TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Desenvolvimento Desigual e Combinado

Por:   •  6/9/2019  •  Ensaio  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: Desenvolvimento Desigual e Combinado

Na aula de 5/6/19, foi abordado o tema “Desenvolvimento Desigual e Combinado”, tomando como base a seguinte bibliografia básica:

  • ROSENBERG, Justin. International Relations in the Prison of Political Science. International Relations, vol.31, n.2, p.127-153, 2016.
  • BLANEY, David L. e TICKNER, Arlene B.. International Relations in the Prison of Colonial Modernity. International Relations, vol.31, n.1, p.71-75, 2017.
  • CALLINICOS, Alex e ROSENBERG, Justin. Uneven and Combined Development: the Social-Relation Substratum of “the International”? An Exchange of Letters. Cambridge Review of International Affairs, vol.21, n.1, p.77-112, 2008.
  • SHILLIAM, Robbie. The Atlantic as a Vector of Uneven Combined Development. Cambridge Review of International Affairs, vol. 22, n.1, p.69-88, 2009.

O ponto-chave para o início dos debates levados a cabo em sala de aula dizem respeito à evolução e ao papel das Relações Internacionais (RIs) no campo do conhecimento, sobretudo no das ciências humanas. Como argumenta Rosenberg (2016), apesar do seu surgimento no importante momento da história mundial logo após a Guerra Fria, quando o objetivo se limitava a investigar as relações militares e diplomáticas vigentes à época do sistema “bipolar”, foi preciso muito tempo para se perceber que a disciplina não havia trazido quaisquer grandes contribuições ou inovações que impactassem o pensamento humano, como o que acontecia com a Literatura, a História, a Geografia e afins, campos tradicionais e bastantes explorados por cientistas mundo afora. Rosenberg explica que a razão para essa precarização da disciplina talvez tenha surgido com a sua condição de subcampo da disciplina de Ciência Política, a qual tem como objetivo entender o sistema político, com seus respectivos processos e instituições.

As Relações Internacionais, ainda sob a visão de Rosenberg, só começaram a ganhar uma identidade de fato quando passaram a olhar o campo da Ciência Política sem a presença de uma autoridade central. Tomando essa premissa como base central de suas investigações, Kenneth Waltz avança ao produzir teorias calçadas no conceito de que o âmbito internacional deve ser tratado de forma distinta do doméstico, o que originou a corrente dominante neorrealista das RIs, que sugere haver um sistema anárquico mundial para justificar o comportamento dos Estados nas suas mais diversas relações.

Outro fator importante discutido em sala diz respeito à origem do termo “desenvolvimento desigual e combinado”, que, segundo Rosenberg, encontra na “multiplicidade societal”, ou seja, no reconhecimento de que o mundo compreende uma multiplicidade de sociedades coexistindo entre si, argumento para explicar o comportamento da humanidade e seus estágios de desenvolvimento. Esse termo ficou consagrado pelas contribuições teóricas de León Trotsky, neomarxista que defendia haver processos atrasados e avançados no desenvolvimento econômico dos países, sobretudo naqueles da periferia, o que justificava a discrepância entre segmentos modernos e retrógados na economia de um mesmo Estado.

Essa teoria viria a contribuir significativamente para que as RIs se consolidassem como campo influenciador das demais disciplinas, pois revelaria, a partir do conceito de Desenvolvimento Desigual e Combinado, as principais causas dos arranjos sociais mundo afora. É importante lembrar que Trotsky desenvolveu a teoria acima ao analisar o contexto da Rússia pré-revolução, concluindo que o atraso na industrialização de um país levaria inevitavelmente à discrepância nos segmentos da economia, pois a lógica seria importar tecnologias industriais altamente avançadas para aplicação imediata, deixando outros setores em atraso de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com