TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

COMPREENDER O SIGNIFICADO

DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO

Grupos de Trabalho é um conjunto de pessoas que possui um objetivo comum para a realização de tarefas em que todos estão unidos na busca do mesmo objetivo.

O estágio da Formação é uma fase inicial em que as pessoas procuram saber informações umas das outras, quem são, de onde veio, o que sabem, o que pensam, é um estágio mais de busca de informação do que propriamente de cometimento ao grupo

Tempestade que corresponde a uma fase adolescente e como toda a adolescência, esta fase é conturbada. O grupo torna-se resistente à configuração das atividades e à influência das vontades dominadoras, questionando-se com frequência quem deve ser o líder para assumir a posição de autoridade e estabelecendo prioridades e começa a construir a sua própria identidade.

Normalização ultrapassando a barreira da confusão e resolvidos os problemas de poder e de controle, o grupo torna-se uma equipe de trabalho, em que as alianças e os vínculos fortes vão ocorrendo à medida que se resolvem sucessivamente os conflitos e as diferenças de opinião.

Execução que se revela como uma fase de maior produção os membros do grupo passam a trabalhar melhor juntos e reconhecem o seu trabalho como o tempo suficiente para saberem como se auxiliar uns aos outros na obtenção de melhores resultados. Pode-se dizer que o grupo passa por uma fase energética as pessoas sentem prazer em pertencer ao grupo e sentem-se competentes e satisfeitas.

Chegando ao fim dos trabalhos entra-se no estágio de Encerramento quando o grupo atinge a fase em que o foco está voltado para a própria finalização das interações conjuntas. É aqui que, por vezes, ocorre a repetição de comportamentos de fases anteriores o mau humor, os conflitos, todos estes sentimentos podem voltar à superfície. O grupo que se está a dissolver precisa de encontrar meios de marcar a sua dissolução como festas, reflexões sobre o que foi vivido, são mecanismos de amortecer este ponto final. A tarefa do líder neste momento é a de ajudar as pessoas a dissolver o grupo.

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.

Já Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingimento dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe.

• No trabalho em grupo o culpado é sempre fácil de apontar.

• No trabalho em equipe não existem culpados, mas o time como um todo falhou.

• No trabalho em grupo o foco é na tarefa.

• No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com