TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Computadores

Por:   •  9/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios

1. Defina mídia de transporte.

A mídia de Transporte corresponde ao meio físico empregado para a transmissão das mensagens, a mídia afeta diretamente os outros componentes de um sistema de comunicação.

2. Defina as técnicas de codificação e modulação dos sinais.

        

São utilizadas para converter um sinal digital para um sinal analógico. Essa onda analógica, quando atinge o destino, é desmodulada para um sinal digital, para que possa ser compreendida pela estação de destino.

3. Quais são as técnicas de modulação? Defina-as.

ASK: Modulação por amplitude: Neste tipo, a onde portadora é modulada em amplitude de acordo com o sinal a ser transmitido. A amplitude da portadora de modifica conforme o sinal modulado, podendo adotar dois níveis de amplitude.

FSK: Modulação por frequência: A portadora é modulada em frequência de acordo com o sinal a ser transmitido. A frequência da portadora modifica-se de acordo com o sinal modulado.

PSK: Modulação por fase: A portadora é modulada por alternância de fase conforme o sinal a ser transmitido. A fase da portadora modifica-se de acordo com o sinal modulado.

PCM: Modulação por código de pulso: Cada amostra de sinal a ser transmitido é codificada em pulsos digitais com diferentes níveis de amplitude. Os pulsos são conhecidos como PAM, entretanto existe um espaço entre os pulsos que permite ao receptor da mensagem executar o processo inverso e obter o sinal transmitido. Esse mecanismo, por possuir diversos níveis de amplitude, facilita que os pulsos sejam regenerados durante a transmissão, minimizando alguns efeitos que prejudicam o sinal na transmissão, como a atenuação e o ruído.


4. O que são e como trabalham os protocolos de comunicação?

São regras e procedimentos utilizados no sistema de comunicação para permitir a troca de informação entre eles. Um protocolo de comunicação em geral sinaliza uma etapa em que será estabelecida uma conexão, onde ocorre a troca ordenada das mensagens e quando termina, existe o envio da mensagem, liberando o sistema de comunicação para que outras mensagens sejam enviadas.

5. Defina equipamento de acesso à mídia de transporte.

É um dos principais componentes do sistema de comunicação. Sua função é a implementação dos protocolos de comunicação. A troca de mensagens e a codificação e decodificação dos sinais ficam por conta desse equipamento. Em uma rede local do tipo barramento, o equipamento de acesso à mídia de transporte, ou seja, ao cabo, é uma placa adaptadora de rede, enquanto em uma rede de longa distância baseada em fibra óptica, o roteador pode ser o equipamento que desempenha esse importante papel. A transmissão em um sistema de comunicação pode ocorrer em duas formas: analógica e digital.

6. Descreva o funcionamento das transmissões analógicas e digitais.

A transmissão analógica envia a mensagem gerando ondas elétricas ou eletromagnéticas que possuem variação na amplitude do sinal, na frequência e na fase, de acordo com o tipo de modulação utilizado com variação de amplitude.

A transmissão digital é baseada no envio pelo canal de sinais digitais com um nível finito de amplitude, geralmente dois: 0 ou 1. No caso da utilização de um cabo como meio de transmissão, os dois são níveis de tensão diretos. Esse tipo de transmissão é comum em sistemas de transmissão de dados.


7. Pesquise a respeito de modulação e codificação de sinais (cite as fontes pesquisadas).

Modulação

A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transdutor, não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão. Consequentemente, uma onda portadora cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão, é modificada para representar a mensagem a ser enviada. A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal modulante), e pode incluir também uma codificação.

É interessante notar que muitas formas não elétricas de comunicação, também envolvem um processo de modulação, como a fala por exemplo. Quando uma pessoa fala, os movimentos da boca são realizados a taxas de frequências baixas, da ordem de 10 Hertz , não podendo a esta frequência produzir ondas acústicas propagáveis. A transmissão da voz através do ar é conseguida pela geração de tons portadores de alta frequência nas cordas vocais, modulando estes tons com as ações musculares da cavidade bucal. O que o ouvido interpreta como fala é, portanto, uma onda acústica modulada, similar, em muitos aspectos, a uma onda elétrica modulada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com