TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de conclusão de estagio

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Neste relatório, serão apresentadas as atividades exercidas durante o período de estágio supervisionado na EMBRAPA Amazônia Oriental, requisito obrigatório para a obtenção de certificado de conclusão do curso de Técnico em Informática, sendo o estágio realizado no laboratório de agrometeorologia, durante o período de três meses, tendo como supervisor e orientador XXX.

Durante este período, foi possível observar e realizar tarefas relacionadas ao curso de TI, pondo em prática e aperfeiçoando as teorias que foram apreendidas. As atividades desenvolvidas foram de suma importância para o fortalecimento profissional, e contribuíram para o enriquecimento das áreas de aplicação do aprendizado da sala de aula.

O estágio proporciona ao aluno a participação em experiências reais do cotidiano em seu contexto social, é um momento de interação único e fundamental, pois, poderá colocar em situações reais os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriormente cursadas, além do crescimento profissional e experiência.

Serão apresentados também, os objetivos, conclusões e resultados obtidos durante o estágio, sua importância cientifica e social, bem como as dificuldades encontradas nas atividades e a relação com os outros profissionais ali existentes, para o crescimento profissional e excelência na formação.

Palavras-chave: Estágio; Relatório; Embrapa; Laboratório de Agrometeorologia.

1. APRESENTAÇÃO

No decorrer deste relatório serão apresentadas as atividades desenvolvidas no laboratório de agrometeorologia, relacionados à área de T.I na empresa EMBRAPA Amazônia Oriental.

As atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório que foram realizadas na referida empresa, no laboratório de agrometeorologia, foram: Visitas à Estação Meteorológica da Empresa, Formatação e Instalação de Sistemas Operacionais, Configuração de Redes, Download de Dados de Sites e Banco de Dados no Postgresql e serão descritas detalhadamente mais adiante.

Foram realizadas essas atividades com objetivo de concluir o curso de Técnico em Informática, por em prática tudo o que foi estudado em sala de aula e adquirir mais conhecimento, que ajudará o crescimento profissional. Com ajuda do supervisor, orientador e os demais estagiários, foram realizados no período de 01/09/2016 até 16/12/2016, sendo 4 horas diárias com 20 horas semanais durante três meses de acordo com as exigências legais da instituição.

2. INSTITUIÇÃO CONSEDENTE DE ESTÁGIO

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a criação, possui o desafio de: desenvolver, em conjunto com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia do País.

A unidade da empresa Amazônia oriental (Embrapa) de Belém, está localizada na avenida perimetral, 211-marco. Incluindo vários setores em especial o laboratório de agrometeorologia onde foram desenvolvidas todas as atividades do estágio.

2.1. Objetivos Gerais:

Avaliar e quantificar os impactos provocados pelas mudanças climáticas globais sobre as principais culturas econômicas do Brasil, por meio da simulação de cenários agrícolas futuros baseada nas projeções de cenários climáticos regionalizados, indicando diretrizes estratégicas para a nova matriz produtiva. Para atingi-lo propõe-se:

2.2. Objetivos Específicos:

Detectar tendências de mudanças climáticas regionais por meio de modelos climáticos de circulação global e regional e de modelos estocásticos visando definir cenários climáticos futuros.

Desenvolver tecnologia de projeções e modelos de simulação que permitam avaliar os impactos das mudanças climáticas globais sobre as principais culturas de grãos no Brasil.

Desenvolver tecnologia de projeções e modelos de simulação que permitam avaliar os impactos das mudanças climáticas globais sobre as principais culturas industriais no Brasil. Entre outros.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1. VISITA À ESTAÇÃO METEOROLÓGICA.

Uma Estação Meteorológica é constituída de instrumentos que medem as variáveis da atmosfera. Pode ser convencional, que utiliza equipamentos mecânicos e depende de um observador capacitado, ou automático, com equipamentos eletrônicos.

Os instrumentos meteorológicos localizam-se no abrigo e no cercado. O cercado deve ser gramado, pois o albedo da grama é praticamente o mesmo em qualquer lugar do mundo. O abrigo é constituído de uma caixa de madeira, ventilada através de persianas, pintada de branco. Sua base deve estar a uma altura de 1,20m a 1,50 m de altura do solo, proporcionando melhor conveniência de leitura e para não pegar respingos de chuva e calor do solo.

Figura 1 – Abrigo.

Fonte: Elaborada Pelo Autor.

Nas visitas realizadas foram apresentados os equipamentos utilizados para medir a temperatura do solo, evaporação da água, ocorrências de chuvas, entre outros que serão apresentados mais detalhadamente a seguir:

Termômetros de solo: Indicam as temperaturas do solo, a diversas profundidades, seja em centímetros ou metros, em graus Celsius (°C).

Figura 2 - Termômetros de Solo.

Fonte: Elaborada Pelo Autor.

Psicrômetro: Mede a umidade relativa do ar - de modo indireto - em porcentagem. Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadarço de algodão mantido constantemente molhado, denominado termômetro de bulbo úmido, situados no interior do abrigo.

Evaporímetro de Piché: Constituído por um tubo cilíndrico, de vidro, de aproximadamente 30 cm de comprimento e um centímetro de diâmetro, fechado na parte superior e aberto na inferior. O tubo é preso por intermédio de uma argola a um gancho situado no interior do abrigo.

Pluviômetro: Um aparelho usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva, precipitados por certo tempo em alguma área. Com máxima em 10 mm, ao chegar seca automaticamente.

Heliógrafo: Aparelho que mede a Insolação, ou seja, mede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com