TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SDN - Ramificações de Mercado

Por:   •  26/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

Ramificações de Mercado

Cleidyson Gimenez Vasques

Curso de Tecnologia em Redes de Computadores – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Campo Grande
79070-900 – Cidade Universitária, s/n – Campo Grande – Brasil

cleidyson.vasques@gmail.com

Resumo. Este meta-artigo descreve sobre as perspectivas, desenvolvimento e situação atual sobre ramificações do mercado em Redes Definidas por Softwares, a forma como as tendências, classificação de vendedores, impactos de mercado e consumidores, a redução de custos de implantação, e a importância de origem de startups influenciam esse processo, dentro do mercado particular e corporativo influenciando de uma forma geral, a evidencia de problemas e soluções de consequência para a sociedade, e opiniões e discussões sobre o assunto em argumentação relevante.

1. Introdução

Parece existir um consenso crescente na comunidade de negócios, que SDN é um conceito que veio para ficar, e seu impacto será significativo. Em geral, SDN é uma solução baseada em software, que promove melhorias em aspectos técnicos, onde clientes visualizam equipamentos de rede capazes de reduzir custos, incorporando SDN a alguma forma de tecnologia aliada à oferta de produtos e serviços.

2. Tamanho do Mercado

Demonstra que o impacto líquido de uma mudança para a tecnologia em SDN terá um crescimento que era de menos de U$200 milhões de dólares em 2012, para uma previsão de aumento de mais de 35 bilhões até 2018. Este crescimento será impulsionado por virtualizações em rede, e switches habilitados em SDN.

3. Impactos de Mercado

Com o advento de crescimento em SDN, no início de 2013, a Cisco demitiu 500 funcionários com o intuito de realinhar suas políticas de mercado e reduzir a demanda de criação e manutenção de roteadores e switches de modelos antigos que foram criados.

4. Virtualização de servidores em SDN

Atualmente, a empresa VMware é a líder em virtualização de servidores, extendendo sua atividade após a aquisição da empresa Nicira em 23 de Julho de 2012. Outras empresas que seguem o exemplo são a divisão de servidores da HP, que aparentam realizar um alto investimento tanto em Open SDN, quanto em computação em servidores de storage.

5. Proteção no mercado de compartilhamento

Grandes empresas como Cisco e Juniper precisam andar na linha tênue entre proteger sua cota de mercado, e se alinhar às novas tecnologias de inovação, visto que devido a alta valorização da Nicira pela VMware, isto deixa essas empresas em uma linha defensiva, tanto em termos técnicos quanto em marketing, com recursos financeiros para se certificar de exibir uma resposta competitiva para virtualização de oferta de rede proposta pela VMware. Quando uma empresa “titular” possui uma fatia alta de crescimento, uma resposta defensiva para uma tecnologia nova competente pode ser dada pela compra de uma Startup, e incorporar esse produto em suas soluções. No entanto, se isso não for feito com cuidado, isso pode corroer a cota de mercado de uma empresa, pois a empresa titular deve retratar essa tecnologia como um complemento às suas ofertas existentes. Por outro lado, caso não exista uma resposta para uma atitude de uma empresa concorrente, a empresa corre o risco de reduzir as vendas da linha de produtos tradicionais, enquanto a tecnologia emergente ganha mercado.

6. Impacto em consumidores empresariais

A solução mais comum descrita no contexto SDN é a virtualização de rede, embora que muitas das soluções para virtualização de rede não sejam baseadas em Open SDN, é provável que a maior parte dos orçamentos das empresas-alvo para a tecnologia SDN serão gastos em virtualização de rede. Um desafio é que embora esses mesmos clientes compreendam a computação e virtualização e armazenamento, eles também precisam entender como a virtualização de uma rede será propicia ao seu tipo de serviço.

7. Redução de custo de equipamentos

Na situação de um data center existente, a esperada redução de custos de equipamentos migrando para SDN pode ser enganosa ou pelo menos adiada. Uma solução como o NSX da VMware afirma que a separação do plano de controle pode alcançar a virtualização de rede sem mudar a característica de funcionamento do equipamento de rede. Mesmo que isso seja desejável, no sentido de produzir menos equipamentos nas prateleiras dos centros de dados, essa implantação não faz nada para reduzir o dinheiro a ser gasto no próprio equipamento de comutação (Switch). Sob este cenário, o cliente continua a pagar para que uma camada altamente eficiente seja capaz de atuar em camadas 2 e 3, mas que apenas utilize “switches burros” para fazer esse tipo de serviço, sendo difícil de ver um caminho rápido para reduzir os custos de equipamentos nesse cenário. A longo prazo, como o switch principal torna-se amortizado durante esse processo, existe a oportunidade de substituição da rede principal anterior por uma rede com switches habilitados para Open Flow de baixo custo. Em um mundo SDN puro e perfeito, as “caixas brancas” de switches são apenas periféricos de hardware que funcionam de acordo com a programação recebida pelo controlador SDN. Porém, ninguém com alta experiência operacional em rede iria acreditar que as coisas vão realmente funcionar conforme o script. O cliente ainda vai “querer a garganta para estrangular” quando uma coisa não funcionar, como diz o ditado coloquial.  Esse processo também pode se tornar difícil quando uma rede possui instâncias em switches físicos e virtuais, assim como um controlador, em que todos estejam funcionando em uma estrutura de hardware adquirida por 3 fornecedores diferentes. Por esse motivo, migrações para plataformas e estruturas em SDN são sempre cautelosas, até mesmo comparadas com as antigas migrações para servidores Linux no mundo de servidores durante o início. É notado que muitas vezes essas mudanças costumam ser realizadas por grandes empresas, tais como Google e Yahoo! Isso explica o motivo de capacidade de networking com outras organizações, que possuem estudos em inovações Open Flow, promovido por parceiros, faculdades, e campos de estudo. De qualquer forma, transições para modelos em SDN são revisadas e feitas com cautela, com o intuito de não prejudicar partes críticas em uma estrutura de rede.

8. Migração para computação em rede

Da perspectiva de visão de um usuário final, a computação em nuvem tem crescido em estado mais relevante devido às transições em uma série de elementos relacionados a:

  • Modelos de pagamentos
  • Provedores de acesso a mídia digital e compartilhamento
  • Mercado Online
  • Provedores de rede e telefonia móvel
  • Hospedagem Web

9. Aquisições empresariais

Juniper investiu na aquisição da Contrail; uma tecnologia aplicada a SDN, que ajudou a empresa a investir em um software para virtualização de redes que soluciona problemas específicos em data centers, com uma equipe formada por ex-funcionários do Google, e Aruba, utilizando um software que suporta protocolos BGP, e XMPP além de OpenStack avançado para virtualização de redes. Em relação à OpenStack, esse é um traço comum entre Cisco, VMware, e agora Juniper.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (299.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com