

1. Justificando sua resposta com base no tipo de sistema a ser desenvolvido, sugira o modelo genérico de processo de software mais adequado para ser usado como base para a gerência do desenvolvimento dos sistemas a seguir:

a)Um sistema para controlar o antibloqueio de frenagem de um carro.

b)Um sistema de realidade virtual para dar apoio à manutenção de software.

c)Um sistema de contabilidade para uma universidade, que substitua um sistema já existente.

d)Um sistema interativo de planejamento de viagens que ajude os usuários a planejar viagens com menor impacto ambiental.

2. Explique por que o desenvolvimento incremental e o método mais eficaz para o desenvolvimento de sistemas de software de negócios. Por que esse modelo é menos adequado para a engenharia de sistemas de tempo real?

3. Considere o modelo de processo baseado em reuso, explique por que é essencial ter duas atividades distintas de engenharia de requisitos.

1)

1. Modelo em Cascata, pois os requisitos desse software são bem definidos e pouco propensos a mudanças.

2. Desenvolvimento evolucionário, pois esse sistema é complexo e por isso precisa de constante reanalise dos requisitos.

3. Engenharia de software baseada em componentes, pois o sistema possui uma versão anterior que pode possuir um número considerável de componentes reusáveis.

4. Desenvolvimento evolucionário, pois apesar de ser improvável que haverá alguma mudança nos requisitos, é muito provável que durante o processo de desenvolvimento aparecem vários novos.

2) O desenvolvimento evolucionário é o mais adequado para essa situação, pois

* O custo para mudanças nos requisitos é reduzido;

* É mais fácil para o cliente dar feedback e ver o quanto já foi desenvolvido;

* O desenvolvimento é mais rápido.

Já para um sistema de tempo real, esse modelo não seria o mais indicado, pois

* Esse tipo de sistema tem burocracias inerentes, que são incompatíveis com o caráter informal do desenvolvimento evolucionário.

* Esse sistema, geralmente, tem órgãos regulamentadores que definem muitos requisitos e, por ser tempo real, a analise desses requisitos deve ser bastante minunsiosa.

3)É essencial que os requisitos sejam analisados duas vezes, pois a primeira tem a função levantar os requisitos gerais, como é feito para todos os sistemas/softwares. Todavia, como alguns dos componentes serão reaproveitados de versões anteriores ou de outros sofwares, é feita uma reanalise dos requisitos, onde, baseado nos componentes que podem ser reusados, é decidido o que deve e o que não deve ser implementado para o novo software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com