TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de computadores

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

PUC Minas  Sistemas de Informação São Gabriel, Noite

Segunda Lista de Redes -  valor 5 pontos

Entrega individual ou em grupo, pelo SGA

  1. Explique para que serve a camada de rede.

A camada de rede é responsável por prover conectividade ao computador (através da interligação de redes, endereçamento de pacotes de dados, e conversão de endereços lógicos (IP) em endereços físicos ou MAC) e selecionar caminhos entre o transmissor e o receptor para que os pacotes de dados possam trafegar.

  1. Suponha que uma empresa recebeu o endereço 192.214.11.0/24 e ela necessita criar 2 sub-redes com 126 hosts. Indique a máscara criada e os endereços das sub-redes.

  1. Explique todos os protocolos de controle da camada de rede.

IP “Internet Protocol” – Recebe segmentos de dados da camada de transporte e os encapsula em datagramas, é um protocolo não confiável por não exigir confirmação.

ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem relatar erros e trocar informações de status e controle limitado.

ARP “Address Resolution Protocol” - Permite certo computador se comunicar com outro computador em rede quando somente o endereço de IP é conhecido pelo destinatário.

RARP “Reverse Address Resolution Protocol” – Faz o contrário do protocolo ARP, ao invés de obter o informações como o MAC e o IP de máquinas remotas, o protocolo RARP requisita informações para a própria máquina. Foi substituído pelo DHCP e pelo BOOTP.

IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

 e pelo BOOTP

  1. Explique os protocolos de roteamento.

  1. Tanto o UDP quanto o TCP empregam números de portas para identificar a entidade de destino ao entregarem uma mensagem. Forneça uma razão pela qual esses protocolos criaram uma nova ID abstrata (números de portas), quando esses protocolos foram projetados.
  1. Considere o efeito de usar o início lento em uma linha com um tempo de percurso de ida e volta de 10 ms e sem congestionamento. A janela de recepção tem 24 KB e o tamanho máximo do segmento é 2 KB. Quanto tempo é necessário para que a primeira janela completa possa ser enviada?
  1. Delimite a atuação e a interação entre as camadas de rede e transporte.

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosotm/pagina_2.asp

http://www.profissionaisti.com.br/2012/09/redes-de-computadores-entendendo-a-camada-de-rede/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_de_rede

https://www.ic.unicamp.br/~ripolito/peds/st564/material/Camada_de_Rede1.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (297.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com