TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso do aplicativo para Smartphone “Whatsapp”

Por:   •  9/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

TRABALHO SEMESTRAL – PARTE I

Disciplina: Marketing de Serviços | Prof.° Dr.° Miguel Hemzo

Estudo de Caso do aplicativo para Smartphone “Whatsapp

Membros:         

Amanda Gehwer

Bruno Azevedo                                

Camila Barros

Eric Lorensatto

Erick Massao

Gustavo Perez

Jaqueline Isshiki

Tatielly de Oliveira

Thiago Ochiro

Vinicius Sansana        

São Paulo, novembro de 2013

SUMÁRIO

Página

  1. Objetivo

03

  1. Justificativa

03

  1. Revisão Bibliográfica

04

  1. Os smartphones e Aplicativos Móveis

04

  1. Os Aplicativos Móveis Nativos

05

  1. O Aplicativo WhatsApp Messenger

06

  1. Metodologia Qualitativa

08

  1. Resultados

09

  1. Análise da Pesquisa Qualitativa

11

  1. Hipóteses para a Pesquisa Quantitativa

12

  1. Cronograma

13

  1. Referências Bibliográficas

14

  1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo analisar a estratégia de precificação e posicionamento do aplicativo Whatsapp Messenger frente ao atual mercado competitivo de aplicativos de comunicadores instantâneos para smartphones.

  1. Justificativa

Aplicativos comunicadores instantâneos para smartphones estão em um de seus melhores momentos, invadindo cada vez mais o mercado da tecnologia e informação. O crescimento desse tipo de aplicativo vem seguido de um crescimento do mercado mobile no país, que é impulsionado pelo aumento das vendas de aparelhos smartphones.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria IDC, no Brasil, a venda de smartphones atingiu 8 milhões de vendas só no segundo trimestre de 2013, obtendo um número 110% superior comparado ao ano de 2012. Segundo Leonardo Munin, analista de mercado da IDC, tal crescimento se deu pela “ampliação da oferta de produtos em diferentes faixas de preço, o aumento  das promoções e a maneira como os aparelhos estão sendo expostos tanto na operadora como no varejo.”

No mundo, o mercado de aplicativos movimentará em média US$ 29,5 bilhões até o fim de 2013, com expectativa de crescimento de US$ 38 bilhões até 2015 (dados das consultorias Gartner, MarketsandMarkets e Forrester Research).  

O aplicativo WhatsApp, em especial, possui uma política contra a venda de espaço publicitário para aumentar a receita da companhia. Dessa forma, atualmente a receita da empresa vem da cobrança de $0,99 anuais de cada usuário, após experimentação gratuita de um ano.

Sendo assim, visualiza-se a relevância de tal estudo de caso para ampliar os conhecimentos sobre este mercado promissor e a participação da Whatsapp neste universo.

  1. Revisão Bibliográfica

  1. Os Smartphones e Aplicativos Móveis

O smartphone pode ser considerado um telefone inteligente com tela (SANTAELLA, 2005), se levarmos em consideração sua tradução do inglês smart que significa “inteligente”.

Pode-se também, trabalhar com o termo a partir da utilização no mercado como um argumento de vendas, no sentido de que tais aparelhos são mais do que simples celulares, eles incorporam características inerentes aos computadores pessoais, como utilização de sistema operacional, acesso à internet sem fio, acesso a ferramentas de mídias sociais, capacidade de sincronização de dados com outros dispositivos, câmera de vídeo e foto, possibilidade de instalação de softwares dos mais variados tipos e utilização de aplicativos de uso pessoal ou para entretenimento (baixados diretamente no aparelho), conhecidos como apps.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com