TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre rede de computadores entre aspectos físicos e lógicos:

Por:   •  16/5/2019  •  Abstract  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

1) Endereçamento de redes de computadores: Funcionamento e Definição.

O endereçamento duma rede é dado através do endereço IP. É o número que identifica exclusivamente um dispositivo conectado à uma rede TCP/IP. Através do endereço IP, podemos identificar a região ou país do qual um computador está conectado à internet. Esse endereço é formado por uma sequência de números compostos de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits que recebem o nome de octeto, porque cada um deles tem oito posições quando visualizados na forma binária.

O endereçamento IP é dividido em duas partes, sendo a primeira responsável por identificar a rede à qual o computador está conectado, e a segunda é utilizada para identificar os Hosts que pertencem à rede. Para permitir uma maior gama de endereços IP, o endereçamento foi dividido em cinco classes diferentes, que utilizam a nomenclatura A, B, C, D e E para identificá-las. Cada classe reserva um número diferente de octetos para seu endereçamento de rede e diferenciam pequenas, médias e grandes redes.

Em uma rede de classe A, o primeiro octeto é atribuído para identificar a rede e os três últimos identificam os Hosts. O endereço pertencente à classe A foi projetado para suportar redes de grandes dimensões.

Na classe B, os dois primeiros octetos identificam a rede e os dois últimos identificam os hosts. O endereço de classe B foi concebido para satisfazer as necessidades das redes de moderada a grande porte.

Já na classe C, os três primeiros octetos identificam a rede e o último octeto identifica os hosts. O endereço de classe C foi projetado para suportar redes pequenas.

2) DHCP e DNS: Definição, funcionamento e aplicação.

DHCP é uma sigla que significa Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede (Dynamic Host Configuration Protocol). Graças ao DHCP, os dispositivos da rede recebem as configurações do servidor central, sendo que dessa forma, o utilizador não precisa configurar os endereços manualmente. O DHCP consiste em um protocolo que é recomendado, porque auxilia e torna viável a gestão de grandes redes de IPs, e facilita a vida de utilizadores que se desloquem muito com seus computadores portáteis.

O DHCP utiliza um modelo cliente-servidor, sendo que o servidor DHCP faz gestão centralizada (serviço central) dos endereços IP que são usados na rede. O cliente DHCP consiste em um dispositivo de rede que tenha a capacidade de adquirir as configurações do TCP/IP de um servidor DHCP. Esse cliente tenta encontrar um ou mais servidores DHCP que ofereçam os padrões desejados para que o seu computador possa ser configurado de forma automática. O pacote enviado pelo servidor DHCP contém especificações do endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS.

DNS é a sigla em inglês para Domain Name System (Sistema de Nomes e Domínios, em português) começou no ano de 1984, e é responsável por decodificar os nomes dos domínios dos sites que as pessoas digitam nos navegadores web em números IP. Através dele tornou-se possível que os nomes de hosts residentes em um banco de dados pudessem ser distribuídos entre vários servidores, diminuindo assim a carga em qualquer servidor.

O DNS opera principalmente através de duas funções: examinar e atualizar bancos de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede. Baseando-se em nomes hierárquicos, ele permite a inscrição de vários dados digitados, além do nome do Hoste do IP.

Pelo fato de o banco de dados de DNS ser distribuído, o tamanho é ilimitado e o desempenho não altera quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com