TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo QOS no canal de controle do Padrão IEEE802.16 no modo Mesh.

Por:   •  29/3/2016  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo

Tecnologia em Redes de Computadores

Projeto Integrador II – CR43A

Resumo do Artigo I

        Nome: Jackson Douglas da Silva Lopes                                                         RA: 78564

Título do Artigo: QOS no canal de controle do padrão IEEE802.16 no modo Mesh.

http://sbrc2010.inf.ufrgs.br/anais/data/pdf/trilha/st13_02_artigo.pdf

O Padrão 802.16d é chamado de WiMax e contem dois modos de operação, o modo Ponto-Multiponto (PMP) e o modo Mesh. No modo Ponto-Multiponto a comunicação é de um salto somente entre a estação base e cliente. Já no modo Mesh, pode haver múltiplos saltos entre as estações que se comunicam entre si

No modo PMP é definido requisitos de qualidade de serviço. Embora no modo Mesh disponha de menor mecanismos de controle de qualidade é possível explorar os existentes. O escalonamento é um dos mecanismos onde pode ser visado possíveis melhoras. O quadro da camada de enlace do Mesh. É dividido em duas partes: a primeira parte com fatia de tempo de controle e a segunda com a fatia de tempo de dados. Há, portanto, a necessidade de decisão sobre o uso das fatias tempo e dados onde deste trabalho é a utilização deste controle.

O algoritmo proposto no trabalho faz utilização do escalonamento distribuído coordenado usando as mensagens MSH_DSCH. No qual as estações coordenam suas transmissões diretamente entre si sem intervenção da estação base.

No modo Mesh há dois intervalos de tempo importante, o que o nó deve transmitir e o qual o nó deve ficar calado o chamado tempo de Holdoff. Com o conhecimento destes valores de cada vizinho o nó é capaz de construir um mapa da intenção de transmissão de todos os nós vizinhos.

O algoritmo atua em 3 momentos distintos: Primeiro ao se receber mensagens MSH-NCFG (obtida através das mensagens de controle de rede) para calcular o expoente relativo à distância a BS. Segundo ao se receber um pacote para atualizar a maior prioridade e fluxos ativos no momento. E terceiro no momento do envio de mensagem MSH-DSCH; a verificação sobre o expoente a ser divulgado aos vizinhos acontece no momento do envio da mensagem MSHDSCH; o padrão prevê que, neste momento, decide-se quando será o envio da próxima mensagem.

O algoritmo de Ajuste Dinâmico de Expoentes, associando os expoentes de Holdoff à região de re-uso espacial e à prioridade do fluxo, é capaz de diferenciar os fluxos mais importantes da malha.  Pretende-se ser usado este algoritmo no futuro, associando a estratégia ao canal de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com