TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regulamentação da profissão de informática

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

A Informática está no nosso cotidiano para nos auxiliar no mercado de trabalho, nos estudos e no nosso dia a dia.

No nosso dia a dia ela está presente na maior parte do nosso dia, seja com utilização de hardware, como celulares, tablets, e com os softwares que utilizamos, como aplicativos de GPS, jogos, redes sociais.

Para nossa educação a informática poderia contribuir ainda mais, pois não são todas escolas que possuem profissionais capacitados a treinar e apresentar o mínimo possível, para que os jovens tenham o mínimo conhecimento nos sistemas utilizados nas empresas. Mas hoje muitas escolas têm computadores jogados as traças que nem são ou usados, ou nem tem computadores a disposição do aluno.  A informática na educação abre caminhos, pois não fica preso só no conteúdo que a sua escola ou a biblioteca da cidade disponibiliza, você tem acesso a informações que está acontecendo em tempo real, numa velocidade impressionante.

No nosso mercado de trabalho podemos analisar a revolução que a informática trouxe, para as indústrias a otimização dos seus processos, montagens de equipamentos e carros, para escritórios no controle de contratos, em transferências de arquivos, criação de planilhas de controles, fazendo muito mais em menos tempo, com isso as empresas investem em tecnologia para ter um processo mais ágil e com menos margem para erros. Muitas empresas de contabilidade antes da informatização tinham que pagar muitas horas extra para ser possível entregar os fechamentos aos seus clientes. Hoje os funcionários não precisam ficar horas fazendo contas e cálculos, em muitas vezes precisa só alimentar o sistema para ele sim gerar as informações e relatórios necessários.

Hoje no mercado podemos dividir em 3 níveis os profissionais, o que sabem o básico são aqueles que sabem mexer com alguns equipamentos e programas, e até mesmo desenvolver alguns programas que não sejam complexos.

Temos o profissional de nível técnico, que já consegue desenvolver alguns programas. E possuímos o funcionário nível superior que já consegue fazer sistemas complexos.

Um profissional com uma graduação de curso superior no mercado de trabalho é um diferencial de qualidade, onde ele pode agregar conhecimento que é indispensável para algumas ocasiões, a graduação pode preparar melhor os profissionais para o mercado de trabalho, mas isso não significa que todos profissionais tem a mesma base de conhecimento.

 Mas ter uma graduação não significa que terá uma carreira de sucesso na área, pois é preciso mais que apenas um curso, tem que se especializar em algumas diferentes áreas. E um conhecimento mais avançado onde será adquirido em uma pós-graduação.

Infelizmente em muitos países e inclusive no Brasil qualquer uma pessoa pode exercer uma profissão na área de TI sem um curso especifico para a área. Se queremos melhores profissionais teria que ser restringido, por exemplo para ser enfermeiro você precisa de um curso básico para saber normas e procedimentos tem que tomar. Mesma coisa é na área de informática. Como você pode responsabilizar um profissional que um sistema deu erra e causou prejuízos ou pior causou uma fatalidade sem que ele tenha sido atestado como capaz para exercer essa função.

Teria que ter um sindicato mais forte para que leis, normas e metodologias fossem aplicadas na área da informática, e que fizesse uma fiscalização, pois muitas empresas não têm profissionais certificados na área. Criando níveis de profissionais, para quem tem só cursos técnicos, para quem é graduado e assim sucessivamente. Tendo assim uma maneira de estimular o estudo na área de Tecnologia.

No Brasil a profissão é de livre acesso e temos várias áreas que um profissional de TI pode atuar, como help e servisse desk, analista de sistemas, desenvolvedor de sistemas, gerente de TI, entre outros cargos. Que tem como função criar sistemas para melhorar processos de várias áreas de uma empresa, otimizando a busca de informações em servidores, manter uma segurança de informação para que não seja perdida informações sigilosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com