TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso Desenvolvimento de Aplicativos iOS

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DESENVOLVIMENTO MOBILE

Resenha Crítica de Caso

Carlos Augusto Carvalho Moreira Junior

Trabalho da disciplina Desenvolvimento de Aplicativo iOS

                                                                     Tutor: Prof. Denis Gonçalves Cople

Santa Maria

2019


 DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: TIPOS E EXEMPLO DE APLICAÇÃO NA PLATAFORMA iOS

Referências:

SILVA, Leandro Luquetti B. da; PIRES, Daniel Facciolo; NETO, Silvio Carvalho. Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis: Tipos e Exemplo de Aplicação na Plataforma iOS. II Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação, Maio de 2015. Disponível em http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0233/Biblioteca_46460/Biblioteca_46460.pdf. Acesso em: 28/10/2019.

Este trabalho tem como objetivo explicar o processo de desenvolvimento de aplicações para a plataforma iOS, mostrando as diversas tecnologias e ferramentas utilizadas para tal. Além disso, o texto apresenta as vantagens do desenvolvimento para a plataforma, as diferentes formas de se desenvolver uma aplicação para iOS, e os resultados das mesmas, dando assim uma visão geral de todo o processo para os desenvolvedores mobile.

Com o desenvolvimento das tecnologias voltadas a área da informação, aliada a popularização dos smartphones, é possível executar qualquer tarefa diária através destes, como comprar produtos, realizar transações bancárias, chamar um táxi, entre muitas outras. O Instituto Ipsos, empresa responsável por realizar pesquisas de mercado, apontou que cerca de 73% dos brasileiros estão sempre com seu smartphone a mão, 40% usam todo dia, e 27%, preferem o seu uso a outra atividade qualquer.

Isso demonstra como o mercado de aplicativos cresceu exponencialmente nos últimos anos, favorecendo aos desenvolvedores a exploração desse mercado. Temos as plataformas mais utilizadas no mundo, Android, iOS, e em menos escala, o Windows Phone, com suas lojas, respectivamente, Play Store, Apple Store e Windows Phone Store.

Observando a arquitetura presente em um dispositivo com iOS, percebe-se a existência de quatro camadas, começando com a mais próxima do usuário até a de mais baixo nível. São elas: Cocoa Touch, responsável por toda a interação com o usuário, através da utilização de notificações, alertas e do Multi-Touch; Media, responsável pela gestão de gráficos, OpenGL ES e OpenAL, áudio e vídeo, entre outras; Core Services, onde se localizam os serviços que manipulam arquivos, contém informações de rede e acessam o banco de dados SQLite; e Core OS, a camada que faz a gestão de segurança e energia, sistema de arquivos, e se comunica com hardware externo.

Para o desenvolvimento de um aplicativo para iOS é necessário o conhecimento da linguagem Objective-C, e do Xcode, o ambiente de desenvolvimento da Apple, que já dispõe do iOS SDK, onde estão todas as ferramentas necessárias para se desenvolver um projeto. O ambiente apresentado é para a criação de uma aplicação de forma nativa, diferente de um Web App, feitos para utilização com o navegador, ou do App híbrido, que vem a ser uma aplicação web que também envolve a parte nativa. A aplicação nativa requer conhecimento específico da linguagem mencionada anteriormente, além do JSON e do Xcode, enquanto as demais necessitam do conhecimento em linguagens como HTML, JQuery, CSS  e JavaScript.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com