TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede de Computadores

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUCAO

Onde a tecnologia vai parar? Então... Ela não vai parar, devido diversas formas de nos conectarmos que acabam facilitando nossas vidas. Com o avanço da comunicação, a forma com que os sistemas computacionais operavam foi totalmente modificada, a visão que os usuários tinham sobre os grandes centros de computação, em que os trabalhos eram levados para serem processados, tornou-se obsoleta, sendo substituídos pelas redes de computadores. Agora, os trabalhos são processados por um grande número de computadores separados fisicamente e totalmente interligados.

Quem diria que chegaríamos onde estamos hoje? Nos primórdios tecnológicos era muito difícil alguém ter acesso a um computador, nas universidades, e empresas haviam um ou dois, no máximo, mas sem nenhuma ligação entre eles, totalmente desconectados. Na maioria dos casos em que as empresas implantam em sua estrutura uma rede de computadores, elas sempre obtêm economia com o compartilhamento de recursos. Como exemplo, imagine a situação em que existem várias impressoras individuais, sendo estas substituídas por uma única impressora de grande porte, com essa troca, a manutenção é facilitada, permite o acesso de um número maior de usuários, além de possibilitar o controle do número de impressões.

Antigamente, a conexão entre os computadores compartilhados era muito curta, conhecidas como rede local, observou-se então que era necessário aumentar a distância entre eles devido a necessidade de compartilhamento de dados, então foram desenvolvidas diversas formas de conectarem essas máquinas entre si.

A internet também é um meio de comunicação em massa, e pode conectar muitas redes de computadores sem que seja necessário um fio ou cabo, assim, possibilitando uma acessibilidade melhor, e uma locomoção ampla aos usuários que compartilham desse recurso. E ao que tudo indica a tecnologia só tem a evoluir. Hoje, não é preciso estar em casa para enviar e-mails, basta ter um smartphone ou um tablet com acesso à internet. Facilitando ainda mais a conexão com o mundo.

         

Fundamentos da comunicação de dados em rede

Atualmente, as empresas possuem um grande número de computadores para desempenhar os mais diversos tipos de aplicações, como monitoramento, controle de produção e estoque, geração de planilhas e etc. Inicialmente, cada processo era feito de modo isolado, não existia nenhuma forma de ligação e troca de informações e compartilhamento de recursos. Foi observado então, que com a interligação desses computadores espalhados pelas empresas, era possível comunicar os mais diversos sistemas, além de compartilhar recursos como impressoras, arquivos e drives, o que permite que todos os usuários da rede utilizem esses recursos.

Tão importante quanto o compartilhamento de recursos é o compartilhamento de informações. As grandes instituições possuem filiais espalhadas por regiões diferentes e precisam acessar informações que são comuns a todas, como registro de clientes, estoque de produtos, pedidos, etc. O fato de os usuários estarem em países diferentes, não impede que eles acessem esses dados como se eles estivessem armazenados em seu computador local. Para permitir esta facilidade de acesso, são utilizados servidores de grande porte para o armazenamento de informações e os usuários, com suas estações de trabalho, acessam esses dados remotamente. Essa comunicação entre computadores clientes e servidores é feita através das redes de computadores.

Outra categoria de utilização de redes de computadores é a comunicação entre os usuários, comandada principalmente pelo e-mail que já faz parte do dia-a-dia das pessoas e é utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo. A troca de mensagens instantâneas como Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram virou uma febre entre os jovens, as salas de bate-papo são muito visitadas por pessoas que desejam discutir assuntos em comum. Essa interatividade entre os usuários, proporcionada pela grande rede de computadores é que faz da internet um sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com