TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Tempos Modernos

Por:   •  21/4/2023  •  Resenha  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS I / SALVADOR

SEMINTER VII

DOCENTE: MARCELO PINTO

DISCENTE: MARIA ANGÉLICA S P FONSECA

Resenha crítica do filme : Tempos modernos

Tempos Modernos: 1936, EUA, Charles Chaplin. Tróia: 2004, EUA, Wolfgang Petersen. Xica da Silva: 1976, Brasil, Carlos Diegues.

Tempos modernos é um filme de 1936 escrito e dirigido por Charles Chaplin que traz uma crítica à sociedade industrial em que praticamente o ser humano vive para o trabalho numa  demasiada repetição mecanizada de rotinas sem nenhuma criatividade, pois fugir do padrão é agir incorretamente e contra a ordem pré-estabelecida.

O escritor Charles Spencer Chaplin nascido no distrito de Londres, em 16 de Abril de 1889 foi ator, comediante, diretor, compositor, músico britânico, e também atuou durante a época do cinema mudo, conhecido pela mímica e a comédia.

A sociedade retratada demonstra a indústria se expandindo a todo vapor e tudo girando em torno do trabalho. O personagem principal, Carlito e a órfã são as duas pessoas que não se encaixam nessa nova sociedade toda padronizada tendo regras para tudo, mas a todo momento buscam  melhores condições de vida para ser inseridos no trabalho e ter  um lar, comida e dinheiro para as necessidades básicas. Vemos também uma forte crítica ao retratar uma cena em que há um rebanho de ovelhas andando freneticamente em contraponto a uma cena de trabalhadores saindo para trabalhar engravatados todos juntos, numa reflexão que nos leva a pensar na exploração dessas pessoas por seus patrões os vendo meramente como uma manada.

E Carlito é único trabalhador da fábrica que não se encaixa no sistema de trabalho mecanizado e explorador, o tempo todo vemos o patrão solicitando o aumento da velocidade da produção numa atitude desumana, o tamanho da máquina é outro ponto a ser levantado, se configurando assim em algo bem maior que o próprio homem o que acaba por sufocar o sentido da existência humana se tornando apenas mais uma peça útil para o Sistema. Há também a curiosa cena em que o chefe aceitou testar em Carlito uma máquina de almoço para os funcionários fiquei inquieta, pois pensava que era uma ação boa para os funcionários, entretanto refletindo com mais profundidade sobre o contraste do patrão controlador do trabalho, que mede o tempo gasto para as necessidades fisiológicas, e o horário de almoço através de câmeras, e portanto é claro que uma máquina mecanizada só seria em prol de reduzir o horário de almoço para empresa ter mais tempo de trabalho ativo e lucrar ainda mais.

Também é possível perceber durante o filme o modelo produtivo taylorista   fordista. O taylorismo valoriza a divisão do trabalho e especialização do operário em uma única tarefa, ao trabalhador sendo negado o conhecimento de todo o processo de produção com o objetivo de aumentar a produção e baratear o preço dos produtos, sendo portanto os trabalhadores alienados por meio de uma sistematização constante de cobranças e rotinas, o fordismo busca aumentar a produtividade e diminuir os custos da produção através da instalação de linhas de montagem nas esteiras rolantes mecanizadas.

A função de Carlito é tão mecanizada que ele nem sabe o que produz, somente aperta os parafusos não desenvolvendo nenhuma criatividade e por conta disso com toda a falta de sentido do seu trabalho e demasiada rotina ele adoece entrando em colapso nervoso, após sua recuperação hospitalar se depara com um grande desemprego, agitação numa sociedade mobilizada pela velocidade a rotina, ao ser preso por engano ao se envolver sem querer numa mobilização  é cômico que ele percebe que é mais feliz preso a viver livre numa sociedade padronizada, realmente o tempo todo temos que ser suficientes, sem tempo para os nossos desejos, o tempo todo produzir, produzir..., Entretanto não dá para fugir totalmente às exigências da nova sociedade, pois para sobreviver nela é necessário seguir normas, condutas por isso vemos na maior parte do filme Carlito e a órfã buscando  trabalho para ter uma casa e dignidade e a cada oportunidade que pode ser uma possibilidade é festejado com a esperança de adquirir uma dignidade para sua existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com