TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Tempos Modernos

Por:   •  30/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

No filme tempos modernos, aborda uma crítica ao sistema capitalista e aos modos de produção industrial da época. Mostra como funcionava o sistema fabril, após o acontecimento da revolução industrial, deixando claro as condições precárias dos trabalhadores e as mazelas que a sociedade vivia.

A transição do sistema feudal para o sistema capitalista e com a implementação de indústrias após isso, gerou mudanças drásticas na sociedade. Os avanços técnicos e tecnológicos da época afim de ganhar produtividade e obter maiores lucros aniquilou as técnicas antigas usadas pelos trabalhadores e inseriu a sociedade na era industrial. O sistema fabril foi imposto e a produção passou a conter máquinas a vapor e uma divisão do trabalho. As fabricações passaram a ser bem mais rápidas e com menores custos, isso acarretou o fim dos trabalhos manuais, e esses trabalhadores não tendo condições de concorrer com esse novo sistema passaram a depender dele para sobreviverem. Com esses acontecimentos as fabricas tinham muitos trabalhadores desempregados disponíveis (camponeses, expulsos das terras que trabalhavam pela nobreza, e os artesãos) e assim conseguiu se desenvolver.

O sistema fabril continha diversos operários conduzindo e participando do processo de fabricação, cada um era responsável por uma pequena parte da produção e esses eram expostos a uma grande exploração e péssimas condições de vida. Os trabalhadores eram submetidos a grandes cargas horarias de trabalho e praticavam movimentos repetitivos durante todo o processo, como mostra no início do filme “tempos modernos”. Essas situações acarretavam problemas físicos e psicológicos nos empregados, como aconteceu com o ator Charlie Chaplin no filme quando apresentou alguns distúrbios e foi internado com esgotamento nervoso.

No filme também fica claro a constante busca dos donos das indústrias da época por maiores lucros, por exemplo nas cenas em que o presidente da fábrica aparecia na tela ordenando que seu subordinado aumentasse a velocidade da produção. Era ignorado qualquer dano que os operários poderiam ter, e não havia nenhuma proteção para a classe operaria. Um trabalhador podia ser facilmente substituído pois o sistema de produção não era requerido ter uma especialização, era de fácil prática e havia muitos desempregados em busca de sustento podendo substituir uma perda da indústria. Essas situações se deviam grassas ao liberalismo clássico como mentalidade dos empresários. As máquinas tinham mais valor que o trabalhador, bastava pagar um baixo salário e esse entregar a maior produção possível.

Outra parte do filme que também deixa claro a constante busca da indústria por lucro, é quando Charlie Chaplin é obrigado a testar uma máquina que lhe daria almoço sozinha, mas acabou não funcionando e foi descartada. Essa máquina teria objetivo de fazer com que o operário conseguisse almoçar sem parar de produzir, com isso não pararia em momento nenhum e aumentaria a produção.

No filme fica claro a desigualdade social e as situações insalubres em que a sociedade vivia. Enquanto uma classe pequena (donos das indústrias) estava enriquecendo cada vez mais, a grande massa dos trabalhadores estava vivendo em péssimas condições com habitações degradáveis. Esse pequeno grupo acumulava riquezas e a população não tinha acesso nenhum. É possível enxergar esse fato quando Chaplin vai para uma casa de madeira totalmente destruída que a atriz Paulette arranjou durante o filme. As péssimas habitações se devem também ao fato de as cidades terem crescido rapidamente sem nenhum planejamento e recebido um grande número de habitantes vindo do campo agrário em busca de emprego.

Outro fato que também escancara a desigualdade e vida precária da sociedade no filme é quando mostra alguns habitantes precisando praticar roubos para combater sua fome, como mostra na cena que a atriz Paulette rouba bananas de uma embarcação para levar para sua casa e quando Chaplin vira guarda noturno de uma loja e aparecem assaltantes, sendo um deles um ex-companheiro seu de trabalho na indústria e esse escancara o fato que só estão assaltando para comer. Outro fato é que Chaplin quando foi preso não queria ser solto por achar melhor as condições de vida dentro do sistema prisional. Isso mostra que realmente as condições eram extremamente ruins para a classe trabalhadora na sociedade naquela época.

Havia também uma repressão por parte do estado, como podemos ver na cena em que Chaplin é preso, erroneamente, pelo fato da polícia achar que ele é o mentor de uma manifestação dos trabalhadores por melhorias das condições de vida. Isso mostra que o estado não estava do lado da grande massa, e era conveniente com essas explorações aplicadas pelas indústrias. Fato é que, ate certo tempo, era considerado proibido a formação de sindicatos e grupos de trabalhadores para reivindicar melhorias. após alguns anos viriam a conseguir esse direito e assim buscar melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com