TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio - Sistema para Gerenciamento de uma Imobiliaria

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Federal de Educac~ao Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Relatorio - Sistema para

Gerenciamento de uma Imobiliaria

(parte I)

Aluno: Rafael Osmar de Medeiros

Professor(a): Laura Assis

Disciplina: Programac~ao Orientada a Objetos

Setembro

2018


  • Introduc~ao

O presente trabalho integra parte da avaliac~ao da disciplina de Pro-gramac~ao Orientada a Objetos e tem como principal objetivo desenvolver um sistema de gerenciamento de uma imobiliaria. Nesta fase do projeto, todo o contexto sera abstra do atraves do aux lio de pro ssionais do mercado imobiliario para melhor de nic~ao do mini-mundo.

A seguir, um diagrama UML (Uni ed Modeling Language), uma lingua-gem que permite a modelagem visual de um sistema desenvolvido com Ori-entac~ao a Objeto, sera apresentado determinando todas suas classes com seus respectivos atributos, metodos e relacionamentos. Para isso, foi utilizado um software de representac~ao gra ca para implementac~ao do diagrama, o Draw IO.

Diagramas UML descrevem os limites, comportamento do sistema e os objetos que o comp~oe. Logo, alem das classes o paradigma de Orientac~ao a Objetos (OO) tem como unidade fundamental o objeto, que se caracteriza por possuir estados e executar processamento. Os estados s~ao representados pelos atributos e podem ser manipulados pelos metodos.

Todo o conteudo aqui registrado foi baseado em pesquisas, consultas as

imobiliarias locais e a bagagem acad^emica. E poss vel que com o decorrer das

proximas etapas, algumas pecas dessa representac~ao precisem ser adaptadas, contudo a ideia e ter uma abstrac~ao generica e real do assunto para que o sistema possa atender ao setor imobiliario da melhor forma poss vel.

  • Analise de Requisitos

Desenvolver um sistema de gerenciamento de um imobiliario requer co-nhecimento generico das atividades e func~oes principais que tal sistema pre-cisa exercer levando em considerac~ao suas especi cac~oes. Por isso, foram levantadas pesquisas em imobiliarias locais para melhor modelar como um sistema deve se comportar identi cando as relac~oes existentes entre os seus componentes.

A princ pio, em grande parte das imobiliarias, o maior foco do sistema e voltado para a parte de corretagem e relacionamento com o cliente. Este cenario implica no cadastro e gerenciamento de imoveis de clientes com o intuito de uma compra, venda, locac~ao dentre outras opc~oes. Para isso, e feito um cadastro do cliente, seja ele um cliente com interesse em locac~ao ou um proprietario de qualquer imovel. O cliente tem acesso ao catalogo de imoveis podendo fazer buscas mais ex veis as suas vontades, como tambem analisar o estado atual de seus imoveis ali cadastrados.

1


Os imoveis devem conter especi cac~oes detalhadas que mostram carac-ter sticas desde sua estrutura, ate sua localizac~ao. Todo imovel registrado na imobiliario gera um contrato emitido pelo corretor como uma capitac~ao, e relacionado a um codigo de chave para poss veis visitas solicitadas por cli-entes. Todo imovel alugado ou capitado gera uma comiss~ao ao corretor, que elabora um contrato para cada evento deste. Cada evento n~ao precisa ser regido pelo mesmo corretor e o valor do imovel pode ser negociado.

A coordenac~ao do setor tem seu papel totalmente administrativo em que pode gerar relatorios, cadastrar outros funcionarios no sistemas e gerenciar suas informac~oes e condic~oes de acesso, enquanto as informac~oes dos imoveis podem ser gerenciados por qualquer funcionario.

  • Especi cac~oes do Sistema

3.1        Classe Pessoa:

Esta classe reune todas as caracter sticas e necessidades comuns a outras classes (Funcionario, ClienteLocatario e ClienteProprietario) assentadas em seus seguintes atributos e metodos:

Atributos:

nome { Armazena um atributo do tipo String; telefone { Armazena um dado do tipo String; sexo - Armazena um dado do tipo String;

estadoCivil - Armazena um dado do tipo String; email - Armazena um dado do tipo String ;

CPF - Armazena um dado do tipo String e representa um identi cador unico de cada objeto desta classe

RG - Armazena um dado do tipo String;

login - Armazena um dado do tipo String que faz refer^encia ao nome de acesso que o usuario tera no sistema;

senha- Armazena um dado do tipo String; cep - Armazena um dado do tipo String;

2


endereco - Armazena um dado do tipo String; dataNasc - Armazena um dado do tipo Date;

nacionalidade - Armazena um dado do tipo String; naturalidade - Armazena um dado do tipo String; bairro - Armazena um dado do tipo String;

cidade - Armazena um dado do tipo String; estado - Armazena um dado do tipo String;

Metodos:

Construtores { S~ao os metodos construtores da classe;

setters( ) - S~ao os metodos set( ) relacionado a cada atributo, n~ao reportam valor algum pois tem como func~ao apenas de armazenar os valores dos atributos e fazer a validac~ao dos seus dados.

getters( ) - S~ao os metodos get( ) dos atributos que tem a func~ao de obter seus valores e n~ao possuem retorno;

toString( ) { Imprime as informac~oes da classe;

buscaImovel( String tipo), buscaImovel( String natureza), buscaImo-vel( String bairro), buscaImovel( oat valorMin, oat valorMax) { Neste caso ocorre uma sobre carga de metodos para exibilizar o ltro pelo qual o usuario gostaria de pesquisar os imoveis. Esses metodos retornaram o imovel dentro das especi cac~oes dos par^ametros;

agendaVisita( Date data) { metodo que permite o usuario a solicitar uma visita. Recebe um dado do tipo Date e retorna um boleano de acordo com a disponibilidade.

3.1.1        Classe Funcionario:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (119.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com