TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de computadores

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        9

2 SMART SOLUTION CONSULTORIA        9

3 EMPRESA EPIC        10

4 OBJETIVO GERAL        11

5 REDE LOGICA        11

5.1 MPLS        11

5.3 LAN-TO-LAN        12

5.4 VPN        12

5.5 ENDEREÇAMENTO        13

6 GERENCIAMENTO DE REDE        13

6.1 ZABBIX        13

6.2 SEGURANÇA        14

6.2.1 SQUID + SARG        17

6.3 BACKUPS DE DADOS        17

6.4 DISASTER RECOVERY DOS ATIVOS        18

6.4.1 PERDA DE CONFIGURAÇÃO        18

6.4.2 PERDA DE ATIVOS        19

7 ESTRUTURA DO SERVIDORES        19

7.1 VMWARE ESXI        20

7.2 ACTIVE DIRECTORY        21

7.3 DNS E DHCP        21

7.4 APACHE E WORDPRESS        22

7.5 ZIMBRA        23

7.6 SAMBA E CUPS        23

8 CUSTOS E PRAZOS        25

9 CONCLUSÂO        26

10 LISTA DE FIGURAS        27

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27

12 ANEXO A- ISO22301        

Lista de siglas e abreviaturas

  • ITO: Infrastructure Outsourcing;
  • BPO: Business Process Outsourcing;
  • TI: Tecnologia da Informação;
  • VPN – Virtual Private Network;
  • MPLS – Multiprotocol Label Switching;
  • DNS – Domain name system;
  • DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol.
  • HIDS - Sistema de Detecção de Intrusão Baseado em Host.
  • IP – Internet Protocol.
  • HTTP – Hypertext Transfer Protocol.
  • IMAP – Internet Message Access Protocol.
  • POP3 – Post Office Protocol.
  • SNMP –Simple Network Management Protocol.
  • WAN – Wide Area Network.
  • LAN - Local Area Network.
  • ADDS – Active Directory Domain Server.
  • DC – Domain Controller.
  • RODC – Read Only Domain Controller.
  • FTP – File Transfer Protocol.
  • NAT – Network Address Translation.


1 INTRODUÇÃO

Grandes empresas são formadas por matriz e filiais, a comunicação entre elas tem que ser de alta confiança e disponibilidade. Em redes WAN com administração centralizada necessita de ferramentas adequadas para garantir a segurança e controle da rede. Uma rede com disponibilidade, tolerância a falhas e resiliência necessita de redundância na da parte física e parte logica. A escolha dos Sistemas Operacionais é uma parte crítica do projeto, que deve atender as necessidades da empresa tanto financeira com uso de Sistemas Operacionais gratuitos quanto técnicos.

 

2 SMART SOLUTION CONSULTORIA

A Smart Solution é uma empresa de Consultoria em Tecnologia da Informação, que oferece serviços e soluções tecnológicas para pequenos e médios empreendedores. Desenvolvemos projetos e auxiliamos os clientes a obter soluções para impulsionar e modernizar seu modelo de negócio. Com sede em Santos e atuante no mercado, é composta por profissionais formados na Unip (Universidade Paulista) no curso de Redes de Computadores.

Figura 01 – Logomarca da Smart Solution Consultoria.

[pic 1]

Fonte – Criado pelo autor.

Uma consultoria de TI desempenha papel importante dentro de uma empresa que contrata os seus serviços. Nossa consultoria quando contratada fica responsável pela a análise feita nos processos de TI da empresa, através de visitas técnicas, análise detalhada dos problemas apresentados pela empresa, levantamento de históricos dos problemas, estudo de soluções junto ao cliente, documentação de processo, pareceres e elaboração de documentos técnicos. Muitas empresas estão começando a reconhecer a importância que a TI tem exercendo dentro das empresas, que nos dias de hoje, tudo engloba a área de TI, e para ter uma empresa sólida, que tenha reconhecimento no mercado, sua metodologia de trabalho, processos executados, isso passa pela área de TI, que está presente em todas as áreas de uma empresa de qualquer porte.

Entendemos e acreditamos que cada empresa é única e, portanto, possui particularidades e necessidades específicas, sendo de suma importância que seus processos de trabalho e controle estejam exatamente coerentes com suas necessidades.

3 EMPRESA EPIC

Atuando no mercado na região sudeste do País desde 2002 a empresa Epic, consolidou-se na área da cobrança e ampliando sua atuação para atender de forma completa a as necessidades de nossos clientes.

Atualmente a empresa conta com uma equipe de profissionais dedicados e que contribuem de forma valiosa para o crescimento da empresa, uma estrutura de atendimento atualizada, sistema avançado de localização e monitoramento continuo para garantir a qualidade dos serviços prestados.

Como suporte, temos na empresa a preocupação de realizar treinamentos contínuos para os operadores e uma política de motivação para garantir o reconhecimento profissional.

4 OBJETIVO GERAL

O projeto tem como objetivo apresentar uma interconexão entre a matriz e todas as filiais. A empresa EPIC busca novas soluções em tecnologia parar melhorar e expandir o atendimento aos seus clientes.

Com o objetivo de realizar essa nova tecnologia de comunicação que será feito através de uma VPN, que além de ser eficiente, tem um bom desempenho, pois toda a informação entre elas são prioridades.

O projeto tem como objetivo a reestruturação de toda a estrutura de endereçamento IP, no qual cada localidade será subdividida por VLAN, assim conseguimos padronizar e obter um crescimento ainda maior em número de IP’s caso haja um crescimento inesperado. A reestruturação conta ainda com uma matriz em Nova York onde vai possuir um site backup com a database da matriz.

5 REDE LOGICA

A rede que será implementada na empresa EPIC terá uma infraestrutura MPLS com uma redundância LAN-TO-LAN, seguindo o modelo HUB-SPOKEN para as filiais localizadas no Brasil (Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Distrito Federal e Rio de Janeiro), e através de duas VNP para a filial localizada em Nova York com links de 20mbps. As filiais localizadas no Brasil terão a administração da rede interna e acesso à internet através da matriz. O link de internet de 50mbps possuirá uma redundância com dois links de operadoras diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (474.9 Kb)   docx (388.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com