TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Computadores

Por:   •  1/6/2015  •  Artigo  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

REDES DE COMPUTADORES: CAMADA DE APLICAÇÃO DO MODELO TCP/IP

Engenharia de Computação

Resumo

Apresentação breve do conceito e funcionamento da camada de aplicação do modelo TCP/IP, a qual é a camada que contém todos os protocolos de alto nível do modelo.

Palavras-chave: Camada de aplicação, redes de computadores, TCP/IP, Protocolos, Funções.

1. Introdução

Este artigo busca transmitir um pouco de conhecimento sobre a camada de aplicação do modelo TCP/IP, descrevendo suas características, também demonstrando alguns de seus protocolos, funções e aplicações.

2. Definição

A camada de aplicação é mais próxima do usuário no modelo TCP/IP, ela trata de protocolos de alto nível fazendo a comunicação entre os aplicativos e os protocolos. Quando um programa deseja fazer alguma determinada função em rede ele manda um pedido para a camada de aplicação e esta atende, definindo o protocolo correspondente. Ela faz a comunicação com a camada de transporte através de uma porta numerada, a qual aplicações podem usar sempre a mesma porta facilitando assim a rapidez com que os dados serão tradados, já que é uma porta pré-definida pelo software então é possível saber o tipo de arquivos a serem transportados facilitando assim o tratamento dos dados.

ImagemImagem

(Imagem 1.1) (Imagem 1.2)

(Imagem 1.1 e 1.2 exemplos do funcionamento da camada)

3. Utilização da camada de aplicação do TCP/IP

Quando uma tarefa é executada em rede, e deve ser enviada ou interpretada pelo usuário final é feito o uso da camada de aplicação graças a isso ela é usada em inúmeros processos desde os mais simples como navegar em um site ou mandar e-mails até tarefas mais complexas como jogos, entre muitas outras funções, sendo assim, é uma camada muito versátil e que está sempre recebendo novos protocolos, possuindo assim usos incontáveis quando se trata de aplicações em rede ligadas ao usuário.

4. Protocolos

HTTP: (Hypertext Transfer Protocol) utiliza a porta 80 é responsável pela ligação de recursos da WWW (World Wide Web). Utilizado para trafegar na web.

DNS: (Domain Name Server), Usado para identificar os domínios com nomes ex: (www.google.com), facilitando a memorização para consultas por parte do usuário. Utiliza a porta 53 TCP e UDP.

FTP: (File Transfer Protocol), usado para transferência de arquivos entre servidores, seja por linha de comando ou por algum programa ex: Filezilla. Utiliza a porta 21 TCP para troca de mensagens e comandos e a porta 20 para a transferência de arquivos.

POP3: (Post Office Protocol) Usado no recebimento de e-mails, geralmente utiliza a porta 110 TCP.  

Telnet: (Telecommunications Network) Usados para emular terminal, é utilizado para fazer o controle remoto em outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com