TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Recrutamento por Algoritmo

Por:   •  15/5/2020  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Os prós e contras do recrutamento por algoritmo

Wellington Henrique Rodrigues

Novembro 2019

  1. Resenha

  1. Panorama Inicial

Muitas empresas não possuem uma diversidade racial e de gênero em muitos setores, onde cargos de alto escalão são em sua maioria ocupados por homens de etnia branca, causando uma baixa representatividade de mulheres e negros para esses cargos. Outro fato que ocorre são as indicações de funcionários, dificultando o acesso as vagas para pessoas externas em determinadas empresas, nesse aspecto muitas pessoas qualificadas, e que provavelmente seriam uma ótima escolha, não chega a ter a oportunidade de concorrer pela vaga.

  1. Descrição do Contexto

Nesse aspecto entra a inteligência artificial (IA), onde seus defensores acreditam que com a aplicação dos algoritmos, onde a opinião e avaliação pessoal ´e deixada de lado, onde ´e deixado a cargo da IA realizar a seleção do melhor candidato de acordo com suas habilidades, em que poderiam passar despercebidos com a análise de uma pessoa. No entanto, como os algoritmos reagem de acordo com a forma que foram treinados, acertar um ponto exato, em que a seleção seja a melhor possível e muito difícil. A empresa Stella.ai, detém um algoritmo para realizar a seleção, em que utiliza somente as habilidades na seleção, eliminando qualquer possibilidade de haver preconceito na seleção.

  1. Análise Crítica

A utilização da IA na seleção, sendo bem aplicada e com o devido treinamento pode ajudar bastante com os casos de preconceito na seleção de candidatos, aumentando a diversidade de uma empresa. No entanto deve ser lembrado que o treinamento dos algoritmos ´e realizado por pessoas, onde o próprio desenvolvedor pode embutir o preconceito no treinamento, e como a base de dados ´e fechada, muitos podem nem se dar conta de que isso possa estar ocorrendo por debaixo dos panos, onde tudo volta a estaca zero novamente.

  1. Conclusão

Nesta observação foi analisado que a busca pela automatização da seleção está em ascensão, buscando eliminar” filtragens” pessoais, e também aquela famosa ”eu indico”, porém foi visto que a IA pode ser usada para realizar as mesmas seleções que uma pessoa poderia fazer.

Referencias

[1] Os prós e contras do recrutamento por algoritmo. https://valor.globo.com/carreira/recursoshumanos/noticia/2018/08/08/os-pros-e-contras-do-recrutamento-por-algoritmo.ghtml. 06 nov.

2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com