TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Tempos Modernos

Artigos Científicos: Resenha Filme Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 3

Tempos Modernos é um filme do cineasta britânico Charles Chaplin lançado em 1936 em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. “Tempos Modernos” retrata a história de operários que são explorados e praticamente escravizados, trabalhando em uma grande fábrica. Enquanto o dono fica confortável em sua sala lendo jornais, um desses operários desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos e, de tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. O dono cobra-lhes tanto que o operário é monitorado até para ir ao banheiro, chegando a ser surpreendido se demorar além do tempo estipulado

Obcecado em obter cada vez mais lucros e não perder tempo, o dono resolve comprar uma máquina que serve o alimento na boca do operário, afim de que ele não pare mais de trabalhar nem para alimentar-se.

A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.

Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.

Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.

Relacionando o filme Tempos Modernos com a administração científica observa-se algumas críticas ao modelo de administração criada por Taylor apontadas no filme :

• A administração científica transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.

• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;

• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;

• A administração científica não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;

O filme mostra exatamente como era abusiva o regime trabalhista, onde na época as pessoas trabalhavam muito e ganhavam bem pouco. Mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho e as condições subumanas a que essas pessoas eram expostas nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com