TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede de Computadores

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  4.381 Palavras (18 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Anhanguera Passo Fundo (RS)

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Redes de Computadores

Alcides Luís Weber Borges – RA 6814009195

Passo Fundo, Abril de 2015.

  1. Histórico da Empresa do Projeto de Redes de Computadores

  1. Histórico da Empresa:

A empresa W.B Financeira S/A na qual será implantado o projeto de redes de computadores tem como ramo de atuação os serviços financeiros. Surge com uma boa expectativa, já que durante dois anos seus serviços e modos de atuação foram planejados ao máximo para evitar erros. A instituição possui cinco (5) departamentos e um total de quarenta (40) funcionários.

  1. Objetivos do Projeto:

O objetivo do projeto é desenvolver uma rede de dispositivos (Computadores e Impressoras) totalmente integrada entre os cinco departamentos. Um servidor gerenciará a utilização da internet, Switch´s e Roteadores completaram o projeto. O prédio onde a organização se instalará conta com toda a infraestrutura para iniciar a implementação. Nas plantas desenvolvidas por nossa empresa utilizaremos a nomenclatura sequencial para caracterizar os departamentos, portanto serão: Diretoria, Departamento Contábil, Departamento Comercial, Departamento de Tecnologia da Informação, Departamento de RH. Os nós da rede serão colocados seus nomes reais e suas devidas funções.

O projeto será desenvolvido sequencialmente respeitando as etapas, com isso, as primeiras plantas serão mais simples e ganharão “corpo” com o decorrer dos relatórios.

  1. Esboço do Projeto de Redes de Computadores:

Etapa Dois (2):

Relatório Dois (2): Estrutura Lógica do Sistema de Redes de

 Computadores do projeto

Topologia do Sistema de Redes de Computadores:

Basicamente existem três tipos de Topologias mais difundidas no mercado, são elas: Barramento, Estrela e Anel. Cada uma possui suas características, as quais permitem que os administradores de redes façam a escolha de uma delas para a melhor adaptação a infraestrutura do local de implementação.

Topologia Barramento:

Essa é a topologia mais antiga e possui algumas características únicas que a diferenciam das demais. A sua implementação é a mais barata possível já que a mesma utiliza-se de um único cabo coaxial e de terminadores em formato de “T” para liga os cabos aos computadores.

[pic 2]

Fonte: Site: http://computernetworks.spaceblog.com.br/1058541/Topologia-Barramento/

Como todos os computadores compartilham o mesmo cabo, cada vez que é transmitido um bit de um dos computadores os demais devem aguardar na fila a sua vez de transmitir, esse processo caracteriza a lentidão que pode ocorrer em uma rede como essa. Também acontece um problema de manutenção, pois cada vez que um dos nós parar, independentemente do motivo, a rede inteira deixa de receber ou transmitir. Mais um ponto negativo desta topologia é a velocidade máxima atingida pelo cabo coaxial que limita-se a dez (10) Mbps (Mega bits por segundo), transmissão muito limitada para os dias atuais, principalmente no meio empresarial.

“Esta é a topologia física utilizada pelas redes Ethernet 10Base2, que utilizam cabos coaxiais. Neste tipo de rede um PC é ligado ao outro, usando vários segmentos de cabos e conectores T, que possuem o mesmo formato da letra, onde uma ponta é ligada na placa de rede e as outras duas são ligadas às estações vizinhas. Nas duas extremidades da rede temos terminadores, que absorvem os sinais, evitando que eles retornem na forma de interferência.

Os dados são transmitidos para todos os PCs conectados, mas apenas o destinatário correto lê os pacotes dados. Também existem uma boa flexibilidade, já que para adicionar mais PCs é necessário apenas liga-los aos já existentes e o custo é baixo, já que não é necessário utilizar hubs. Apesar disso, as redes 10Base2 entraram em desuso, pois a velocidade ficou estacionada nos 10 megabits e os conectores são muito susceptíveis a mal contatos e outros problemas difíceis de isolar.” (Carlos E. Morimoto, Topologia Barramento, disponível em: http://www.hardware.com.br/termos/topologia-de-barramento; dia 25/03/15 às 14:18 hs).

Topologia Estrela:

É a topologia do momento. Os nós são conectados a um equipamento central que fica com a responsabilidade da comunicação entre eles. Seus benefícios em comparação a Topologia Barramento são inúmeros.

“A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede”. (Daniel Paulino, Topologia De Redes, disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/2254/topologia_de_redes_vantagens_e_desvantagens, acesso realizado em 26/03/15 às 01:24 hs).

[pic 3]

Fonte: http://topologiaemestrela.blogspot.com.br/

A vasão de dados, agora, chega a dez (10) Gbps (Giga bits por segundo), elevando muito em comparação com à anterior. O cabeamento é do tipo par trançado, os cabos UTP – Cat 5e, substituindo o cabo coaxial. A manutenção da rede local também fica muito mais fácil e um problema de funcionamento de um dos nós não impede o desenvolvimento natural rede. Seu “único” defeito fica para o aumento de custos em comparação a Topologia Barramento.

Topologia Anel:

Criada pela IBM em 1985, essa rede possui algumas características boas e outras ruins comparando-a com a Topologia Estrela que domina o mercado de redes locais.

Nesta rede os computadores ficam dispostos em círculos, sem um centralizador que controla a comunicação. Na verdade, o computador da vez, aquele que está realizando a ação, possui uma espécie de passe, que é um pacote de dados mínimo (token), o qual permite que o computador comunique-se com qualquer outro pertencente ao anel. Após a utilização do passe, o computador passa a vez para o próximo a se comunicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (710.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com