TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Desenvolvimento Nativo

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução ao Desenvolvimento Nativo

1. Introdução

Os autores realizaram um trabalho que sucede o estudo de [Vieira et al 2012a] sobre o uso de carona colaborativa, trazendo levamentos de requisitos para o desenvolvimento de uma aplicação móvel. Além disso, faz análise comparativa de desenvolvimento para as plataformas iOS e Android se utilizando de um estudo de caso real do projeto UbiBus.

O trabalho teve como objetivo mostrar os resultados as diferenças e vantagens e desvantagens de cada plataforma quanto a: ambiente de desenvolvimento; custos de equipamentos e licenças; documentação e comunidade de desenvolvimento; ferramentas de simulação; distribuição da aplicação.

2. Desenvolvimento

O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis esta cada vez mais difundido na industria e na academia: Android e iOS juntos detêm a maior parte do mercado mobile, cerca de 91,1%. O International Data Corporation realizou uma pesquisa e concluiu que: as plataformas Android e iOS representaram, em 2012, 87,6% dos dispositivos vendidos, contra 68,1% de unidades vendidas no mesmo período de 2011. A pesquisa mostra o grande crescimento e domínio desses sistemas. Além disso, ainda em 2012, os dispositivos Android representaram 70,1% das vendas, com um crescimento de 104,1% em relação a 2011, enquanto que smartphones com iOS representaram 18,8% das vendas, apresentando um crescimento de 46,0% em relação ao ano anterior.

Os autores conduziram um estudo de caso para fazer a análise das plataformas. Foi utilizada a metodologia proposta por Wohlin, onde se tem: : objeto de estudo, proposito, perspectiva, foco e contexto. Avaliaram características do ambiente de desenvolvimento e facilidade do uso das ferramentas, suporte dado pelas respectivas comunidades de desenvolvimento, os softwares para simulação das aplicações, custos para desenvolvimento em ambas, aspectos de distribuição de aplicações nos meios disponibilizados pelas plataformas da aplicação desenvolvida e adaptabilidade. Entre os critérios mais comuns na escolha de uma plataforma de desenvolvimento estão: publico alvo da aplicação; afinidade dos desenvolvedores com a plataforma, ferramentas e linguagens; e custo de licenças e hardware para o desenvolvimento.

3. Conclusão

Cada critério foi avaliado e apresentado em subdivisões. Através dessas avaliações é possível analisar as características e vantagens e desvantagens de cada plataforma.

Os autores discutem, em seguida, as diferenças  entre as plataformas, incluindo mais dois critérios na análise: interface e facilidade de desenvolvimento. Por fim, os autores concluem onde cada plataforma leva vantagem sobre a outra.

O artigo apresenta de forma clara as diferenças de desenvolvimento entre cada plataforma, como custo e facilidade de desenvolvimento. Porém, peca - visto que era um dos objetivos do artigo - ao apresentar em qual contexto uma plataforma poderia ser mais adequada que a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com