TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RFId - Identificador por Radio Freqüência

Por:   •  21/6/2015  •  Artigo  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 12

UM ESTUDO DO SISTEMA RFID

E SUA UTILIZAÇÃO NO MARCADO

Tiago Assunção Silva[1]

Pedro Julio Rizzoli[2]

Romário de Jesus Margon[3]

Resumo

Este artigo apresenta um estudo da tecnologia de Identificação por Radiofreqüência (Radio Frequency Identification - RFID) e sua utilização no marcado. A intenção do mercado de modo geral é automatizar os processos e proporcionar maior eficiência e confiabilidade na identificação de objetos, animais e pessoas, proporcionando mais rapidez à tarefa e diminuindo consideravelmente a ocorrência de erros humanos em relação ao controle manual. O RFID é uma tecnologia ainda em processo de evolução e adaptação, por isso esse artigo tem o objetivo de demonstra a sua praticidade, seu baixo custo de aquisição e suas vantagens e desvantagens en relação a outras tecnologias de identificação.

1. Introdução

O RFID é um sistema de identificação de objetos por meio de radio frequência, utilizado na construção de etiquetas eletrônicas. São estas etiquetas que permitem o controle de produtos em lojas, por exemplo, quando se tentar sair da loja sem pagar e um alarme é acionado.

Mesmo a tecnologia RFID não sendo uma verdadeira novidade pois é datada da Segunda Guerra como sera mostrado no artigo, apenas aparti de 2003 ela tem se popularizado, tido avansos significativos com o desenvolvimento da eletrônica e a reduçãodos seus custos graças a criação de protocolos.

No segundo capítulo haverá uma apresentação do RFID e um pouco de sua historia. No terceiro capítulo será abordado seu funcionamento, suas características, categorias e sistemas de frequências em que opera. No quarto capitulo abordaremos um pouco da segurança do RFID. No quinto capítulo serão destacadas as principais vantagens e desvantagens do uso do RFID. No sexto capítulo serão apontadas as áreas em que o RFID pode atuar. O sétimo capítulo fará uma análise conclusiva a respeito da tecnologia RFID.

Esse artigo utilizou como meio de pesquisa bibliotecas virtuais de faculdades e universidades como UFRJ, UNICAMP e USP, sites de revistas que publiquem artigos científicos. Ao pesquisar nestas revistas eletrônicas e nessas bibliotecas virtuais foi necessários averiguar se as teses, dissertações e artigos realmente tratavam do tema desejado. Muitoas dissertações e teses tratavam do RFID, mas de uma maneira bem específica falando somente de antenas, frequências, etc, o que não é o objetivo desse artigo, já q o mesmo deseja abordar o RFID de uma maneira mais ampla, nessas teses e dissertações foi analisada partes do documento que pudessem contribuir com este artigo.

2. Identificação por Radiofrequência – RFID

2.1 Origens do RFID

O primeiro uso do RFID como é usado atualmente é datado da Segunda Guerra Mundial, os militares utilizavam radares como forma de identificar com antecedência a chegada de um avião, mas havia um problema, o radar não conseguia distinguir aviões aliados de inimigos.

Os alemães descobriram casualmente que ao girar os aviões em torno de seu próprio eixo a onde do radar refletiria de forma diferente da normal. Com isso seus pilotos executavam essa manobra ao se aproximar da base para fazer a distinção de aliados e inimigos no radar. Essa técnica é considerada o primeiro sistema passivo de identificação por radio frequência.

Os ingleses posteriormente conseguiram desenvolver uma tecnologia de identificação batizada de IFF (Identify Friend or Foe). O IFF consistia em um transponder que era instalado em cada avião, quando o transponder recebia sinais da estação de radar, ele emitia um sinal que o identificava como Friend (amigo) ou Foe (inimigo). Esse foi o primeiro sistema ativo de identificação por radio frequência.

3. Funcionamento da tecnologia

Quando uma etiqueta entra no raio de leitura de um leitor, o leitor solicita à etiqueta que ela envie as informações contidas nela. Ao recebe essas informações da etiqueta o leitor repassa para o controlador. Com isso o controlador pode executar diversas ações com essas informações, como por exemplo, em uma loja avisar se o estoque estiver baixo.

3.1 Do que são compostos os sistemas RFID

O Sistema RFID é composto por vários componentes que permitem a identificação de objetos. São eles: etiqueta eletrônica, leitor, servidor e softwares, sistema de comunicação.

3.1.1 Etiquetas eletrônicas

Onde as informações do produto são armazenadas. Podem ser divididas em dois tipos:

  • Passivas: As passivas não possuem bateria interna, elas precisam ser alimentadas pelo leitor por meio de ondas eletromagnéticas. Tendo um alcance de 3m a 5m. Possuem vida útil ilimitada e não necessitam de manutenção. São as mais utilizadas, pois o custo de produção é baixo, essas etiquetas podem custar US$0,22.
  • Ativas: Possuem bateria interna possibilitando a modificação dos dados contidos nelas, tem uma vida útil limitada, em média 10 anos. Por possuírem bateria própria elas enviam sinais a distancias bem maiores, com alcance de entre 20m a 100m.

3.1.2 Leitor

São as antenas que leem ou gravam informação nas etiquetas. Possuem tamanhos variados podendo ser desde um leitor de mão até grandes portais. Os leitores conseguem se comunicar entre si alem de poderem se comunicar com até 1000 etiquetas por segundo.

3.1.3 Servidor e softwares ou controlador

Os servidores armazenam os dados lidos ou gravados, são softwares que gerenciam as informações das etiquetas, eles emitem relatórios de acordo com as informações.

3.1.4 Sistema de comunicação

É o que faz a conexão entre os leitores e os servidores/softwares, pode se usar de quaisquer meios de comunicação, como fibra ótica, Wi-Fi e outros meios de comunicação.

3.3 Funcionamentos das etiquetas

O funcionamento de uma etiqueta é atravez de indução de um campo eletromagnetico em um circuito ressonante. Uma antena gera uma onda eletromagnetica que atinge o circuito ressonante. O circutio ressonante gera uma alteração na onda eletromagnetica que é lida pelo leitor, essas alterações nas ondas eletromagneticas teêm informações da etiqueta. Os circuitos das etiquetas são ecapsulados e soldados na parte fisica da antena, isso posssibilita a resposta da etiqueta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (644 Kb)   docx (457.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com