TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo TIC

Por:   •  28/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Conteúdo

A disciplina de Sistema de Informação visa nos oferecer uma visão dos principais aspectos relacionados ao tratamento das informações pelo sistema computacional.

Podemos definir sistema como um conjunto de componentes e processos executados que transformam entradas em saídas. Ao definir o sistema podemos conceituar sistema da informação como uma sequencia de elementos ou componentes que se inter-relacionam no quais coletam, manipulam, armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem mecanismo de feedback na qual apoiam o controle, tomada de decisão, auxiliam gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar soluções e até a criação de novos produtos.

Todo sistema de informação que se baseiam em computadores se compõe de hardware, software, banco de dados, procedimentos e pessoas.

A Teoria Matemática da Comunicação ou Teoria da Informação se baseia na quantidade de informação existente em um processo comunicacional. Pesquisadores dessa área tentam eliminar eventuais problemas de transmissão em canais físicos, por meio da seleção, escolha e discrição de signos para conseguir veicular mensagens de forma econômica e precisa.

Essa teoria busca aumentar o rendimento informativo das mensagens, sejam pelo recurso as redundâncias, seja pela escolha de um código mais eficiente. Se baseia em princípios matemáticos e estatísticos, ocupando-se dos sinais em si e em um nível puramente sintático desconsiderando a semântica da mensagem.

A codificação reduz a informação a sinais aptos a transmiti-las e quem realização essa transmissão é o emissor. Para ser entendida é preciso decodifica-la e durante esse processo pode ocorrer ruídos.

Todo sistema que tem a capacidade de transmitir informação é um canal de comunicação, e por isso tem em suas extremidades um emissor e na outra um receptor, sendo assim direcional.

Toda informação é composta por dados, que é definido como uma forma abstrata e representativa de fatos ou coisas que compõe nosso mundo. É uma representação através de símbolos, de alguma coisa que é real, mas que pode ser quantificada e qualificada.

Quando um dado pode ser compreendido sendo atribuído significado a ele, o receptor adquiriu uma informação.

A gestão da informação é um processo social e administra os recursos de informação gerados internos ou externo, relevantes a organização. Uma atividade de grande importância da tarefa da gestão da informação é classificar as informações por tipos, sendo: informação sem interesse, informação mínima, informação critica e informação potencial.

O Diagrama de Fluxo de Dados é uma maneira de mapear o fluxo de informações. É uma representação logica dos processos da organização que objetiva descrever por gráficos o que ocorre durante a realização das atividades.

A tecnologia da informação é essencial para que o sistema de informação seja utilizado em todo seu potencial, pois proporciona a integração de tais sistemas e potencializam a aquisição e processamento de dados.

O sistema de informação tem por objetivo auxiliar no processo de tomada de decisão da organização. Cada sistema tem sua classificação de acordo com seu relacionamento com o ambiente em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com