TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso

Por:   •  3/5/2020  •  Resenha  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Resenha Crítica de Caso

Jacques Gaudêncio Silva

Trabalho da disciplina: Políticas de Segurança e Classificação da Informação

                                   Tutor: Prof. SERGIO RODRIGUES AFFONSO FRANCO

Mateus Leme

2020

Após a irregularidade: O que gerentes devem fazer sobre delações

Referência: Kelley School Of Business / Indiana university/ Business Horizons (2016) 59, 105-114

Uma irregularidade nunca ocorre em algumas organizações, contudo as vezes irregularidades ocorrem onde as empresas não sabem ou apenas algumas pessoas podem cometer para surpresa dos seus gerentes. Os gerentes preferem que as delações ocorram internamente, com o intuito de proteger o nome da organização de canais externos como a mídia.

Temos o exemplo da Peanut Corporation Of America, onde um funcionário constatou uma irregularidade no telhado causando a queda de fezes de aves nos produtos, encaminhou um e-mail internamente e sem retorno, quando percebeu que várias pessoas estavam sendo contaminadas inclusive próximas a ele, fez uma denúncia para, mídia, com isso a empresa faliu e levou a punições para seus gestores, onde seu ex-presidente recebeu a pena mais dura para um surto de intoxicação alimentas.

Porque a delação é importante para gerentes e organizações?

Os prejuízos para uma organização podem ser de várias formas, financeira, aumento de imagens negativa da empresa através de mídias, dentre outras.

Em 2002 a revista Time escolheu como A Pessoa do ano 3 delatores, foi a primeira vez que isto acontece uma capa com 3 rostos e não com 1 conforme era o costume. As delatoras Sherron Watkins da Enron, Coleen Rowley do FBI, e Cynthia Cooper da WorldCom, os relatos foram:

Watkins, uma vice-presidente de contabilidade, avisou o presidente da Enron, Kenneth Lay, sobre métodos de contabilidade inapropriados sendo usados em várias áreas da empresa (Beenen & Pinto, 2009). O congresso subsequentemente liberou a carta de Watkins para Lay como parte de sua investigação da Enron e o delator interno foi revelado. Rowley, uma advogada de equipe do FBI em Minneapolis, enviou um memorando para o Diretor do FBI Robert Mueller sobre sua preocupação em relação a Zacarias Moussaoui, um dos co-conspiradores do 11 de setembro; estes avisos para o FBI foram ignorados. Posteriormente ela prestou depoimento para o Comitê Judiciário do Senado sobre alguns problemas endêmicos enfrentados pelo FBI e a comunidade de inteligência que ela acreditava terem interferido com a 'ligação de pontos' (Lacayo & Ripley, 2002). Cooper, uma vice-presidente de auditoria interna na WorldCom, informou sua diretoria que a empresa havia ocultado $3,8 bilhões em perdas (Cooper, 2008).

Fonte: Kelley School Of Business / Indiana university/ Business Horizons (2016) 59, 105-114. Estudo de caso.

Os casos de delação começam com os delatores informando internamente, todas os casos envolvem muitas pessoas, e delatores mesmo sem retaliação tem experiências conturbadas.

Onde as delações acontecem?

As delações podem ocorrem em qualquer campo de trabalho, elas podem acontecer mais facilmente em organizações facilmente gerenciadas.

Rotineiramente as delações acontecem para o superior imediato, apenas em casos raros acontecem delações externas, se os delatores sentirem que suas informações não foram estudadas ou que houve algum tipo de retaliação torna mais propenso a ida em alguma mídia para fazer esta delação em público, após todas as delações os gerentes devem retorna com uma resposta, sabendo que esta resposta influenciara nas decisões seguintes do delator.

O que é uma delação?

"A divulgação por membros de organização (antigos e atuais) de práticas ilegais, imorais, oi ilegítimas sob o controle de seus funcionários, para pessoas ou organizações que podem afetar o ato" (Near & Miceli, 1985, p. 4).  

Fonte: Kelley School Of Business / Indiana university/ Business Horizons (2016) 59, 105-114. Estudo de caso.

Quem delata e quando o fazem?

Em dois estudos foram feitas perguntas sobre quando uma pessoa tivesse conhecimento de uma irregularidade se responderiam, no caso hipotético e em estudo de levantamentos, ambos os questionários seriam respondidos de forma anônima, e como resultado foi as taxas de delação hipotética foram bem mais elevadas que os casos de estudos de levantamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com