TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSO DE RH

Projeto de pesquisa: RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSO DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 13

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

VERESLANDY ARAÚJO DE CASTRO

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSO DE RH

Araguaína

2014

VERESLANDY ARAÚJO DE CASTRO

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSO DE RH

Trabalho apresentado ao Curso Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Auditoria e Consultoria em Recursos Humanos; Legislação e Práticas Trabalhistas; Recrutamento e Seleção; Seminário III.

Profº. Rinaldo Lima; Jossan Batistute; Vania Machado; Cláudia Cardoso M. Napoli; Ana Céli Pavão.

Araguaína

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH 04

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

O planejamento faz parte de qualquer processo e toda organização precisa de um modelo estratégico que norteie e impulsione ao desenvolvimento, a competitividade, e garanta ao negócio a prosperidade de forma sustentável e contínua. Este é o principal objetivo para o RH, que traz um diferencial competitivo para as empresas que adotam tal planejamento, e que sabem gerir pessoas, agir estrategicamente, mensurar resultados e dá apoio e subsídios para o alinhamento dos objetivos da organização às práticas adotadas.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do planejamento dos processos de RH nas organizações e investigar seu papel estratégico como coadjuvante no sucesso das empresas. Alinhado à isso será demonstrado a integração do RH ao negócio bem como seus respectivos resultados. Entretanto, para que isso seja viável, o setor de RH necessita conhecer a empresa, saber seus objetivos, sobretudo contratar profissionais e guiá-los para que possam colaborar com as metas a serem alcançadas.

Portanto, o principal objetivo do trabalho será promover a interdisciplinaridade acerca dos conteúdos estudados, como Auditoria e Consultoria, Legislação e Práticas Trabalhistas e Recrutamento e Seleção. Apresentando os processos que as organizações executarão de modo que esses meios se tornem relevantes e responsáveis pelo funcionamento e equilíbrio do negócio, almejando assim um desempenho significativo e obtendo resultados satisfatórios.

2 RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

As organizações têm ganhado, frente aos avanços tecnológicos e os impactos econômicos, significativo espaço na sociedade contemporânea. Houve, inclusive, uma otimização nas relações humanas de trabalho que passou a ter sua devida importância no cenário global. Fato esse que tem contribuído expressivamente com as transformações empresariais, ampliando as exigências não somente para a organização, sobretudo aos seus colaboradores.

Essas exigências requerem dos profissionais competências primordiais para a execução de quaisquer atividades básica no âmbito empresarial. Tais como responsabilidade e comprometimento com o trabalho, sobretudo a capacidade de saber trabalhar em equipe, desenvolver boas relações, procurar sempre o aprimoramento, visando maior participação, criatividade e iniciativa, para preencher as lacunas de competências exigidas e contribuir com a produtividade e o desenvolvimento da organização inerente ao seu crescimento profissional.

Nota-se que toda e qualquer organização necessita do bom desempenho de seus colaboradores para obtenção de resultados positivos. Por isso que a previsão de recursos humanos é de suma importância, visto que não esta condicionada apenas à contratação, mas na necessidade de avaliar a força de trabalho e a interação no âmbito organizacional. Em outras linhas a importância não esta na quantidade de colaboradores necessários e sim de que tipo de funcionários a empresa exige para desempenhar com sucesso suas atividades.

Stoner e Feeman (1994, p. 276) afirmam:

O planejamento de recursos humanos, projetado para assegurar que as necessidades de pessoal sejam constante e adequadamente atendidas, é realizado através da análise de fatores internos, como necessidade de qualificações, vagas, expansão e redução departamentais atuais ou esperadas e fatores no ambiente externo, como o mercado de mão-de-obra.

É imprescindível que o RH estabeleça bases voltadas, sobretudo às crenças e valores adotados pela organização, que ainda integrem os processos por meio de métodos que façam bom aproveitamento de atividades e obtenção de resultados.

Por isso há uma relação entre o modelo de gestão aplicado a empresa e a contratação de pessoas condicionadas por fatores internos e externos. Entre eles destaca-se, a tecnologia aplicada, produtos e/ou serviços prestados, cultura e estrutura organizacional, como fatores internos. Considerando ainda a legislação trabalhista, a atuação do Estado e demais agentes que estão inerentes a essas relações, inclusive a cultura da sociedade a qual a organização esta inserida, são exemplos de fatores externos.

Diante do exposto, há a necessidade de um planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com