TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO DO WINDOWS

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TURMA 2015

MARIA SOLANGE PINTO CARDOSO

                

RECURSOS DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO DO WINDOWS

        

 

TOMÉ-AÇU – PA

2016

MARIA SOLANGE PINTO CARDOSO

                

RECURSOS DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO DO WINDOWS

Trabalho escrito relacionado à disciplina de Informática como requisito de avaliação do curso de bacharelado em Ciências Contábeis turma 2015.

Prof. MsC. Fabrício Noura Gomes.

TOMÉ-AÇU – PA

2016

SUMÁRIO

1 -

INTRODUÇÃO

04

2 -

AMEAÇAS EXISTENTES AO SISTEMA WINDOWS

05

3 -

FERRAMENTAS DE SEGURANÇA DO WINDOWS

05

3.1 -

Windows Update

06

3.2 -

Backup

06

3.3 -

Windows Defender

07

3.4 -

Firewall do Windows

07

4 -

CONSIDERÇÕES FINAIS

08

REFERÊNCIAS

09

        

1 – INTRODUÇÃO

A utilização de redes de computadores e Sistemas Operacionais (S.O) tornou-se algo indispensável para a produção, propagação e armazenamento de dados, principalmente em ambientes profissionais. Desta forma, surge a necessidade de se obter ferramentas que proporcionem segurança e proteção para impedir invasões externas que podem colocar em risco a integridade e o sigilo das informações produzidas.

Dentre os Sistemas Operacionais existentes, destaca-se o Windows da Microsoft por estar instalado na grande maioria dos computadores de todo o mundo, o que indica a preferência mundial por este. Entretanto, no que tange à segurança, é descartado por muitos profissionais de TI (Tecnologia da Informação), pois, quanto mais popular, mais aplicativos e ferramentas estarão à disposição dos usuários, tornando-o mais atrativo para invasores mal intencionados (OLIVEIRA, 2011).

Atualmente existe uma gama de softwares e programas que se aproveitam das vulnerabilidades dos sistemas e redes para fins indesejáveis, como o roubo de senhas e dinheiro, interceptação de informações, modificações no sistema, apagar dados críticos, fornecer acesso ao invasor, entre outros (NASCIMENTO, 2011).

Entretanto, para impedir esses ataques externos a Microsoft oferece ferramentas integradas ao sistema Windows que auxiliam na proteção dos computadores e usuários, embora alguns aplicativos e softwares contra vírus, malwares e spywares precisem ser instalados no computador.

Contudo, segundo Silva e Lima (2009) “a falta de informação, na maioria das vezes, é a maior inimiga do usuário do computador”, isso se deve ao fato de que o usuário é o principal responsável pela proteção dos dados e informações por ele armazenadas, e acaba sendo também o principal facilitador das invasões, seja em seu PC pessoal ou empresarial.

Portanto, o presente trabalho realizado através de pesquisas bibliográficas e em sites, aborda algumas das diversas ameaças, como também algumas ferramentas de defesa do Sistema Windows, objetivando proporcionar a obtenção e/ou ampliação dos conhecimentos relacionados à segurança da informação e consequentemente auxiliar na prevenção e combate aos ataques virtuais que podem interferir nos procedimentos padrões.

2 - AMEAÇAS EXISTENTES AO SISTEMA WINDOWS

O Sistema Operacional Windows da empresa Microsoft é o mais utilizado mundialmente e como todo SO, apresenta vulnerabilidades, com isso, o número de invasores que se aproveitam das falhas para efetuar ataques vem crescendo a cada dia mais, se tornando uma grande preocupação para as empresas que armazenam diariamente um grande volume de informações sigilosas, de clientes e/ou da própria instituição, entre outros.

Corroborando, Massud (2005) introduz sua pesquisa afirmando que:

Ataques a dispositivos conectados em rede constituem um dos principais problemas relacionados à confidencialidade das informações sensíveis e ao correto funcionamento dos sistemas de computação. Apesar da disponibilidade de ferramentas e de procedimentos que dificultam ou evitam a ocorrência de incidentes de segurança, dispositivos de rede são atacados com sucesso utilizando-se estratégias aplicadas em eventos anteriores.

Dentre os tipos diferentes de ameaças existentes, encontramos os malwares, vírus e spywares. Sobre o primeiro Botacin (2014) afirma que “Esses programas, genericamente chamados de malware, subvertem a operação legítima de um sistema computacional de modo a violar sua integridade, confidencialidade ou disponibilidade”. Um exemplo de malware é o Cavalo de Tróia, que se instala no computador e cria uma porta para possíveis invasões e geralmente vem anexado a um e-mail ou encontra-se acessível em algum site na internet.

Porém, a ameaça ao Sistema Windows mais conhecida entre os usuários de computadores e internet é o vírus (faz parte dos malwares), definido como um programa que invade outros programas e infecta-os causando algum tipo de dano ao computador e prejudica o funcionamento do sistema operacional danificando ou alterando suas funcionalidades, como: inserir cópias de código de duplicação automática e apagar arquivos críticos, etc (XAVIER, 2008).

Em relação aos spywares, são definidos como programas espiões cuja função é coletar informações das atividades exercidas em um computador. Entretanto, nem todos os spywares são malignos, os que não são prejudiciais apenas são instalados após a permissão do usuário e os prejudiciais instalam-se sem que o usuário os perceba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com