TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Caso Harvard

Por:   •  27/4/2021  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

Resenha Crítica de Caso

Gabriel Medeiros Moura

Trabalho da disciplina: Design Thinking

             Tutor: Prof. REGINA LUCIA NAPOLITANO FELICIO FELIX BATISTA

Brasília - DF

2021

A “paywall” do The New York Times

Referência:

THOMKE, Stefan. FEINBERG, Barbara. Design Thinking e Inovação da Apple, Maio, 2012. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0413/Biblioteca_65057/Biblioteca_65057.pdf. Acesso em: 23 de abril de 2021.

No artigo é apresentado toda a história da Apple, fundada em 1976 e considerada a líder em design e integração de hardwares e softwares de computadores. A marca é reconhecida mundialmente pelas mudanças ousadas e sucessos de seus produtos diferentes da concorrência. O artigo mostra desde a sua queda, até a reestruturação e o sucesso liderada por Steve Jobs.

A Apple atualmente é referência em tecnologia, no começo não se imaginava que seu sucesso viria das músicas com o seu famoso iPod, porém com a chegada da concorrência nesse tipo de mercado como por exemplo o MP3, a Apple teve que se obrigar a fazer mudanças e concentrar em ganhar o mercado da música. Para isso a Apple teve um crescimento absurdamente grande com o líder Steve Jobs, tomando iniciativa e contratando uma equipe preparada para conseguir fazer seus projetos inovadores serem vendidos nas lojas e se tornar tão famosos como são hoje.

Com a estratégia de tornar a marca uma apoiadora dos fãs, surgiu a brilhante ideia de trocar as cores de seus produtos, devido a popularidade por estarem na moda e serem “descoladas” os principais produtos que eram iPods, iPhones, iPads e computadores ganharam o mercado mundial conquistando milhões de consumidores fanáticos.

Logo após 1978, a IBM surgiu no mercado trazendo equipamentos competitivos que mesmo não tendo a mesma simplicidade e atratividade da Apple poderiam ser facilmente clonados, mesmo com o lançamento do Macintosh a clonagem da IBM era eficaz fazendo com que o lucro da Apple caísse por um bom tempo, que só voltaram a aumentar após um ano com o lançamento do iPod.

Em 1985 Jobs acabou com a função na Apple sendo afastado pelo conselho, criando a empresa NeXt e sendo co-fundador da Pixar Studios, nesse tempo a Apple tentou diversas estratégias com outros líderes e que acabaram tropeçando nas decisões tomadas. Após anos de trocas de estratégias e equívocos em 1997 Steve Jobs retornou a Apple, logo ao chegar fez diversas alterações, desde a fechamento de divisões até ao fechamento de instalações, mudando toda a fabricação para o exterior e lançando um site de vendas direta da Apple, Steve retomou suas antigas ideias e reduziu os produtos da marca. Após o lançamento do iPad em 2009 feito por Cook ao substituir Steve Jobs para um transplante de fígado, a Apple avançou nos preços e por consequência suas ações subiram. Por fim, clientes estavam satisfeitos com a plataforma da Apple onde facilmente poderiam comprar produtos e ter suporte, seus produtos agora eram confiáveis, de qualidade e com interfaces fáceis comparadas a concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com