TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Do RH

Monografias: Planejamento Do RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO MERCADO DETRABALHO 4

2.1.1 Tipos de recrutamento e seleção de pessoas.....................................................4

2.1.1.1 Processo de entrevista na seleção e recrutamento de pessoas.....................6

2.1.1.1.2 Processo de planejamento de uma auditoria...8

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Vivemos em uma época com uma constante mudança nas organizações de trabalho, a tecnologia com técnicas para o desenvolvimento nas organizações e na economia mundial.

É nesse contexto de mudança, que as organizações atuam com o recrutamento e seleção de pessoas, pois delas resultará a contratação dos melhores e mais adequados profissionais para atuar nas empresas. Portanto esses profissionais precisam buscar conhecimento para desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais. Nesse contexto veremos também conceitos iniciais e necessários para o bom desempenho das rotinas trabalhistas, direitos e deveres um empregado nas organizações. Além de processo de auditoria de RH, que pode ser definida “Como a análise das políticas e práticas de pessoal de uma organização e avaliação do seu conceito atual seguida de sugestões de melhoria” (JOHN MEE apud CHIAVENATO, 2000). Assim a auditoria funciona como uma ferramenta de gestão, cujo objetivo é promover o controle e revisão das práticas de RH nos seus diversos sistemas, como verá a seguir.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Planejamento e desenvolvimento tecnológico no mercado de trabalho

O conceito de tecnologia está associado a materiais, ferramentas, técnicas e processos. Porém em termos econômicos, a tecnologia deve ser encarada como o conhecimento humano aplicado para ampliar a produção.

O fator tecnológico é imprescindível para a vitalidade da economia. A inovação tecnológica é responsável pelo rompimento ou aperfeiçoamento das técnicas e processos de produção.

A forte influencia da tecnologia na economia é representada pela melhoria da qualidade nas maquinas e equipamentos, elevando a produtividade da mão-de-obra empregada, e o crescimento do produto e do emprego, por meio do retorno do investimento, que estimulam a ação empresarial. Essa busca de inovação é uma variável constante para as empresas continuarem a crescer. Para que esse crescimento seja de qualidade, as empresas esperam dos profissionais, um perfil que envolve; comunicação, criatividade, flexibilidade, iniciativa, solução de conflito, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, autoconfiança e outras. A agilidade das empresas leva a necessidade de pessoas certas, por isso s empresas fazem uma seleção de pessoas, e as bases para essa previsão de pessoal são: Planos organizacionais, fatores externos, e rotação de pessoal.

Em algumas empresas depois de feita a seleção é feita mais dois processos; descrição de cargo que é quando se distribui cada ação ou tarefa que tem que ser realizada no cargo. E a análise de cargo que é ter informações da pessoa para saber se ela é e tem os requisitos necessários para ocupar o cargo. Esses dois processos são muito importantes, pois possibilita conhecer efetivamente os cargos, bem como padroniza a realização das atividades nas organizações.

2.1.1 Tipos de recrutamento e seleção de pessoas

Com relação, aos tipos de recrutamento, podemos destacar duas grandes fontes; interna e externa. O recrutamento interno é aquele que é realizado utilizando mão-de-obra de profissionais que já fazem parte da empresa, tem como vantagem; aproveitamento de potenciais já existentes, reconhecimento de pessoas, tem menos custos, e menor tempo de vaga em aberto. Por outro lado tem algumas desvantagens; deixa de ter novas ideias como também pode bloquear inovações e pode gerar acomodação entre os empregados. O recrutamento externo é um tipo menos econômico, mais demorado, e pode recrutar pessoas fora do perfil da empresa, a sua vantagem é que pode trazer pessoas com visões diferentes e inovações para a empresa. As desvantagens do recrutamento externo é que tem alto custo, é mais demorado, menos confiável e pode desestimular a equipe.

Devido ao avanço tecnológico da informação, a internet possibilitou grandes mudanças, tornando possível o método de recrutamento on-line, na qual possui maior probabilidade de sucesso e rapidez na escolha do candidato que melhor representa o perfil da vaga. Sua vantagem é a rapidez, o baixo custo e é também uma forma mais criativa. As desvantagens do recrutamento on-line podem gerar contratações inadequadas, por isso os contratos nas redes ainda são pouco efetivos. As empresas mesmo que pequenas deveria participar desses processos de recrutamento on-line, pois ajudaria no desenvolvimento da empresa.

Além dos tipos de recrutamento, as empresas utilizam algumas técnicas de seleção, as mais utilizadas são: Entrevista; procedimento que tem por base perguntas e respostas orais.

Análise curricular: documento que descreve as informações do candidato. Os dados que devem constar em um bom currículo são: dados pessoais, objetivo profissional, principais qualificações, trajetória profissional, formação escolar, reciclagem, idiomas, informática, e outras.

Testes: meios que são aplicados conforme a necessidade e característica da posição a ser preenchida. Os testes complementam as informações importantes que são impossíveis de transmitir por meio de um currículo ou de questionário. Os testes mais comuns são: testes psicológicos que têm o objetivo de avaliar o característico sócio emocional ou afetivo do candidato. Os testes de conhecimento são destinados para verificar o grau de conhecimento que o candidato tem sobre determinado assunto. Testes práticos têm por objetivo medir a capacidade do candidato em fazer parte do trabalho para qual deve ser contratado.

Jogos e Dinâmica: técnicas que exige relação entre pessoas, atividades desenvolvidas com o grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com