TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Computadores

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO


A Tecnologia da Informação está presente no dia a dia das pessoas, e também nas organizações empresariais, o que torna uma ferramenta eficiente e eficaz na tomada de decisões e estabelece um diferencial no mercado tão competitivo. Devido ao crescente avanço tecnológico das informações é necessário que as empresas tenham capacidade de percepção para se modernizar e se adequar as constantes mudanças.
Neste contexto será demonstrada para a Empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda a importância da Tecnologia da Informação e com objetivo específico aplicar recursos e alternativas tecnológicas disponíveis para que todos os meios de comunicação entre os setores da empresa obtenha o máximo de sua capacidade de transmissão.
No que tange a estrutura física de redes de computadores da empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda esse projeto estabeleceu normas e parâmetros para que os recursos disponíveis implementados, como equipamentos, cabeamento, softwares instalados, sistema de gestão estivessem em conformidade com as necessidades e recursos financeiros da empresa em questão.

2. INFRAESTRUTURA DE REDE


A interligação de um ou mais computadores através de equipamentos específicos, com objetivos de promover o compartilhamento de dados, recursos tecnológicos e sistemas formam uma estrutura denominada rede de computadores.
A construção das Redes obedece uma série de critérios e padronizações de acordo com as características especificas da estrutura proposta, considerando, entre outros elementos espaço físico, o meio e o tipo de transmissão, bem como os protocolos utilizados para tanto.
Logoabaixo serão apresentadas as características de infraestrutura da Rede de Computadores da empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda e sua respectiva classificação.


2.1 Classificação da Rede


Com base na infraestrutura da tecnologia da informação, implementada para a empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda, considerando suas características físicas e a estrutura de dados compartilhada, tem-se a classificação de Rede de Computadores como:
Transmissão de dados: duplex, conforme diagrama abaixo:


Abrangência: LAN – Local área Network (Rede de área local), conforme apresentada na figura 2.2:

Modelo computacional: computação distribuída, modelo cliente/servidor, protocolo TCP/IP, conforme figura 2.3:



Comutação: pacotes, com divisão dos dados em datagramas, quadros ou células, sem utilização de caminho fixo, sendo este definido pelo roteador;
Garantia de entrega de dados: orientada a conexão, através do protocolo TCP/IP, na qual o transmissor envia o pedido de conexão ao receptor, posteriormente encaminha o pacote e o receptor envia a confirmação do recebimento;
Previsibilidade de funcionamento: determinística, com a probabilidade de tempo de entrega de pacotes conhecida;
Topologia: estrela, conforme figura 2.4;




2.2. Cabeamento Estruturado


Definidas as características da rede apresentadas na classificação anterior, torna-se se possível o estabelecimento dos componentes do cabeamento estruturado, que seguirá o padrão dos seis subsistemas apresentados a seguir, definidos e distribuídos tendo como base a planta da rede, disposta na figura 2.5


i) Subsistema 1, entrada do prédio:Está disponível todos os equipamentos importantes e responsáveis em manter e distribuir todos os dados da empresa, e também a comunicação com a internet para todas os setores e departamentos da empresa.

ii) Subsistema 2, sala de equipamentos: A sala de equipamentos da empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda contêm um rack que armazena os equipamentos essenciais para a comunicação entre a infraestrutura da rede. Está posicionado no rack o Servidor de arquivos, o Switch utilizado para fazer a comunicação entre as estações de trabalho, um Roteador para distribuir a rede wireless e a internet wireless.
iii) Subsistema 3, sala de telecomunicação: Já está posicionado na sala de equipamentos os dispositivos de comunicações que interligam o backbone aos micros da rede.

iv) Subsistema 4, cabeamento vertical: Conjunto de cabos permanente (Backbone) primários, que interliga a sala de do prédio com a sala de equipamentos da empresa.

v) Subsistema 5, cabeamento horizontal: Conjunto de cabos permanente secundários que interliga na sala de equipamentos com as tomadas de rede instalada em todos os setores e departamento da empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda.

vi) Subsistema 6, componentes da área de trabalho: Ponto final do cabeamento, ou seja componentes importantes que fazem a conexão com os equipamentos à rede, como: Switch, Roteador e Cabos de rede.


2.3 Resumos de Equipamentos


Equipamento
Quantidade
Fabricante
Modelo
Antivírus
1
AVAST
Versão 7.0.1466
Cabo
1
Furukawa
SOHO PLUS - 305 MTS
Canaleta
50
NF
Canaleta 30 X 30 (barra Com 2 Mts)
Conector RJ 45
100

cat 5 e 8 viasDesktop
13
Kellow
Intel Dual Core, 2GB, DVD-RW - Kelow + Monitor LED 15,6" LG
DVDs
4
Elgin
4 pacotes com 25 unidades cada de DVD-R 4,7GB 120 Minutos 8x
ERP
4
Link Informática
Market Cash
Mensalidade ERP + Suporte
4
Link Informática
Market Cash
Estabilizador
13
Force Line
300 VA Bivolt - preto
HD externo
2
Samsung 
HX-M101TCB/G M3 Portable 3.0, Capacidade de 1TB, USB 3.0
Impressora
4
Samsung 
Impressora Samsung Laser Multifuncional Monocromática Wireless
Licença do Office
5
Microsoft
Pacote office 2010
Licença Neteye
13
Neteye
versão 5.6
Mão-de-obra
100
NETFÊNIX
Horas Trabalhadas
Modem/Roteador
3
D-Link
Roteador Wireless 150Mbps, 4 Portas 10/110, Premium-Link, DIR-600 - D-Link
No Break
1
SMS
1200VA
Notebook
1
Samsung 
Dual Core, Tela 14",4GB, HD320GB, Windows 7 - RV415-BD5
Organizador de cabo
30
AKASA
Kit Organizador Cabos Akasa AK-TK-01
Parafuso
1

