TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Artigo (tic)

Por:   •  2/11/2015  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo dos artigos “A tecnologia nas escolas o papel do gestor nesse processo” e “Atividades realizadas pelo aluno - Uso de computadores e internet”.

        Como acontece a inserção dos recursos da tecnologia digital em espaços escolares? Essa é a principal questão que os artigos abordam. Muitos pesquisadores, tais como Barreto (2006) e Valente (2003) realizaram estudos da valia de tais recursos no ambiente pedagógico. Após uma inserção compulsória, a partir dos anos 2000, Vosgerau (2012) e outros estudiosos concluem que o sucesso de tal inovação escolar decorre da assimilação, acompanhamento e completa apropriação de sua valia pelo docente, além da adequação ao currículo existente. E quando já inseridos nessa nova abordagem pedagógica, a utilização das TICs pelos alunos em sala de aula se dá com muito mais incidência na rede particular, ainda que com restritas utilizações, voltadas em sua maioria para a pesquisa e projetos de trabalho.

        A integração das novas tecnologias digitais nos ambientes pedagógicos depende de um reflexo dentro da própria comunidade escolar, de acordo com Moersch (2002). Cuban (2001) concorda que para que haja sucesso nessa implementação, não somente os docentes, mas como todos os envolvidos em dado contexto escolar devem se apropriar dessa nova abordagem. Aluno, Gestão e comunidade escolar devem juntamente com os recursos tecnológicos e documentos normativos fazer acontecer tal integração. E para Pasinato (2012), embora o processo possa ser iniciado por quaisquer desses agentes, é por meio da equipe gestora que esse início se dá com mais velocidade e qualidade.

        Ainda que muitos gestores, segundo estudo de Moersch (2002), não tenham ciência da relevância da integração tecnológica no contexto escolar, a grande maioria dos pesquisadores, em especial Almeida e Alonso (2007), defendem que o envolvimento da equipe gestora tem grande peso para que esse aprimoramento pedagógico ocorra. Esses atores, inclusive, podem fomentar a formação continuada aos docentes nesse campo, e ainda se apropriar dessas para uma melhoria de sua prática administrativo-pedagógica, segundo Terçariol (2007). Cabe ressaltar o receio da classe gestora a utilização de redes sociais e outros recursos com potencial tão nocivo quanto benéfico. A fim de eliminar tal questão Gosmire e Grady (2007) orientam que haja uma intensa reflexão acerca dessa utilização e até comparação com instituições que já a aderiram. A partir dessas ações o gestor pode se tornar um líder no processo, na instrução desse e no senso de visão de futuro. Aliada à reflexão a pesquisa e o acompanhamento de especialistas são fundamentais para essa consolidação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com