TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulário de Resenha Recrutamento e Seleção

Por:   •  11/11/2020  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica

Dados Gerais

Disciplina

Recrutamento e Seleção

Professor

Alunos

Turma

Unidade

Nota

Análise do Texto

Título do Texto

 As mudanças trazidas pelo mundo VUCA

Autor (es)

EADSKILL

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

Mudanças

Organizações

Munda VUCA

Agilidade

Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)

Conforme o artigo, o mundo VUCA é um termo usado desde a época da guerra fria que se encaixa até os dias de hoje. Ele é baseado em volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, conceitos usados para descrever o mundo que vivemos atualmente. Esses termos são de suma importância para o entendimento do conceito da atualidade, pois influencia diretamente nas empresas e em como elas serão geridas, impactando sua permanência no mercado de trabalho.

Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)

Cada um dos conceitos citados anteriormente tem sua importância para a definição de mundo VUCA, sendo a volatilidade definida pelas rápidas mudanças que ocorrem constantemente no mundo; a incerteza baseada na preocupação com a rapidez da volatilidade e com isso não ter como prever o amanhã; complexidade encaixa-se dentro desse contexto pois com todo esse cenário, a possibilidade de falhar nas estratégias, em planejamentos é muito grande; e por último vem a ambiguidade, pois nem sempre haverá uma resposta certa ou um caminho único para solução dos problemas.

Entende-se que as empresas precisam se adaptar com a inovação, e o mundo VUCA influencia diretamente nesse setor. O RH é o intermediador entre as empresas e seus profissionais, sendo o que mais necessita de mudança, voltando seus esforços para o desenvolvimento pessoal e para experiência do colaborador. Assim, para as organizações não sofrerem um impacto tão intenso a área de recursos humanos deve aplicar algumas medidas, dentre elas: Ter agilidade de gestão e decisões mais rápidas, investir em estratégias de colaboração entre equipes e mindset digital, tudo isso pode auxiliar na inovação do setor de RH.

O autor do artigo aponta que cada uma dessas medidas possui um papel único para auxiliar as empresas. Ter agilidade de gestão e decisões mais rápidas faz com que o RH atue de maneira mais eficaz, através de suas qualificações e suas ferramentas, definindo as estratégias de forma mais rápida pois cada segundo que passa é um gasto perdido; investir em estratégias de colaboração entre equipes é uma forma essencial para impulsionar as empresas, com a devida motivação e colaboração a equipe se desenvolve com mais desempenho e agilidade, o que facilita o RH decidir a estratégica certa para seguir; e por último o mindset digital, que é utilizado para definir o uso de ferramentas e tecnologias que fazem as empresas tomarem decisões mais rápidas, otimizando o tempo e recursos da empresa, fazendo com que as mesmas saiam da sua zona de conforto e sigam para um RH mais digital.

Com tudo, observou-se como o mundo VUCA está presente nas rotinas das organizações atuais, sendo assim, o artigo mostra a forma ideal para o RH lidar em meio à crise da Pandemia, apresentando estratégias inovadoras para se adaptar e ter uma boa gestão de uma empresa. Uma das medidas atuais que o RH utilizou foi no subsistema de recrutamento e seleção, pois tiveram que se adaptar a uma tecnologia mais virtual, através de entrevistas e dinâmicas de grupo online. Dessa forma, o RH deve implementar as mudanças em prol de uma gestão melhor, em benefícios da empresa e seus colaboradores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (451.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com