TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Desenvolvimento Sustentavel

Por:   •  30/3/2016  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Texto: Desenvolvimento Sustentável

Existia, na década de 1940, uma certa diferença econômica entre países. Existia a ideologia de que a força do mercado tornaria os países em desenvolvimento capazes de superar seu atraso em relação aos desenvolvidos, que a solução para o desenvolvimento de um país seria a criação de um modelo capitalista forte e livre.

A crise ambiental pela qual o mundo passa nos leva a um questionamento da ideologia do crescimento como um todo. Dessa forma, segundo Pádua, é preciso questionar as conseqüências de um crescimento ilimitado, se os custos sociais envolvidos justificam a validade.

Surge uma teoria que diz respeito a relação entre economia e meio ambiente. O estudo analisa três vertentes: Tentativa de incorporação da Ecologia a economia de mercado, a Entropia de Georgescu-Roegen e o Desenvolvimento Sustentável.

Nas décadas de 1970 e 1980 surgiram movimentos de preservação ambiental que se posicionavam favoráveis ou não ao crescimento econômico.

A solução razoável de como tratar economicamente os recursos naturais públicos, parece ser a criação de mercados fictícios de bens ambientais em que se possam negociar direitos de poluir ou cotas de emissão.

Outra solução possível é "precificar" os bens ambientais de forma a revelar a sua importância monetária diante de outros bens.

Nos países mais ricos, nações desenvolvidas, o ritmo e a intensidade de utilização dos recursos naturais (recursos minerais, hídricos, atmosfera etc.), muitas vezes, superam a capacidade de regeneração do meio ambiente. A sociedade de consumo exagerado baseia-se na constante renovação dos bens, levando a um desperdício generalizado. Esta postura põe em risco a sobrevivência das gerações futuras que terão à disposição um ambiente degradado e não poderão desfrutar dos insumos ambientais de forma plena, pois muitos já estarão esgotados.

Pode-se dizer que o conceito de Desenvolvimento Sustentável se apóia em três veis básicos de cooperação: nacional, internacional e intertemporal. A cooperação nacional se baseia na interação de todos os atores sociais de cada país em busca de um modelo de desenvolvimento mais justo e saudável. A cooperação internacional está relacionada ao diálogo e ajuda entre as nações para que o Desenvolvimento Sustentável possa ser aplicado em escala global. Por fim, a cooperação intertemporal diz respeito à necessidade de garantir às gerações futuras qualidade ambiental e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com