Kit com 24 Peças Porca + Parafuso
Patch Panel 24 Portas
1
Furukawa
Patch Panel 24 Portas Furukawa Sohoplus Cat 5e + Furukawa
Path Cord
40
Furukawa
Patch Cord 1,5 Metros Furukawa Sohoplus Cat 5e Furukawa
Rack de Parede
1
Nilko
19" Single - 06 U'S (500 mm)
Régua
1

Tomadas com 8 saídas para rack padrão 19" NBR com NF
Servidor
1
Dell
PowerEdge T110 II Dual-core; 2GB Ram; HD 500 GB; Raid Onboard
Switch
1
HP
24 portas - 10/100 2 portas GigaBits
Tomada
25
Ragtech
Ragtech Filtro de linha 1150VA com 6 Tomadas - 2037
Windows Server 2008
1
Microsoft
Windowsserver 2008 R2 - 64 bits
Windows 7
13
Microsoft
Windows 7ultimate


3. DISTRIBUIÇÃO DA INFORMAÇÃO: ESTRUTURA CLIENTE/SERVIDOR


Estecapítulo apresenta o detalhamento da estrutura Cliente/Servidor desenvolvida para a empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda. 
Os processos aqui detalhados foram analisados de acordo com a compatibilidade com a infraestrutura apresentada no capítulo 2, para prover o melhor funcionamento da rede, bem como fluência dos dados de modo eficiente.
Neste projeto o sistema operacional utilizado foi: Sistema: Windows Server – edição 2003 versão: Enterprise.
Como poderá ser visto adiante, Será utilizado nesta estrutura um servidor, alocado na sala de equipamentos apresentada no capítulo 2.
A descrição dos elementos que compõem a rede cliente/servidor será apresentada em ordem de instalação/configuração.

4. GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO DA REDE


N empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda será implementado o software Nacional Neteye versão 5.6.4.0 para gerenciar, monitorar e controlar todas as informações de hardware, software, diagnósticos de possíveis áreas que mereçam atenção, e também garantia de segurança dos dados compartilhados e acessados dentro da rede.
Será implementado os seguintes módulos do Neteye na empresa:
Módulo Inventário: Este recurso permite ao gerente de T.I. inventariar toda a estrutura de hardware e software da rede, identificar todos os componentes dos computadores, como (memória, HD, placa de rede e dispositivos móveis) , registra e informa softwares adquiridos e modificados e reconhece a conexão instantânea de dispositivos USB;
Módulo Segurança: O gestor da rede estabelecerá regras para: permitir instalação ou não de programas, e também bloqueando acesso a web, registra documentosimpressos por setor da empresa e também os arquivos transferidos via USB podendo bloquear este recurso por usuário, setor ou até por toda a empresa;
Módulo Produtividade: Visão bem detalhada de como cada estação de trabalho está sendo utilizada informando: O tempo de utilização dos softwares, o período de inatividade dos computadores, print de tela de acessos indevidos emitindo alertas ao usuário.
Haverá uma estação de trabalho que fará todo esse monitoramento, sendo o usuário Gustavo do Setor de Gerência de Redes (T.I.).






Adotar procedimentos rápidos e eficientes em caso de falhas repentinas em toda rede da empresa é de grande importância, por isso será apresentado um fluxograma visando atender e as expectativas emergenciais na solução de ocorrência de falhas, como mostra, logo


6. SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO


O Sistema Integrado de Gestão que será aplicado na Empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda é o Market Cash, um ERP moderno e atualizado dentro das necessidades específicas da empresa.
O software Market Cash visa obter todo o controle de automação da empresa unindo em um único banco de dados todas as informações que gerenciam e administram os setores e departamentos da empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda, com isso proporciona maior segurança, agilidade, fácil acesso as informações, e também para que os gestores possam tomar decisões com informações concretas e íntegras.
Importante salientar que todos os setores e departamento conseguem localizar as informações inseridas, mas somente o departamento específico que lançou um determinado dado novo consegue fazer alterações, os outrossetores apenas visualizam.















7. CONCLUSÃO


A Tecnologia da Informação é de extrema importância dentro do contexto organizacional e empresarial, sendo um instrumento estratégico na tomada de decisões, contudo os recursos tecnológicos implementados visa inserir a empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda em destaque no mundo empresarial.
A infraestrutura de rede foi projetada e modelada dentro de normas para que possam atender as constantes mudanças com maior rapidez e eficácia.
O modelo de rede cliente/servidor foi escolhido, pois, os equipamentos, softwares, configurações dos hosts atende todos os recursos que a empresa disponibiliza, além de oferecer upgrade no decorrer de suas atividades.
O modelo de gestão integrada garante que todos os requisitos obrigatórios da empresa sejam aplicados de forma correta e dentro da legalidade, estabelecendo a tomada de decisões mais flexíveis e sólidas, propiciando um atendimento aos seus clientes mais rápidos e eficientes.
O marketing digital, aliada as redes sociais foi desenvolvido com direcionamento para cliente específico mostrando a importância reciclagem e da sustentabilidade nos dias de hoje e para futuras gerações, com isso seus clientes estarão mais próximos da realidade da empresa.
A revolução da informação representa uma nítida transferência de informação para o mundo globalizado. A construção de uma infraestrutura de rede organizada e padronizada vem de encontro que o mundo empresarial exige para concretizar ótimos negócios. Com isso colocamos a empresa Granverde Paisagismo Artificial Ltda em destaque no mundo empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com