TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica de Tempos Modernos

Por:   •  16/11/2017  •  Resenha  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Paula Thayse Ramos da Cruz

Matrícula: 116210757

TEMPOS Modernos. Direção: Charlie Chaplin. Produção: Patríciu Santans. Nova York (EUA): United Artists. 1936. 87 min. P&B.

Em Tempos Modernos, Charles Chaplin enfoca o modo de produção fordista, ou seja, a produção de mercadorias em massa, na época tratada como uma inovação na produção e no processo de trabalho realizado nas fábricas. O próprio Chaplin é o personagem principal que, ao conseguir um emprego numa grande indústria, sofre um colapso nervoso por conta de seu trabalho cansativo e repetitivo, em seguida é hospitalizado e quando retorna a vida normal encontra as portas da industria que trabalhava fechada envolvendo-se numa grande revolução operária até virar um suposto líder desta revolução. Isto causa grandes mudanças em sua vida desde o momento em que se apaixona até ir parar numa prisão. 
O filme retrata a vida na sociedade industrializada: a dependência entre homem e máquina, já que a mesma passou a “controlar” o trabalho humano quando deveria ser o contrário, a busca por facilidade nos modos de produção sem pensar nos trabalhadores explorando-os, a política capitalista que se fez e faz-se presente até os dias atuais. Além da forma de produção, o filme faz críticas as transformações sociais e culturais como as críticas em algumas cenas que Chaplin faz ao controle do tempo, mostrando que o homem se tornou escravo do relógio, tendo seu tempo totalmente controlado.
Carlitos (personagem de Chaplin no filme) enfrenta diversas situações constrangedoras na busca de um trabalho digno, mais livre e menos estressante. Quando estava na prisão por exemplo, no momento em que foi solto preferiu ficar lá, como se sentisse lá dentro o ar de liberdade que fora da prisão não conseguia sentir. Desafortunadamente é nessa sociedade que vivemos, desigual, injusta, com falta de oportunidade, uns tendo tanto e outros com tão pouco. Tempos Modernos mostra claramente as desigualdades entre a vida dos pobres e dos que possuem uma classe social elevada, realidade que até hoje se faz presente na sociedade, mas não impossível ainda podemos chegar numa sociedade melhor, mais justa e igual para todos.
Por fim, Carlitos conhece alguém que como ele sonha com uma vida digna e melhor, os dois conseguem emprego (ele como garçom e ela como dançarina) e indiretamente ainda continuam integrando-se ao modo de vida capitalista, mas na busca de melhores condições, não desistem, “viajam rumo ao horizonte juntos”, tentando escapar da sociedade burguesa a fim de conseguir um melhor estilo de vida.

Tempos Modernos mostra a luta entre homem e máquina na busca de uma melhor qualidade de vida, felicidade, enfim, todo o contentamento que um ser humano necessita para viver em comunidade. O filme mostra de forma clara o fordismo e seu significado, embora hoje esteja presente na sociedade de forma mais passiva, retrata também a política capitalista existente na sociedade desde nossos antepassados. Lamentavelmente as dificuldades de sobrevivência neste realidade são imensas e é preciso muita força de vontade e coragem para enfrentar todos os obstáculos para chegarmos a uma sociedade melhor em todos os sentidos

Portanto, o filme pode ser considerado um retrato da sociedade capitalista, individualista e automatizada, que começava a se moldar de forma mais intensa principalmente após a Revolução Industrial, na busca desequilibrada pelo dinheiro e pelo lucro. Notadamente a política do “ter” se faz mais forte na sociedade, e esta sociedade que deveria ser formada por indivíduos exercendo sua cidadania, lutando para uma melhor qualidade de vida geral, faz-se competitiva e individualista, regredindo ao invés de evoluir para o desenvolvimento vantajoso de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (453.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com