TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme: Tempos modernos

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Psicologia

Análise Critica do filme “Tempos Modernos”.

O filme Tempos Modernos, mostra a vida de operários com a revolução industrial. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visava maior lucro independente das condições dos trabalhadores.

O Ator principal, interpretado por Charlie Chaplin, relata a história de um trabalhador de uma indústria, que fazia sempre a mesma coisa em seu trabalho, diferente dos dias de hoje em que o mercado de trabalho procura profissionais polivalentes, mesmo realizando sempre a mesma atividade, o mercado exige que o profissional conheça o produto final e outras atividades dentro de qualquer empresa.

Tudo o que se passava no filme não era só com o ator principal, os outros operários também viviam a exploração dentro da fábrica, devido à busca do lucro para seus patrões, fazendo com que eles fizessem suas atividades mais rápidas, para obter um produto final em menos tempo. Na realização de sempre a mesma atividade, o operário principal teve um colapso nervoso, não conseguindo mais parar de fazer os movimentos que fazia muito rápido na fábrica, sendo levado para um hospital. Após retornar do hospital, ele segue para seu local de trabalho, e quando chega lá se depara com a fabrica fechada. Ao buscar um novo emprego o operário é confundido com um líder de uma manifestação que acontecia na rua, e então é levado para a cadeia. Na cadeia ele vê uma tentativa de fuga de outros presos e comunica aos policiais, conseguindo sair da cadeia com uma carta dada para ele das autoridades. Porem mesmo com uma boa recomendação, ele não conseguia se manter em nenhum emprego, pois na fábrica em que trabalhava, era alienado fazendo sempre o mesmo trabalho, desta forma não sabia mais nada além de apertar parafusos.

Ao conseguir um emprego, e realizar uma tarefa fácil de encontrar um pedaço de madeira parecido com o que possuía em mãos, tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas não usando raciocínio, essa tarefa trouxe consequências. Não conseguindo outro emprego, o operário fazia de tudo para voltar para a prisão.

Vivendo em uma sociedade em caos, ele conheceu uma moça que vivia grande miséria, roubando comida para sobreviver, não tinha mãe e seu pai estava desempregado, seu pai foi morto, mostrando também a violência nas ruas naquela época. Para não ir para um abrigo, ou adoção ela foge. O operário ao conseguir voltar a fábrica, todos os operários entram em greve novamente, e em meio à confusão ao jogar sem querer uma pedra em um policial, ele é preso.

Ao sair da cadeia, ele se encontra com a moça, que havia conseguido emprego como dançarina em um restaurante à noite, em que hoje é proibido, por que existem leis a serem seguidas mediante a contratação de menor, ainda mais no período da noite. Mostrando também nessa parte do filme a inserção da mulher no mercado de trabalho. A moça então consegui também um empego para ele no mesmo lugar que ela trabalha, porém ela tida como vagabunda, foi procurada pela polícia, mas consegue fugir com o operário.

As greves e manifestações dos empregados eram agressivamente reprimidas pelas autoridades, defendendo dessa forma os interesses capitalistas. Mas a partir de greves hoje existem melhores remunerações, diminuição da jornada de trabalho e melhores condições para o trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (377.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com