TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Rh

Trabalho Escolar: Planejamento De Rh. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO............................................................................................05

1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH............................................05

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO..............................................................06

2.1 MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH..............................................06

2.2 MODELO BASEADO NA PROCURA ESTIMADA DO PRODUTO........07

2.3 MODELO BASEADO NO FLUXO DE PESSAL......................................07

2.4 MODELO DE PLANEJAMENTO INTEGRADO.......................................07

3. FATORES QUE INTERVÉM NO PLANEJAMENTO DE RH.....................07

3.1 ABSENTEÍSMO........................................................................................07

3.2 ROTATIVIDADE.......................................................................................08

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................09

5. REFERÊNCIAS...........................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Considerando o cenário atual de muita competição e dinamismo, o sucesso das organizações será determinada pela sua capacidade de se adaptar a esse ambiente flexível, terá, portanto, que reavaliar, sempre, suas vantagens competitivas. Isso tem feito com que as empresas recorra a uma ferramenta, que atualmente é fundamental, a estratégia. Para Chiavenato (2004, p.70), “A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda”.

Planejar estrategicamente para determinar e assimilar as mudanças de cenário se tornou uma necessidade, porque orienta os possíveis caminhos a serem seguidos, pode, também, potencializar a empresa e neutralizar as ameaças. Porém, as estratégias organizacionais para terem sucesso devem levar em consideração os recursos humanos, até porque serão as pessoas que vão implanta-las.

1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH

O planejamento estratégico de RH refere-se de que maneira que a função de RH pode contribuir para que as empresas alcance seus objetivos define antecipadamente a força de trabalho os recursos para ações futuras, deve ser estruturado de acordo com a visão, missão e valores da empresa, pois faz parte de um objetivo mais amplo, de uma estratégia geral da empresa. As pessoas, também assume um papel fundamental devendo ter claros os objetivos e estar seguros de suas responsabilidades.

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Quando verificamos a velocidade com que as coisas mudam no mercado globalizado, suas transformações, muitas vezes inesperadas, suas evoluções, percebemos que para permanecer competitivo é preciso adquirir ferramentas capazes de responder aos constantes desafios. A estratégia organizacional é uma ferramenta primordial para que a empresa se desenvolva nesse ambiente.

Podemos definir estratégia como sendo o que a empresa decide fazer para atingir os objetivos. Wright, Kroll e Parnell (2000) conceituam estratégia como sendo os “planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização”. Segundo Oliveira (1997) a finalidade das estratégias empresariais é estabelecer quais serão os caminhos, que devem ser seguidos para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa.

Contribuindo com esta análise, Chiavenato (2002) considera que o planejamento estratégico relaciona-se com objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a empresa; envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade.

O planejamento estratégico de RH é, portanto, uma projeção de como a empresa vai utilizar de seus recursos humanos para atingir seus objetivos assim como ela planeja finanças, marketing, deve criar estratégias que serão utilizadas pelos recursos humanos.

É importante destacar que o planejamento estratégico de RH deve estar de acordo com planejamento e objetivos da empresa, deve ser, também, estruturado de acordo com a missão visão e valores da organização.

2.1 MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH

Existem diversos modelos de planejamento de RH. Veremos alguns.

2.2 PROCURA ESTIMADA DO PRODUTO

Este modelo se baseia na idéia de que a necessidade de pessoal é uma variável que depende da procura por um produto ou serviço. Essa relação é influenciada por vários fatores: tecnologia, produtividade, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros, etc

2.3 MODELO BASEADO NO FLUXO DE PESSOAL

Esse modelo analisa a quantidade de pessoas que deixaram a organização e as que foram promovidas e permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com