TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMIÓTICA O que é? Para que serve?

Por:   •  7/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 3

SEMIÓTICA

O que é? Para que serve?

Semiótica (do grego semeion, que significa signo), e a ciência dos signos e dos processos significativos na natureza e na cultura. E a ciência que tem por investigação todas as linguagens e processos comunicativos possíveis.

O objetivo da semiótica e de entender e aplicá-la para que se possa ter um olhar mais crítico. E saber a razão das coisas estarem ali, naquele anuncio. É também saber utilizar elementos e signos apropriados para cada tipo de linguagem.

A semiótica e uma das disciplinas que fazem parte da ampla arquitetura que está alicerçada na fenomenologia. Esta fenomenologia investiga os modos como aprendemos qualquer coisa que aparece na nossa mente. A fenomenologia está dividida em três fundações a estética, ética e lógica.

A ética tem a função de nos dizer que ideias guiam nossos sentimentos. A ética tem a função de orientar essas ideias e a lógica estuda os ideais e normas que conduzem o pensamento.

Conceito de signo

O signo é uma coisa que representa uma outra coisa: um objeto que produz um efeito interpretativo. O signo e dividido em três partes fundamentais a primeiridade, secundidade e a terceiridade.

A primeiridade é relativa às propriedades de um fenômeno que podem ser descritas por predicados monádicos observados numa entidade considerada em sim mesma.

A secundidade é a categoria da ocorrência, da existência, em contraposição a primeiridade, que corresponde a categoria do Ser.

A terceiridade corresponde à capacidade que algo tem de interpretar, na medida em que esse algo existe (secundidade) e é (primeiridade).

Para concluir, a primeiridade e a percepção, a secundidade e a representação e a terceiridade e o pensamento complexo, dando todo o ontexto do signo.

Classificação dos signos

A classificação mais conhecida dos signos e dividida em três partes o representamen, o objeto e o interpretante abaixo segue as definições:

O representamen é o sustentáculo de um signo ou aquilo que funciona como signoi, remetendo a algo para um interpretante, uma semelhança. Que remete a um objeto, esse objeto pode ser dinâmico ou imediato. O interpretante e a capacidade de um signo produzir algo numa mente qualquer, ou seja, seu potencial sígnico.

 Fundamentos do signo

Há três propriedades formais que lhe dão capacidade para funcionar como signo: sua mera qualidade, sua existência e seu caráter de lei. Conclui se que o signo pode ser dividido em três parte o Quali-signo, o Sin-signo e o Legi-signo.

O Quali-signo é o aspecto que diz respeito ás suas características que menos particularizam, como as cores.

O Sin-signo é o aspecto do signo que já o particulariza como ocorrência: sua forma e suas dimensões.

O Legi-signo é como as regras, os padrões se manifestam no Representamen: as aplicações de perspectiva, o atendimento as normas.

Objeto

O objeto que dizer a que o signo se refere? A que se aplica? O que ele denota? O que ele representa? Para esses termos temos que observar que o signo tem dois objetos: o objeto dinâmico e o imediato.  Para analisarmos esses objetos devemos desenvolver três espécies de olhares. O ícone, o índice e o símbolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com